Engenharia 360

5 novas tecnologias disruptivas que prometem mudar o mundo em 2024

Engenharia 360
por Redação 360
| 12/01/2024 4 min
Imagem reproduzida de Mudatudo

5 novas tecnologias disruptivas que prometem mudar o mundo em 2024

por Redação 360 | 12/01/2024
Imagem reproduzida de Mudatudo
Engenharia 360

O ano de 2024 promete ser um ano de grandes avanços tecnológicos, sobretudo para as engenharias. Diversos projetos, sobretudo para novas soluções disruptivas, com grande potencial de revolucionar o mundo, devem moldar nossa vida nos próximos meses e anos. Inclusive, o Engenharia 360 selecionou cinco tecnologias programadas para serem lançadas ainda neste ano. Confira detalhes a seguir!

1. Tecnologias de Baterias Flexíveis

Especialistas em engenharia garantem que uma das tecnologias mais promissoras para 2024 é a de energia moldada pela flexibilidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Estamos falando das baterias flexíveis, que teriam capacidade de dobrar e flexionar sua estrutura, uma solução que faria toda a diferença em dispositivos de menor estrutura. A ideia é que elas possam ser adaptadas a diversas situações, cujo formato maleável possa otimizar espaços pequenos e não convencionais dentro de aparelhos que usamos em nosso cotidiano. Por exemplo, tecnologia vestível e eletrônicos compactos.

novas tecnologias disruptivas
Imagem reprodução Yonggang Huang, Northwestern University, via TechTudo

2. Inteligência Artificial Generativa

Agora vamos falar de uma tecnologia que pode revolucionar o local de trabalho não só de engenheiros como de muitos outros profissionais. Estamos falando da Inteligência Artificial Generativa. Sem dúvidas, ela já é o maior destaque de 2024, inclusive sendo tema de muitos projetos apresentados na última edição da CES, a maior feita de tecnologia do mundo.

A Inteligência Artificial Generativa é uma subárea da IA que se concentra na criação de novos dados, desde textos a vídeos, e que está prestes a se tornar mais acessível para todos. Novamente citamos os especialistas de mercado, que garantem que este ano iremos testemunhar grandes avanços em diversos segmentos por conta justamente da IA. Inclusive, uma revolução nos locais de trabalho, com o surgimento de novas vagas de trabalho, até mesmo nas indústrias.

novas tecnologias disruptivas
Imagem de vecstock
em Freepik

Serão valorizados profissionais que saibam trabalhar com Processamento de Linguagem Natural (PLN), subconjunto da IA generativa. Essa tecnologia tem grande potencial de lidar com dados não estruturados, proporcionando oportunidades para equipes de sucesso do cliente e marketing obterem insights valiosos e tomarem decisões informadas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

3. Combustível de Aviação Sustentável

Assim como outros setores do mercado de engenharia, a aviação também promete ser mais sustentável em 2024. Ela está trabalhando para desenvolver e utilizar mais combustíveis de aviação sustentáveis (SAF), como até mesmo óleo de cozinha e materiais vegetais, alternativa ao combustível convencional, produzida a partir de recursos renováveis e com muito menos emissões de CO2. Traduzindo, a aviação passaria a depender bem menos de petróleo bruto.

novas tecnologias disruptivas
Imagem reproduzida e EPBR

4. Metaverso para a saúde

O metaverso é uma tecnologia que trabalha com Realidade Virtual (RV) imersiva. Ela não é uma novidade mais, claro. Porém, em 2024, a engenharia deve trabalhar para disponibilizá-la mais como um braço auxiliar para o campo da medicina. Uma hipótese é focar nas sessões terapêuticas para promoção da saúde mental, como o tratamento de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), ansiedade e fobias. Nesse caso, o metaverso funcionaria como um ambiente seguro e controlado para os pacientes. Já os profissionais explorariam esse ciberespaço para simular cenários para o tratamento dessas pessoas.

novas tecnologias disruptivas
Imagem de rawpixel.com em Freepik

5. Inteligência Artificial para a saúde

Para concluir, voltamos para a Inteligência Artificial. Não dissemos antes que a IA iria revolucionar o ano de 2024? Pois bem, de acordo com algumas previsões, a tecnologia também pode transformar o setor da saúde, sendo usada como ferramenta auxiliar para diagnóstico eficaz, possibilitando a medicina personalizada e acelerando a descoberta de medicamentos. A expectativa é que isso também possa levar a uma redução dos cursos de saúde e também à redefinição da forma como vivemos, trabalhamos e cuidamos de nossa saúde.

novas tecnologias disruptivas
Imagem de DCStudio
em Freepik

Observação: Alguns especialistas questionam, porém, a questão ética no uso da IA na saúde, considerando que poderia levar ao comprometimento de privacidade e preconceitos algorítmicos, demandando regulamentação rigorosa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: Meu Valor Digital, Pensar Cursos, Poder 360, Meu Valor Digital.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo