Engenharia 360

Nova York: prefeitura pretende transformar ilha em laboratório de estudos climáticos [mas a decisão é questionada]

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 13/08/2021 | Atualizado em 03/05/2024 4 min
Imagem extraída de Exame

Nova York: prefeitura pretende transformar ilha em laboratório de estudos climáticos [mas a decisão é questionada]

por Simone Tagliani | 13/08/2021 | Atualizado em 03/05/2024
Imagem extraída de Exame

Às vezes, por trás de discursos "verdes" estão escondidas intenções nada ecofriends, não concorda? Leia este texto e reflita sobre o caso!

Engenharia 360

Às vezes, por trás de discursos "verdes" estão escondidas intenções nada ecofriends, não concorda? Leia este texto e reflita sobre o caso!

Todos conhecem ou já ouviram falar de Manhattan, o mais antigo e mais densamente povoado dos cinco burgos que formam a cidade de Nova York. Pois, justamente um de seus últimos pedaços de terra não construída está prestes a sofrer uma grande transformação! Será que isso é uma coisa boa? Bem, pode ser que sim, já que a prefeitura do município pensa em transformar uma ilha em laboratório vivo para adaptação aos efeitos das mudanças climáticas. Saiba mais sobre isso no texto a seguir!

Nova York
Imagem extraída de Thomson Reuters Foundation News

A Ilha do Governador de Nova York

Governors Island ou Ilha do Governador é uma pequena ilha de 172 acres próximo ao sul de Manhattan - na verdade, a apenas 8 minutos de balsa do grande burgo. Informação irrelevante: seu formato lembra muito um sorvete! E mais, ao longo da história, ela foi:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • um posto da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais,
  • uma prisão da Guerra Civil para soldados confederados,
  • um centro de comando da guarda costeira,
  • e até mesmo um local de encontro entre o presidente Ronald Reagan e o líder soviético Mikhail Gorbachev no final da Guerra Fria.

Por fim, Nova York pensa em transformar rezonear essa ilha para uso comercial e educacional.

Nova York
Imagem extraída de Curbed

Veja Também: Fundação de Nova York: a história dos 23 brasileiros que participaram da sua fundação

Qual o objetivo da iniciativa?

O que Nova York realmente quer é mostrar para o mundo que, de fato, tem uma postura ativa no enfrentamento da crise climática mundial. Mostrar que consegue lidar bem com desastres naturais, que tendem a ser mais frequentes em razão do aquecimento global. Meio controverso este pensamento? Sim, é claro. Mas vamos deixar esta discussão de lado, certo?

A própria Ilha do Governador fica em um ponto de Nova York vulnerável às enchentes e tempestades, e o aumento do nível do mar pode deixá-la inabitável futuramente. E justamente por isso é que se cogitou usar ela como local de instalação do Center for Climate Solutions - com áreas de pesquisa, inovação, testes, desenvolvimento, educação e engajamento público. Ou seja, a ilha será uma espécie de chamariz ou vitrine para o projeto com pegada sustentável.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

"Mesmo que as emissões de carbono caiam a zero amanhã, nós todos teremos de enfrentar os impactos da crise climática, e as comunidades precisam estar preparadas." - Clare Newman, líder do Trust for Governors Island, em reportagem de Bloomberg. 

Nova York
Imagem extraída de Curbed
Nova York
Imagem extraída de Exame

Como será a interferência na paisagem?

A parte sul da Ilha do Governador de Nova York tem uma área de 1280 km². É nesta parte da ilha que acontecerá toda a interferência urbana e arquitetônica sobre a paisagem. Nos últimos anos, a prefeitura já utilizou a área da antiga base militar abandonada em um refúgio urbano, com a construção de um amplo parque - The Hills - com vista privilegiada de Manhattan e da Estátua da Liberdade.

Dentro desta área de parque foram restauradas diversas construções históricas. Além disso, foram erguidas instalações educacionais e comerciais. Hoje, o cenário é realmente muito bonito, considerado um mundo à parte de uma das maiores cidades do planeta, zona de artes, entretenimento e cultura. E, em breve, ainda haverá mais novidades na ilha. Digamos que ela será um "grande centro de pesquisa sobre adaptações climáticas, comércio, debates e política".

Nova York
Imagem extraída de Exame
Nova York
Imagem extraída de The New York Times

Impasses para o projeto

Todas essas novas intenções para a Ilha do Governador de Nova York foram anunciadas no fim de 2020 pela prefeitura da cidade e o Trust for Governors Island (organização sem fins lucrativos responsável pelas operações na ilha). Contudo, na prática, quase nada saiu do papel. E por quê? É que faltam parceiros para bancar o projeto.

Claro que também tem a questão imobiliária, não vamos mentir. O plano anterior desagrada porque não dá liberdade de "desenvolvimento". Alguns nova-iorquinos mais conscientes de plantão já se manifestaram contra, questionando que o discurso verde da proposta é apenas uma desculpa para o avanço imobiliário na região. Inclusive, em 2002 já havia rumores de que a Universidade de NY instalaria um campus na ilha. Depois, em 2008, se cogitou tornar o local a sede de um instituto público ligado à sua fundação privada. Então, onde foi parar aquela "postura ativa no enfrentamento da crise climática mundial"? Realmente, não se sabe!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Nova York
Imagem extraída de Alicia Glen em Twitter

O fato é que a competição global entre universidades, instituições de pesquisa e ONGs está aberta! Para participar, é preciso apresentar como seria uma instalação científica de alto nível, que desenvolva soluções ambientais urbanas de modo a preparar as comunidades para as alterações do clima. Isso inclui programas de treinamento para o crescimento de empregos verdes em Nova York e ideias para ações educacionais, geração de empregos e mais.


Fontes: Revista Exame, Capital Reset, Sustentablecarbon.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo