A Engenharia Civil ganhou recentemente mais uma alternativa de material: um novo concreto inspirado na estrutura de ossos humanos. O mesmo seria 5,6 vezes mais resistente que o concreto convencional em obras de construção, capaz de suportar maiores cargas e resistir a danos de forma sem precedentes, tudo isso sem a necessidade de aditivos químicos adicionais. Saiba mais sobre essa inovação no artigo a seguir, do Engenharia 360!
Qualidades do concreto inspirado em ossos humanos
Antes de tudo, vale destacar que, para o desenvolvimento do novo material para construção civil, os cientistas se valeram do dos princípios da mecânica da fratura e estatística, de conceitos da arquitetura natural dos ossos humanos para melhora das suas propriedades Assim surgiu um concreto capaz de retardar propagação de rachaduras e evitar falhas catastróficas, oferecendo mais segurança e confiabilidade para as estruturas.
O diferencial desse material é utilizar sua própria estrutura geométrica para aumentar resistência, diminuir peso e reduzir a manutenção e reparos frequentes, imitando a composição dos ossos corticais - da camada densa e externa.
Explicando melhor, dentro das "estruturas" humanas, encontram-se pequenos tubos cilíndricos e elípticos que ajudam a resistir a impactos sem falhas de forma abrupta. Já nos elementos em concreto, ao surgir uma rachadura, um tipo semelhante de tubo agiria como barreira retardando a propagação da fissura e dissipando a energia do impacto.
Aplicações práticas
A introdução desse novo concreto no mercado pode levar à criação de edifícios mais altos e estruturas mais complexas que antes eram consideradas inviáveis devido às limitações dos materiais tradicionais. Além disso, essa inovação pode inspirar novas pesquisas em outros campos da engenharia e arquitetura.
Em princípio, os pesquisadores acreditam que esse concreto inspirado ou "bioinspirado" em ossos humanos pode oferecer diversas aplicações, incluindo pequenas construções, grandes edifícios, pontes até infraestruturas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Geometria avançada do novo concreto
Então, com base no que explicamos no tópico anterior, todo o segredo desse novo concreto está nos tubos internos incorporados à sua estrutura. Eles criam um mecanismo potente de controle gradual de rachaduras, impedindo que elas se espalhem pelos elementos de engenharia de forma descontrolada, sendo "capturadas" pelos tubos e dissipando sua energia adicional. Assim, obtém-se estruturas mais tenazes e duráveis.
Além de sua resistência e durabilidade superiores, o concreto bioinspirado também se destaca por sua sustentabilidade. Com menos necessidade de reparos estruturais, pode-se reduzir o consumo de recursos e materiais ao longo do tempo. Aliás, pelo concreto ser mais leve, a eficiência do processo construtivo é maior. Outra facilidade possível é o uso desse material para impressão 3D na construção, otimizando o tempo de execução das obras de engenharia.
Testes e resultados
A saber, os últimos testes realizados para avaliar as propriedades do novo concreto foram realizados pelos pesquisadores da Universidade de Princeton. Os resultados foram entusiasmantes. De fato, o material apresenta um desempenho superior em condições adversas, com resistência maior à fadiga e à deformação sob carga. Isso pode comprovar que o material atende a rigorosos padrões da indústria da construção civil.
Com o advento deste novo concreto, a Engenharia Civil pode se preparar para uma revolução. A capacidade de criar estruturas mais fortes e duráveis deve abrir novas possibilidades para projetos de engenharia inovadores.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também: Mão biônica inovadora une-se aos ossos e músculos
Fontes: Click Petróleo e Gás, Inovação Tecnológica, Nerdizmo.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.