Engenharia 360

Ciência revela: temos uma "Super Terra" na vizinhança solar

Engenharia 360
por Redação 360
| 15/09/2022 | Atualizado em 27/01/2023 3 min
Imagem reproduzida de phys.org

Ciência revela: temos uma "Super Terra" na vizinhança solar

por Redação 360 | 15/09/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Imagem reproduzida de phys.org
Engenharia 360

Os últimos meses e anos têm sido muito importantes para a Ciência. Sem dúvidas, estamos dando grandes passos em direção ao desconhecido. Mais uma vez pudemos sonhar com a volta do homem à Lua, com o avanço da missão Artemis. Também estamos olhando para além dos nossos limites, buscando entender o surgimento do Sistema Solar, com os dados captados pelos telescópios Hubbe e James Webb. Fora o avanço de muitas outras pesquisas, que nos revelaram, recentemente, a existência de um exoplaneta TOI-1452 b formado por oceanos.

Agora, a mais nova revelação da Ciência é uma possível "Super Terra" e que, de acordo com a sua posição no sistema estelar em que se encontra, também poderia ser habitada. Será que esse seria o nosso espelho? Confira no texto a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

exoplanetas - NASA | ciência
Imagem reproduzida de BIT magazine

O anúncio da Ciência

A NASA e a Universidade de Liège, na Bélgica, por meio dos telescópios Search for habitable Planets EClipsing ULtra-cOOl Stars (SPECULLOS), instalados no Chile e no arquipélago de Tenerife, na Espanha, conseguiram identificar dois novos planetas. Ambos estariam orbitando a a estrela anã LP890-9, a cem anos-luz da Terra. E teriam, de um modo geral, características bem semelhantes. Por exemplo, condições propícias ao desenvolvimento de vida - pelo menos a vida como a conhecemos -, e até mesmo água em sua superfície.

Atenção! Quando falamos que um planeta "tem condições para vida", estamos nos referindo a ele receber luz solar em níveis favoráveis.

exoplanetas - NASA
Imagem reproduzida de Pplware - SAPO

Conhecendo o planeta SPECULOOS-2c

Sim, são dois planetas descobertos. Contudo, um deles não revelou grandes surpresas para os pesquisadores; já o segundo, no entanto, sim. Seria o LP 890-9c ou SPECULOOS-2c, a possível "Super Terra"! Eis as suas principais características:

  • está há uma distância cerca de 10 vezes menor que a de Mercúrio ao redor do nosso Sol;
  • tem uma órbita de 8,5 dias ao redor da sua estrela, estando dentro de uma zona habitável;
  • devido à sua órbita, deve receber uma quantidade de radiação solar muito parecida com a da Terra;
  • e, novamente citando, pode haver água em sua superfície, desde que tenha uma atmosfera suficiente para isso - algo que os cientistas ainda pesquisam.
exoplanetas - NASA
Imagem reproduzida de RO SCIENCE

Por tudo isso, sim, o LP 890-9c é um dos candidatos mais fortes da nossa vizinhança espacial a apresentar condições de vida semelhantes às da Terra, mesmo estando em torno de uma estrela menor e mais fria que o Sol. Agora é esperar pelas próximas descobertas da Astrofísica!


Fontes: Revista Exame.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo