Engenharia 360

Brasileiros desenvolvem concreto verde a base de fibras de coco e resíduos de mineração

Engenharia 360
por Redação 360
| 08/03/2024 3 min
Imagem de NipananLifestyle.com em Pexels

Brasileiros desenvolvem concreto verde a base de fibras de coco e resíduos de mineração

por Redação 360 | 08/03/2024
Imagem de NipananLifestyle.com em Pexels
Engenharia 360

A indústria está sempre em busca de alternativas mais sustentáveis para seus materiais. Recentemente, uma equipe de cientistas brasileiros apresentou uma solução inovadora, um concreto verde produzido com fibras de coco e resíduos de mineração da rocha de quartzito, ideal para reforço de blocos. Continue lendo este artigo do Engenharia 360 para compreender quais os benefícios para a construção civil, o meio ambiente e as sociedades!

Conhecendo a equipe de pesquisa

A pesquisa desse novo concreto verde para Engenharia Civil foi desenvolvida pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em colaboração com outras instituições, além do apoio de importantes órgãos de fomento à pesquisa, como CNPq, Capes e Fapemig. E a equipe foi liderada pela doutora Isabelle Cristine de Carvalho Terra, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Biomateriais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Desde o início, o objetivo sempre foi melhorar as propriedades do material para que esse pudesse impactar menos o meio ambiente e a indústria da construção, reduzindo as emissões de CO2. E, no fim, se optou por uma abordagem sustentável, visando benefícios econômicos e sociais significativos para comunidades dependentes especialmente da extração de quartzito. Os resultados da pesquisa foram publicados na Springer Link, em 2023, destacando o potencial da ciência para promover um futuro mais sustentável e próspero.

Brasileiros desenvolvem concreto verde a base de fibras de coco e resíduos de mineração
Imagem de Gammel Pappe em Pexels

Veja Também: Descubra os principais Modelos de Blocos para Construção Civil e a Finalidade de cada um

A nova proposta para produção de blocos de concreto

A equipe da UFLA apresentou à comunidade científica a ideia de utilizar para a produção de blocos de concreto resíduos de mineração, especialmente o subproduto "pó" de quartzito, e fibras de coco. Esses materiais ajudaram a reforçar a massa de concreto, embora não tenham melhorado significativamente a sua resistência. Por outro lado, os blocos moldados com esse composto apresentaram menor densidade, favorecendo a construção de edifícios de estruturas leves.

Brasileiros desenvolvem concreto verde a base de fibras de coco e resíduos de mineração
Imagem de @azerbaijan_stockers em Freepik
concreto verde para blocos de concreto
Imagem de Mikhail Nilov em Pexels

As peças foram submetidas a testes rigorosos, para garantir que atendessem aos padrões estabelecidos pelas normas técnicas brasileiras.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ainda é aguardada uma análise mais detalhada dos materiais e formulação de composições. Porém, por hora, já se sabe que a substituição parcial de areia por pó de quartzito e fibras de coco no concreto verde em resultou em blocos 25% mais resistentes à compressão, duráveis, com porosidade certa para isolamento térmica e menor condutibilidade térmica.

concreto verde para blocos de concreto
Imagem reproduzida de Potal UFLA

Os benefícios do concreto verde brasileiro

O primeiro benefício que podemos citar dessa proposta dos cientistas brasileiros é a promoção da reciclagem de materiais descartados. Além disso, também a ecoeficiência na construção civil, reduzindo a dependência de recursos naturais.

Para as comunidades que sobrevivem de atividades como plantio de coco e mineração (extração de quartzito), a proposta faz gerar mais opções de empregos locais e redução dos desperdícios. É um impulso para a economia e para a promoção da sustentabilidade ambiental dessas regiões, fazendo melhorar a qualidade de vida de todos.

concreto verde para blocos de concreto
Imagem de Oleksandr P em Pexels

Enfim, a pesquisa brasileira representa um marco no desenvolvimento de práticas mais sustentáveis no setor da construção. Ela demonstra o potencial das fibras de coco e dos resíduos de mineração para a produção de concreto verde. O mesmo deve inovar a Engenharia Civil nacional transformando a forma como os materiais são utilizados para erguer edifícios, casas e mais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: Portal do Agronegócio, Portal Sustentabilidade, Hoje Em Dia.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo