Engenharia 360

Veja as principais novidades tecnológicas para você dormir melhor

Engenharia 360
por Rafael Panteri
| 26/07/2022 | Atualizado em 14/08/2022 3 min

Se você apresenta dificuldade para pegar no sono ou não consegue descansar durante a noite, essas novidades podem ser a solução

Veja as principais novidades tecnológicas para você dormir melhor

por Rafael Panteri | 26/07/2022 | Atualizado em 14/08/2022

Se você apresenta dificuldade para pegar no sono ou não consegue descansar durante a noite, essas novidades podem ser a solução

Engenharia 360

Dormir bem é a nova fixação das startups e isso ficou bem claro durante a maior feira de tecnologia do mundo. A Consumer Electronics Show (CES) é um evento que reúne as principais empresas e startups do mundo para apresentação de produtos tecnológicos. A edição de 2022 ocorreu em Las Vegas e trouxe lançamentos bem interessantes, principalmente os voltados para qualidade do sono. Veja agora alguns deles:

Monitoramento do Sono

A Startup sul-coreana Asleep desenvolveu uma ferramenta de análise de rastreamento de sono sem contato físico. A tecnologia usa soluções de IoT (Internet of Things – Internet das Coisas) em colaboração com o Seoul National University Bundang Hospital. Seu monitoramento de sono apresenta uma precisão superior do que os relógios inteligentes existentes.

O robô assistente de sono funciona com inteligência artificial (IA) da Asleep. Conhecida como Sleepbot, essa IA realiza o diagnóstico analisando sons e movimentos durante o sono por meio de sinais sem contato. “Através de mais de 30.000 horas de dados clínicos, o Asleep alcançou uma taxa de precisão de cerca de 70%, que é maior que os rivais no exterior, incluindo o Fitbit, mostrando 50-60% de precisão”, explicou Lee Dong – CEO da empresa.

tecnologia para dormir melhor
Imagem: Divulgação Asleep

Fones de ouvido invisível

Muitas pessoas gostam de ouvir músicas e sons para pegar no sono – é possível encontrar no YouTube diversas playlists com os chamados “Sons de Natureza”. Os fones convencionais podem atrapalhar e machucar o ouvido na hora de deitar. Pensando nisso, os novos Noveto 1 oferecem uma solução.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Para entender seu funcionamento é preciso compreender a tecnologia beamforming. Ela diz respeito ao direcionamento de sinal sem utilização de fios e cabos. É a mesma tecnologia largamente utilizada em Wi-Fi, por exemplo.

tecnologia para dormir melhor
Imagem: Divulgação Noveto

O dispositivo conta com um recuro de reconhecimento facial que identifica quando o usuário muda a posição do rosto. Assim, o sinal é enviado direciona o áudio exatamente para os ouvidos, sem emissão de sons por todo o ambiente. Ou seja, só ele pode ouvir o áudio reproduzido no dispositivo.

Exercícios e alongamentos personalizados

A Startup SleepMe desenvolveu um aparelho que é acoplado à cama que conta com um software de inteligência artificial para medição da temperatura corporal durante o sono. Com esses dados, a tecnologia desenvolve um plano de exercícios e alongamento personalizado para cada usuário.

Veja Também: Cama inovadora emite relatórios sobre o sono e faz café


Fontes – oGlobo, SleepMe, ASleep

Engenharia 360

Rafael Panteri

Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia. Parte da graduação em Shibaura Institute of Technology - Japão.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo