Engenharia 360

Qual a configuração ideal para um notebook para engenheiros? | 360 Explica

Engenharia 360
por Redação 360
| 05/09/2018 | Atualizado em 03/05/2024 4 min

Qual a configuração ideal para um notebook para engenheiros? | 360 Explica

por Redação 360 | 05/09/2018 | Atualizado em 03/05/2024

Qual o melhor notebook para engenheiros? Apesar da questão parecer simples, existem alguns critérios técnicos que devem ser levados em consideração.

Engenharia 360

Qual o melhor notebook para engenheiros? Apesar da questão parecer simples, existem alguns critérios técnicos que devem ser levados em consideração.

Você já deve ter se perguntado: qual o melhor notebook para engenheiros? Apesar da questão parecer simples existem alguns critérios técnicos a serem analisados para se ter uma resposta mais precisa.

Imagem: Unsplash.com / notebook para engenheiros

Os critérios de maior importância são os softwares que serão usados durante a elaboração de seus projetos. Cada um dos softwares de engenharia possui um requisito mínimo de configuração para você conseguir utilizá-lo sem problemas. Contudo, todos esses programas de computador também possuem uma lista de hardware recomendado para você poder usufruir ao máximo suas qualidades.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Nesse sentido, esse artigo visa esclarecer quais as configurações mínimas, bem como as recomendadas para um engenheiro exercer suas funções na frente da tela de um notebook.

Requisitos dos softwares de notebook para engenheiros

Com certeza o Autocad é um dos softwares que deve figurar no topo da lista dos mais utilizados por engenheiros.

Na sua última versão o fabricante do programa sugere que o mínimo de configuração para seu uso seja 8GB de memória RAM e 1GB de placa de vídeo dedicada. Entretanto, recomenda-se que você tenha 16GB de RAM e 4GB de placa de vídeo dedicada.

A Autodesk sugere que o mínimo de processador deva ser 2.5GHz de frequência de trabalho, entretanto recomenda que você opte pelos processadores de 3GHz ou mais. Mas você não precisa se preocupar tanto com tal questão, explico melhor na seção que falo sobre os processadores.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O seu software irmão Autocad Civil 3D também possui os mesmos requisitos mínimos e recomendados que a versão com menor foco em infraestrutura.

O Revit, também da Autodesk, apresenta requisitos inferiores aos já necessários pelos outros dois softwares da empresa. Então se você possui um notebook que rode bem o Autocad também rodará bem o Revit.

Outro player do mercado de engenharia é o Sketchup. Suas necessidades de hardware são um pouco menores que a do software da Autodesk. O mínimo necessário são: 4GB de RAM, 512MB de vídeo dedicado.

Contudo, a configuração recomendada são 8GB de RAM e 1GB de placa de vídeo dedicada. Para o processador, o recomendado são 2GHz, mesmo critério usado pela empresa mais tradicional ao indicar sua necessidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas como achar o processador ideal?

Em relação ao processador os fabricantes balizam sua necessidade em GHz de velocidade, contudo tal solicitação não é mais tão adequada quanto já foi. Haja vista o uso de processadores atuais que além de apresentarem múltiplos núcleos de processamento possuem tecnologia, oferecem velocidade de processamento superior em frequências menores.

Imagem: Unsplash.com / notebook para engenheiros

Em relação à performance por GHz podemos comparar 2 processadores o i3-3220 de 3.3GHz e o i3-8300T de 3.2GHZ. Os dois processadores avaliados por um software de benchmark chamado PassMark apresentam respectivamente 4234 pontos de desempenho contra 7809 pontos de desempenho. Nesse caso, claramente vemos um processador que opera em maior frequência apresentar quase a metade da performance apresentada por um de menor frequência de operação.

Como regra de ouro podemos, na atual conjuntura, assumir que se você estará bem servido com um processador i5 de sexta-geração ou superior. Note que já estamos na oitava geração de processadores i3, i5 e i7 da Intel.

A AMD apesar de ser uma notória fabricante de processadores, possui baixíssimo market share, em especial no Brasil. Por esse motivo preferimos focar na informação para ajudar a maioria dos nossos leitores.

Então qual é a configuração ideal para um engenheiro?

Vou resumir aqui as duas possibilidades: a mínima e a ideal. Na configuração mínima busque por um notebook com: processador Intel Core i5 de sexta geração, 8GB de RAM e placa de vídeo dedicada.

Imagem: Unsplash.com / notebook para engenheiros

Como configuração ideal procure por um notebook com processador Intel Core i7 (de preferência oitava geração), com 16GB de memória RAM, placa de vídeo dedicada e se possível um HD com tecnologia SSD. Para exemplificar modelos de notebooks que se enquadram desde a configuração mínima até a recomendada veja essa comparação.

Como achar as opções de notebook com as configurações indicadas?

São mais de mil opções de notebooks do mercado e identificar qual a melhor opção conforme seu orçamento pode ser uma tarefa árdua.

Uma das formas mais produtivas de encontrar um laptop com a configuração adequada é utilizar a função de busca encontrado em sites especializados sobre notebooks ou comparadores de preço. Nesses sites é possível buscar, filtrar e por fim comparar notebooks no intuito de eleger aquele que oferece maior desempenho no orçamento pretendido. Alguns desses sites podem até abstrair as características de hardware estabelecendo uma nota de performance para cada notebook, o que acelera e facilita a tomada de decisão pelo notebook ideal.

Leia também: Qual o computador ideal para a Engenharia?

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo