Engenharia 360

Chegada Triunfante: Conheça o caça F-39 Gripen, a Nova Joia da Força Aérea Brasileira

Engenharia 360
por Redação 360
| 15/12/2023 | Atualizado em 20/12/2023 3 min
Imagem divulgação Portonave via G1

Chegada Triunfante: Conheça o caça F-39 Gripen, a Nova Joia da Força Aérea Brasileira

por Redação 360 | 15/12/2023 | Atualizado em 20/12/2023
Imagem divulgação Portonave via G1
Engenharia 360

No começo de dezembro de 2023, desembarcou em Santa Catarina, mais precisamente no Porto de Navegantes, uma unidade de caça F-39 Gripen. Essa aeronave supersônica faz parte de um programa que prevê a aquisição de vários caças Gripen pela Força Aérea Brasileira (FAB). Este é o começo de um novo capítulo para a aviação militar do nosso país!

O Engenharia 360 gostaria de aproveitar este momento para compartilhar, através deste texto, mais informações sobre do F-39 Gripen, um modelo de engenharia de grande importância para a história da aeronáutica mundial. Continue lendo para saber mais!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

caça F-39 Gripen
Imagem divulgação Portonave via G1

A Chegada do F-39 Gripen ao Brasil

O desembarque da unidade do F-39 Gripen, em Navegantes, foi uma operação incomum e com considerável nível de complexidade. O processo contou com a participação de uma grande equipe de dezenas de profissionais em um esquema de segurança meticuloso que garantiu o içamento e o transporte da aeronave do porto até o aeroporto da cidade. De fato, foi um momento de muita tensão para os trabalhadores, exigindo grande precisão de ações; mas para o público que estava assistindo, foi pura diversão acompanhar toda essa manobra.

As principais características do F-39 Gripen

A aeronave F-39 Gripen, fabricada pela empresa sueca Saab, é considerada pelos especialistas em Engenharia Aeronáutica como sendo uma boa síntese de inovação e eficiência. Com uma envergadura, altura e comprimento impressionantes, atinge velocidades estonteantes de até 2,4 mil km/h, voando a altitudes superiores a 16 mil metros. Conheça outras características do F-39 Gripen a seguir:

  • Envergadura: Cerca de 8,6 metros (28 pés).
  • Altura: Aproximadamente 4,5 metros (15 pés).
  • Comprimento: Em torno de 14,1 metros (46 pés).

*A saber, estas medidas podem ter variações dependendo da configuração específica da aeronave. No caso do modelo adquirido, ele serve para multimissão, ou seja, patrulha (ar-ar), ataque (ar-terra), operações contra alvos marítimos (ar-mar).

  • Altitude máxima: Acima de 16.000 metros
  • Alcance (com armamento externo): Cerca de 1.100 quilômetros
  • Alcance (vazio): Até 4.000 quilômetros
  • Capacidade de voar a até 16.000 metros de altura
  • Suporte para mísseis ar-ar de curto e longo alcance
  • Mísseis ar-superfície e bombas guiadas por laser ou GPS
  • Equipado com radares e sensores avançados
  • Sistema inteligente de detecção de alvos
  • Peso máximo de decolagem para missões de defesa aérea, ataque e reconhecimento: 16,5 toneladas

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Conheça o Maior Edifício Industrial do Mundo, a Fábrica de Aviões Boeing Everett

O Impacto do Programa na Engenharia Aeronáutica Brasileira

Antes de tudo, é importante dizer que este programa atual da FAB vai além da aquisição do F-39 Gripen, prevendo também parcerias para suporte logístico, treinamento e fornecimento de armamentos. Atualmente, o Brasil está trabalhando com a Suécia para desenvolver e integrar esses caças nas nossas forças militares, impulsionando não apenas a capacidade, mas também a expertise em Engenharia Aeronáutica.

Qual é o objetivo? Bem, espera-se substituir gradualmente os modelos mais antigos de aeronaves caça utilizados pela Força Aérea Brasileira. Isso é preciso para que o nosso país tenha em posse aparelhos com tecnologia mais avançada, de mais capacidade multimissão, para elevar seu patamar nesse setor. Com a continuidade do programa, a FAB estará, certamente, mais fortalecida para cumprir seu papel na defesa aérea do Brasil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

caça F-39 Gripen
Imagem divulgação Portonave via G1

Veja Também:


Fontes: G1, Wikipédia.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo