Engenharia 360

Veja as principais novidades tecnológicas para você dormir melhor

Engenharia 360
por Rafael Panteri
| 26/07/2022 | Atualizado em 27/01/2023 3 min

Se você apresenta dificuldade para pegar no sono ou não consegue descansar durante a noite, essas novidades podem ser a solução

Veja as principais novidades tecnológicas para você dormir melhor

por Rafael Panteri | 26/07/2022 | Atualizado em 27/01/2023

Se você apresenta dificuldade para pegar no sono ou não consegue descansar durante a noite, essas novidades podem ser a solução

Engenharia 360
Dormir bem é a nova fixação das startups e isso ficou bem claro durante a maior feira de tecnologia do mundo. A Consumer Electronics Show (CES) é um evento que reúne as principais empresas e startups do mundo para apresentação de produtos tecnológicos. A edição de 2022 ocorreu em Las Vegas e trouxe lançamentos bem interessantes, principalmente os voltados para qualidade do sono. Veja agora alguns deles:

Monitoramento do Sono

A Startup sul-coreana Asleep desenvolveu uma ferramenta de análise de rastreamento de sono sem contato físico. A tecnologia usa soluções de IoT (Internet of Things – Internet das Coisas) em colaboração com o Seoul National University Bundang Hospital. Seu monitoramento de sono apresenta uma precisão superior do que os relógios inteligentes existentes.

O robô assistente de sono funciona com inteligência artificial (IA) da Asleep. Conhecida como Sleepbot, essa IA realiza o diagnóstico analisando sons e movimentos durante o sono por meio de sinais sem contato. “Através de mais de 30.000 horas de dados clínicos, o Asleep alcançou uma taxa de precisão de cerca de 70%, que é maior que os rivais no exterior, incluindo o Fitbit, mostrando 50-60% de precisão”, explicou Lee Dong – CEO da empresa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

tecnologia para dormir melhor
Imagem: Divulgação Asleep

Fones de ouvido invisível

Muitas pessoas gostam de ouvir músicas e sons para pegar no sono – é possível encontrar no YouTube diversas playlists com os chamados “Sons de Natureza”. Os fones convencionais podem atrapalhar e machucar o ouvido na hora de deitar. Pensando nisso, os novos Noveto 1 oferecem uma solução.

Para entender seu funcionamento é preciso compreender a tecnologia beamforming. Ela diz respeito ao direcionamento de sinal sem utilização de fios e cabos. É a mesma tecnologia largamente utilizada em Wi-Fi, por exemplo.

tecnologia para dormir melhor
Imagem: Divulgação Noveto

O dispositivo conta com um recuro de reconhecimento facial que identifica quando o usuário muda a posição do rosto. Assim, o sinal é enviado direciona o áudio exatamente para os ouvidos, sem emissão de sons por todo o ambiente. Ou seja, só ele pode ouvir o áudio reproduzido no dispositivo.

Exercícios e alongamentos personalizados

A Startup SleepMe desenvolveu um aparelho que é acoplado à cama que conta com um software de inteligência artificial para medição da temperatura corporal durante o sono. Com esses dados, a tecnologia desenvolve um plano de exercícios e alongamento personalizado para cada usuário.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Cama inovadora emite relatórios sobre o sono e faz café


Fontes – oGlobo, SleepMe, ASleep

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Rafael Panteri

Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia. Parte da graduação em Shibaura Institute of Technology - Japão.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo