Engenharia 360

Ciência revela: temos uma "Super Terra" na vizinhança solar

Engenharia 360
por Redação 360
| 15/09/2022 | Atualizado em 16/09/2022 2 min

Ciência revela: temos uma "Super Terra" na vizinhança solar

por Redação 360 | 15/09/2022 | Atualizado em 16/09/2022
Engenharia 360

Os últimos meses e anos têm sido muito importantes para a Ciência. Sem dúvidas, estamos dando grandes passos em direção ao desconhecido. Mais uma vez pudemos sonhar com a volta do homem à Lua, com o avanço da missão Artemis. Também estamos olhando para além dos nossos limites, buscando entender o surgimento do Sistema Solar, com os dados captados pelos telescópios Hubbe e James Webb. Fora o avanço de muitas outras pesquisas, que nos revelaram, recentemente, a existência de um exoplaneta TOI-1452 b formado por oceanos.

Agora, a mais nova revelação da Ciência é uma possível “Super Terra” e que, de acordo com a sua posição no sistema estelar em que se encontra, também poderia ser habitada. Será que esse seria o nosso espelho? Confira no texto a seguir!

exoplanetas - NASA | ciência
Imagem reproduzida de BIT magazine

O anúncio da Ciência

A NASA e a Universidade de Liège, na Bélgica, por meio dos telescópios Search for habitable Planets EClipsing ULtra-cOOl Stars (SPECULLOS), instalados no Chile e no arquipélago de Tenerife, na Espanha, conseguiram identificar dois novos planetas. Ambos estariam orbitando a a estrela anã LP890-9, a cem anos-luz da Terra. E teriam, de um modo geral, características bem semelhantes. Por exemplo, condições propícias ao desenvolvimento de vida – pelo menos a vida como a conhecemos -, e até mesmo água em sua superfície.

Atenção! Quando falamos que um planeta “tem condições para vida”, estamos nos referindo a ele receber luz solar em níveis favoráveis.

exoplanetas - NASA
Imagem reproduzida de Pplware – SAPO

Conhecendo o planeta SPECULOOS-2c

Sim, são dois planetas descobertos. Contudo, um deles não revelou grandes surpresas para os pesquisadores; já o segundo, no entanto, sim. Seria o LP 890-9c ou SPECULOOS-2c, a possível “Super Terra”! Eis as suas principais características:

  • está há uma distância cerca de 10 vezes menor que a de Mercúrio ao redor do nosso Sol;
  • tem uma órbita de 8,5 dias ao redor da sua estrela, estando dentro de uma zona habitável;
  • devido à sua órbita, deve receber uma quantidade de radiação solar muito parecida com a da Terra;
  • e, novamente citando, pode haver água em sua superfície, desde que tenha uma atmosfera suficiente para isso – algo que os cientistas ainda pesquisam.
exoplanetas - NASA
Imagem reproduzida de RO SCIENCE

Por tudo isso, sim, o LP 890-9c é um dos candidatos mais fortes da nossa vizinhança espacial a apresentar condições de vida semelhantes às da Terra, mesmo estando em torno de uma estrela menor e mais fria que o Sol. Agora é esperar pelas próximas descobertas da Astrofísica!


Fontes: Revista Exame.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo