Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Holandeses instalam túnel sob estrada em um final de semana

por Lucie Ferreira | 09/06/2016
Copiado!

Um túnel de 70 metros e 3.600 toneladas foi instalado durante um final de semana sob uma estrada na Holanda. A estrutura foi construída próxima do local onde seria colocada, na autoestrada A12, no entorno da cidade de Ede. Os profissionais responsáveis por movê-la levaram cerca de 20 horas somente para fazer essa parte do trabalho.
Quem utiliza a estrada em dias úteis pode até ter imaginado que o túnel foi inserido magicamente sob a A12, tamanha a rapidez do trabalho, que geralmente leva semanas para ser finalizado. A estrada, aliás, é uma das principais da Holanda, ligando Haia, a terceira cidade mais populosa do país, à fronteira com a Alemanha. Já o túnel foi projetado com a função de permitir que os animais passassem por baixo da A12.

tunel_1_blog-da-engenharia

(Foto: Express via Twitter)


O intenso horário de trabalho evitou que a obra causasse transtornos para os motoristas, interrompendo o mínimo possível o tráfego de veículos. Além de precisar cumprir o prazo, digamos, apertado, os trabalhadores da construção tiveram que enfrentar chuvas torrenciais e fortes ventos para finalizar a instalação do túnel. 
Para a obra, foram utilizados quatro guindastes, que demoliram a estrada antes da instalação do túnel, pavimentando a nova estrutura antes de concluí-la. A empresa responsável pela construção é a Heijmans, com sede na Holanda e que também opera na Bélgica e na Alemanha.
Confira neste link um gif com uma pequena amostra da intensa mobilização dos trabalhadores para concluir a construção no prazo previsto. Aliás, quanto tempo será que levaria para realizar uma obra semelhante em uma rodovia brasileira?
tunel_3_blog-da-engenharia

A obra pronta, após um final de semana de trabalho intenso (Foto: Express via YouTube)


Fontes: Express, Gizmodo e Heijmans.
 
 

Copiado!

Comentários