Engenharia 360

Conheça o Maior Edifício Industrial do Mundo, a Fábrica de Aviões Boeing Everett

Engenharia 360
por Redação 360
| 08/11/2023 3 min
Imagem de Jetstar Airways em Flirck – https://www.flickr.com/photos/jetstarairways/9130160595

Conheça o Maior Edifício Industrial do Mundo, a Fábrica de Aviões Boeing Everett

por Redação 360 | 08/11/2023
Imagem de Jetstar Airways em Flirck – https://www.flickr.com/photos/jetstarairways/9130160595
Engenharia 360

Everett é uma cidade localizada no estado de Washington, nos Estados Unidos. É lá onde foi construído o maior edifício industrial do mundo, a fábrica de aviões da Boeing chamada Boeing Everett Factory. Porém, vale destacar que a história da presença da Boeing em Everett remonta a um período que precede a construção da fábrica atual.

Boeing Everett Factory
Imagem de Maurice King via Wikipédia - https://en.wikipedia.org/wiki/Boeing_Everett_Factory#/media/File:Boeing_Everett_Plant.jpg

Nas proximidades desta área, que antes pertencia ao Exército dos Estados Unidos, a empresa já possuía instalações que davam suporte à montagem de produtos utilizados durante a Segunda Guerra Mundial, como B-17. Décadas depois, em 1966, a Boeing adquiriu o terreno e construiu finalmente a Boeing Everett Factory, que foi inaugurada um ano depois, já desafiando os padrões de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Industrial e Engenharia Aeronáutica da época.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Definitivamente, a obra impulsionou a modernização da tecnologia de motores na aviação. Veja mais no texto a seguir, do Engenharia 360!

Boeing Everett Factory
Imagem reproduzida de Medium
Boeing Everett Factory
Imagem reproduzida de Medium

Quanto tempo levou para construir o Boeing Everett Factory?

A construção desse edifício colossal foi mesmo uma grande façanha para a Engenharia. Sua arquitetura é bastante imponente, com enormes vigas de aço. Então, era de se esperar que a construção demorace. Porém, tudo foi erguido em impressionantes 16 meses. Assim surgiu uma das maiores estruturas fabris do mundo, o maior edifício do mundo em termos de volume, com 400.000 metros quadrados de área. Hoje, é parte importante da história da evolução da aviação e da engenharia global.

Boeing Everett Factory
Imagem de Jetstar Airways em Flirck - https://www.flickr.com/photos/jetstarairways/9130160595

Veja Também:

Fim de uma era: Boeing 747 se despede e deixa de ser produzido nos EUA

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Qual a capacidade total de volume do Boeing Everett Factory?

Logo depois da inauguração da Boeing Everett, em 1967, já começaram a chegar os primeiros trabalhadores. Ao longo dos anos, as instalações foram expandidas para a produção de mais e mais aeronaves. Agora, a capacidade total de volume é de 13.385.378 metros cúbicos. São aproximadamente 30 mil pessoas trabalhando no local.

Quais são as aeronaves produzidas na fábrica Boeing Everett Factory?

Inicialmente, a produção da Boeing Everett Factory se concentrava na produção das aeronaves 747. Agora, a fábrica produz várias aeronaves, incluindo ainda o 747, bem como os modelos 767, 777, 787 e o 777X.

Boeing Everett Factory
Imagem reproduzida de Richard Pendavingh via The Unravel - https://theunravel.com.au/boeing-everett-plant

Veja Também: As gigantes da indústria: as maiores fábricas do mundo

Dentro do campus da Boeing Everett Factory, há a zona de fabricação, escritórios administrativos, salas de treinamento, áreas de estacionamento e até uma estação de trem para transporte de peças e materiais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Trabalham nesses setores equipes diversas, como especialistas em montagem, tarefas de certificação, segurança, proteção de aeronaves, entre outras. Além disso, o local conta com serviços como corpo de bombeiros, segurança, cafés, restaurantes, creches, ginásios e até um museu de aviação, centro educacional e visitas guiadas para os visitantes no Future of Flight Aviation Center.

Veja Também:


Fontes: ING Brasil.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo