Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Laptop de MDF: será mesmo possível uma tecnologia ecológica assim? [Confira!]

por Redação 360 | 13/08/2021

Imagina utilizar um laptop de madeira para estudar. Por que será que alguém pensaria em algo assim? Descubra a origem dessa inspiração neste texto!

Em 2015, um grupo de empresários peruanos criou a empresa chamada Wawa Laptop, com o objetivo de levar recursos tecnológicos para crianças e escolas de diversas regiões dos Andes e da Amazônia peruana e conectá-las com o que acontece no mundo. Inclusive o nome Wawa pode ser traduzido, no idioma quíchua, para “criança”.

laptop
Imagem reproduzida de El Comércio (Perú)

O início de uma boa ideia

A CEO da WAWA Laptop, Alejandra Carrasco observou, durante as viagens que sua família fazia às zonas rurais do Peru, que muitas crianças não tinham acesso à tecnologia. E, pensando nisso, ela se reuniu com outros profissionais para tentar mudar tal realidade e dar uma nova oportunidade para aquela gente. Foi aí que veio a ideia de criar um laptop ecológico!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

laptop
Imagem extraída de Ruptly
laptop
Imagem extraída de RPP

O desenvolvimento do protótipo

O primeiro protótipo do laptop de Alejandra foi construído com placas SBC – Single Board Computer. E, depois, em 2015, seu grupo lançou o primeiro desktop de baixo custo. Porém, o resultado ainda não estava tão satisfatório.

Na etapa seguinte, o protótipo foi levado para algumas regiões dos Andes e da Amazônia. Só que ainda não parecia suficiente! O grupo de estudos sentiu ser necessário, então, fazer um laptop melhorado! O resultado: uma máquina de 10,1 polegadas, feita de MDF composto de madeira reciclada e peças removíveis.

laptop
Imagem extraída de FayerWayer

Detalhes de programação

O software desenvolvido pela WAWA Laptop é baseado no sistema operacional Linux, garantindo mais liberdade de criação e desenvolvimento dos operadores. E o laptop pode ser carregado por energia solar, possibilitando o uso em regiões que não contam com redes de energia elétrica.

A empresa ainda afirma que a durabilidade do aparelho é de até 15 anos. Além disso, considerando a qualidade que oferece, é um produto de baixo custo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

laptop
Imagem reproduzida de VIX
laptop
Imagem extraída de Detalhe Solução

O usuário, se quiser, pode trocar as peças do laptop por outras mais modernas assim que sentir necessidade ou vontade, pois o equipamento é adaptável. A ideia da WAWA Laptop era mesmo que estas atualizações tenham baixo custo e evitem o desperdício de equipamentos tecnológicos, bem como a retirada de minérios, já tão escassos no planeta. 

Em 2020, esse laptop ecológico estava sendo comercializado por 799 soles peruanos, cerca de R$ 1.022,00 na cotação atual. Então, acessível ou não? O que você acha?

Se quiser saber mais sobre o trabalho da WAWA Laptop e seu laptop ecológico, recomendamos que assista aos vídeos a seguir:

Veja Também: [4 dicas sobre] O que saber antes de comprar laptops para jogos?


Fontes: Razões para Acreditar, Casa Abril, Revista Prosa e Verso, Grupo Quality Ambiental.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.