Existe um fenômeno (silencioso e perigoso) que é bastante conhecido dos engenheiros civis e arquitetos, o recalque de fundações. O mesmo é inevitável em praticamente todas as construções. Infelizmente, pode afetar demais a estabilidade das edificações. A boa notícia é que há formas de prever ou corrigir o problema, a depender da situação. Continue lendo este artigo do Engenharia 360 para saber mais!
O que é recalque de fundações?
O recalque de fundações acontece quando uma estrutura afunda ou quando há o rebaixamento de solo sob a fundação de uma edificação. Isso se torna um problema de engenharia quando a intensidade ultrapassa os limites previstos no projeto.
O que causa o recalque de fundações?
As causas para o recalque de fundações de estruturas podem ser as mais variadas. A principal delas é a variação volumétrica do solo, que pode ocorrer por pressão. Mas existem outras que podemos listar, por exemplo:
- Sobrecarga da fundação: O acréscimo de pavimentos ou a instalação de equipamentos pesados após a construção da edificação pode sobrecarregar a fundação e causar recalque.
- Extração de água: Retirada excessiva de água dos aquíferos pode causar um rebaixamento do solo.
- Vibrações e movimentações: Atividades como cravação de estacas e trânsito pesado podem causar recalques.
- Problemas de esgoto e drenagem: Vazamentos de água ou esgoto podem erodir o solo, causando afundamentos.
Neste contexto, deixar de realizar um estudo detalhado do solo antes da construção é uma falha gravíssima que os engenheiros podem cometer, sem conseguir determinar a capacidade de suporte do solo e o tipo de fundação mais adequado para a edificação projetada. Outro erro é não dimensionar ou executar de forma equivocada a própria fundação, levando ao recalque.
Veja Também:
Por que os prédios de Santos são tortos?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Exemplos de recalques
Um primeiro exemplo que podemos citar é a Catedral Metropolitana do México, que sofreu recalque devido à excessiva extração de água dos aquíferos da região (7 cm por ano). Entre 1993 e 1998, ela passou por reforma estrutural para correção da inclinação das torres, preservando a integridade da estrutura.
media/Ficheiro:Catedral_de_M%C3%A9xico.jpg
E tem também a Torre de Pisa, na Itália, o caso mais conhecido de recalque. A construção inclinada foi causada por um solo inadequado e um projeto de fundação insuficiente. A torre foi estabilizada por meio de várias técnicas de engenharia ao longo dos anos, incluindo a remoção de solo debaixo das fundações e a adição de contrapesos.
Quais os tipos de recalque de fundações?
Há basicamente dois tipos de recalque de fundações:
Recalque uniforme
Neste caso, todos os pontos da fundação da edificação apresentam o mesmo grau de afundamento. Mas, de modo curioso, o volume se mantém estável (horizontal e vertical), sem sofrer danos - embora possam ocorrer problemas nas ligações com sistemas de água, esgoto e mais ao nível da via pública.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Recalque diferencial
Este recalque é mais problemático, pois ele apresenta diferença de nível entre os pontos da fundação. Pode acontecer com ou sem distorção angular, resultando em esforços estruturais não previstos, comprometendo a estética, danificando sistemas (como tubulações, elevadores e prumos das paredes), ou até à ruína da obra em casos extremos.
Como identificar recalque em fundações?
Um dos principais sinais de recalque de fundação são trincas nas paredes (horizontais, verticais ou em ângulo), aumentando geralmente de tamanho com o tempo. O rebaixamento do piso também é um sinal de recalque. Também portas e janelas emperradas. E, nos casos mais graves, inclinação da edificação.
Como prevenir e corrigir recalque em fundações?
Existem algumas formas de prevenir e corrigir recalque em fundações, incluindo:
- Estudo de solo, incluindo sondagens, projetos técnicos e outros tipos de análises.
- Dimensionamento e execução de fundação por profissionais qualificados.
- Monitoramento contínuo das movimentações da fundação.
- Sistemas de recuperação de estruturas.
- Reforço com estacas como suporte do solo, paralisando a evolução dos recalques.
- Reforço estrutural com chapas de aço, vigas de aço e outras técnicas.
- Injeção de grout (uma mistura de cimento, areia e água) sob a fundação para levantar a estrutura e nivelá-la.
Enfim, o recalque de fundações é um problema sério que pode afetar a segurança de qualquer edificação. Engenheiros e arquitetos devem estar atentos aos sinais de recalque e agir rapidamente para mitigar os danos. Com o uso adequado de técnicas de reforço estrutural e monitoramento contínuo, é possível manter a integridade das edificações e evitar problemas maiores no futuro.
Veja Também:
Fontes: GeoSensori.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.