Engenharia 360

Confira todas as principais novidades compartilhadas nas feiras Interplast e Gramado Summit 2022

Engenharia 360
por Redação 360
| 12/04/2022 4 min

Confira todas as principais novidades compartilhadas nas feiras Interplast e Gramado Summit 2022

por Redação 360 | 12/04/2022
Engenharia 360

Recentemente, falamos de algumas feiras incríveis que aconteceram no Brasil. Dando sequência nas nossas publicações, agora é a vez de falar da Interplast e Gramado Summit edição 2022. Ambas trouxeram grandes novidades para o setor das engenharias. Fizemos um resumo delas. Quer conferir? Então, continue lendo este texto especial Engenharia 360!

Interplat 2022

A Interplat é a Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico, um evento para reunir toda a cadeia de produção de artigos plásticos. Neste ano, ela aconteceu entre os dias 5 e 8 de abril, na Expoville, em Joinville, Santa Catarina. Na ocasião, foram apresentadas novas leis de incentivo à inovação, programas de capacitação de mão de obra, além das últimas novidades sobre materiais, maquinário, logística e infraestrutura – sobretudo o que a cidade de Joinville oferece hoje. Foram 400 expositores e marcas ocupando uma área de 22 mil m² e aproveitando diversos conteúdos gratuitos voltados para os profissionais do setor.

A saber, mais de 1 milhão de toneladas de plástico são processadas no estado atualmente, principalmente por grandes empresas de atuação nacional e internacional voltadas à fabricação de peças técnicas, embalagens para alimentos e medicamentos, artigos de esporte, produtos para a construção civil, autopeças, peças de eletrônicos, eletrodomésticos, utilitários domésticos e produtos descartáveis.

Interplast
Imagem reproduzida de Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Interplast
Imagem reproduzida de CanalSC

As 3 principais novidades apresentadas na feira

  1. A empresa do grupo Grapho, parceira Autodesk no Brasil e 3D Taurus, apresentou na Interplat uma solução baseada na impressão 3D para aplicação em áreas como manutenção industrial, processos de fundição e prototipagem – que têm tudo a ver com novos segmentos da economia e a Indústria 4.0. Seriam novos modelos e volumes de impressão específicos para atender algumas lacunas do mercado.
  2. Outro destaque da feira foi a máquina francesa de corte e gravação industrial LS100, da Gravotech. Ela é pequena, mas apresenta uma grande capacidade de produção e tecnologia de ponta, com software exclusivo que ajuda a criar e editar textos, logotipos, imagens vetoriais, fontes em todos os idiomas e mais para gravação customizada em matrizes.
  3. Por fim, a tecnologia da Termotécnica, em parceria com a Unigel, de equipamentos de reciclagem de plásticos e produtos fabricados com matérias-primas resultantes de reciclagem do material. A ideia é criar uma economia circular sustentável em nosso país, baseada na coleta das embalagens pós-consumo, sua reciclagem e consolidação em novos produtos. Por exemplo, peças técnicas de eletrodomésticos em novos componentes duráveis para serem incorporadas a novos produtos.

Gramado Summit 2022

A Gramado Summit é uma feira de empreendedorismo. Neste ano – a 5ª e maior edição do evento, com o slogan “Festival do Futuro” -, ela aconteceu entre os dias 6 e 8 de abril, no Serra Park, em Gramado, no Rio Grande do Sul. Na ocasião, 150 palestrantes e 200 expositores de 300 empresas e startups puderam mostrar a mais de 6 mil pessoas as mais relevantes ideias “fora da caixa” para lançamentos corporativos e de lazer – que provavelmente devem mudar a realidade de todos em breve. Eis alguns temas abordados nas palestras, que ocorreram simultaneamente em quatro palcos distintos:

  • tecnologia e inovação,
  • comunicação, marketing e vendas,
  • finanças, investimentos e cases de empreendedorismo,
  • mercado do entretenimento e influenciadores digitais,
  • hyperlooptt e seus impactos,
  • o mundo virtual e as consequências na vida real
  • o futuro do metaverso,
  • últimas transformações culturais e a inovação aberta,
  • e a chegada da TV 3.0.

“Pensar na evolução da TV é algo que me instiga e que vem me acompanhando durante a minha carreira. Assim que a gente colocou no ar a TV digital, a gente já começou a pensar no que vem depois e, nesse momento, a gente construiu essa visão da TV 3.0. É a TV do futuro. É um ambiente integrado, que funde e que mescla as várias formas da gente consumir conteúdos. Ela consegue ser personalizada sem perder essa capacidade de gerar conversa e falar com todos.” – Ana Eliza, apresentadora do evento e executiva na área de estratégia e tecnologia da Rede Globo, em reportagem de Jornal Zero Hora.

Gramado Summit
Imagem reproduzida de DIVIA Marketing Digital
Gramado Summit
Imagem reproduzida de GZH

Veja Também:

Feiras de Tecnologia: Feicon e Rio Boat Show 2022 movimentam o mês no Brasil

Indústria Moveleira: feiras Fimma e Movelsul 2022 trazem novidades para o setor


Fontes: Governo de Santa Catarina, InforChannel, SEGS, ND Mais, Paraná Shop, Jornal ZH, G1, Independente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo