Engenharia 360

Laptop de MDF: será mesmo possível uma tecnologia ecológica assim? [Confira!]

Engenharia 360
por Redação 360
| 13/08/2021 | Atualizado em 17/01/2023 3 min
Imagem extraída de GreenMe Brasil

Laptop de MDF: será mesmo possível uma tecnologia ecológica assim? [Confira!]

por Redação 360 | 13/08/2021 | Atualizado em 17/01/2023
Imagem extraída de GreenMe Brasil

Imagina utilizar um laptop de madeira para estudar. Por que será que alguém pensaria em algo assim? Descubra a origem dessa inspiração neste texto!

Engenharia 360

Imagina utilizar um laptop de madeira para estudar. Por que será que alguém pensaria em algo assim? Descubra a origem dessa inspiração neste texto!

Em 2015, um grupo de empresários peruanos criou a empresa chamada Wawa Laptop, com o objetivo de levar recursos tecnológicos para crianças e escolas de diversas regiões dos Andes e da Amazônia peruana e conectá-las com o que acontece no mundo. Inclusive o nome Wawa pode ser traduzido, no idioma quíchua, para “criança”.

laptop
Imagem reproduzida de El Comércio (Perú)

O início de uma boa ideia

A CEO da WAWA Laptop, Alejandra Carrasco observou, durante as viagens que sua família fazia às zonas rurais do Peru, que muitas crianças não tinham acesso à tecnologia. E, pensando nisso, ela se reuniu com outros profissionais para tentar mudar tal realidade e dar uma nova oportunidade para aquela gente. Foi aí que veio a ideia de criar um laptop ecológico!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

laptop
Imagem extraída de Ruptly
laptop
Imagem extraída de RPP

O desenvolvimento do protótipo

O primeiro protótipo do laptop de Alejandra foi construído com placas SBC - Single Board Computer. E, depois, em 2015, seu grupo lançou o primeiro desktop de baixo custo. Porém, o resultado ainda não estava tão satisfatório.

Na etapa seguinte, o protótipo foi levado para algumas regiões dos Andes e da Amazônia. Só que ainda não parecia suficiente! O grupo de estudos sentiu ser necessário, então, fazer um laptop melhorado! O resultado: uma máquina de 10,1 polegadas, feita de MDF composto de madeira reciclada e peças removíveis.

laptop
Imagem extraída de FayerWayer

Detalhes de programação

O software desenvolvido pela WAWA Laptop é baseado no sistema operacional Linux, garantindo mais liberdade de criação e desenvolvimento dos operadores. E o laptop pode ser carregado por energia solar, possibilitando o uso em regiões que não contam com redes de energia elétrica.

A empresa ainda afirma que a durabilidade do aparelho é de até 15 anos. Além disso, considerando a qualidade que oferece, é um produto de baixo custo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

laptop
Imagem reproduzida de VIX
laptop
Imagem extraída de Detalhe Solução

O usuário, se quiser, pode trocar as peças do laptop por outras mais modernas assim que sentir necessidade ou vontade, pois o equipamento é adaptável. A ideia da WAWA Laptop era mesmo que estas atualizações tenham baixo custo e evitem o desperdício de equipamentos tecnológicos, bem como a retirada de minérios, já tão escassos no planeta. 

Em 2020, esse laptop ecológico estava sendo comercializado por 799 soles peruanos, cerca de R$ 1.022,00 na cotação atual. Então, acessível ou não? O que você acha?

Se quiser saber mais sobre o trabalho da WAWA Laptop e seu laptop ecológico, recomendamos que assista aos vídeos a seguir:

Veja Também: [4 dicas sobre] O que saber antes de comprar laptops para jogos?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Razões para Acreditar, Casa Abril, Revista Prosa e Verso, Grupo Quality Ambiental.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo