Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Qual a configuração ideal para um notebook para engenheiros?

Engenharia 360

05/09/2018

POR Eduardo Slabocicor Cavalcanti 05/09/2018

  • comprar notebook
  • editor de fotos
  • Notebook engenharia
  • Notebook para engenharia
  • notebook para engenheiros
  • placa de video para notebook

Você já deve ter se perguntado: qual o melhor notebook para engenheiros? Apesar da questão parecer simples existem alguns critérios técnicos a serem analisados para se ter uma resposta mais precisa.

Imagem: Unsplash.com / notebook para engenheiros

Os critérios de maior importância são os softwares que serão usados durante a elaboração de seus projetos. Cada um dos softwares de engenharia possui um requisito mínimo de configuração para que você consiga utiliza-lo sem problemas. Contudo, todos esses programas de computador também possuem uma lista de hardware recomendado para que você possa usufruir ao máximo suas qualidades.

Nesse sentido esse artigo visa esclarecer quais as configurações mínimas, bem como as recomendadas para um engenheiro exercer suas funções na frente da tela de um notebook.

Requisitos dos softwares de notebook para engenheiros

Com certeza o Autocad é um dos softwares que deve figurar no topo da lista dos mais utilizados por engenheiros.

Na sua última versão o fabricante do programa sugere que o mínimo de configuração para seu uso seja 8GB de memória RAM e 1GB de placa de vídeo dedicada. Entretanto recomenda que você tenha 16GB de RAM e 4GB de placa de vídeo dedicada.

A Autodesk sugere que o mínimo de processador deva ser 2.5GHz de frequência de trabalho entretanto recomenda que você opte pelos processadores de 3GHz ou mais. Mas você não precisa se preocupar tanto com tal questão, explico melhor na seção que falo sobre os processadores.

O seu software irmão Autocad Civil 3D também possui os mesmos requisitos mínimos e recomendados que a versão com menor foco em infraestrutura.

O Revit, também da Autodesk, apresenta requisitos inferiores aos já necessários pelos outros dois softwares da empresa. Então se você possui um notebook que rode bem o Autocad também rodará bem o Revit.

Outro player do mercado de engenharia é o Sketchup. Suas necessidades de hardware são um pouco menores que a do software da Autodesk. O mínimo necessário são: 4GB de RAM, 512MB de vídeo dedicado.

Contudo, a configuração recomendada são 8GB de RAM e 1GB de placa de vídeo dedicada. Para o processador, o recomendado são 2GHz, mesmo critério usado pela empresa mais tradicional ao indicar sua necessidade.

Mas como achar o processador ideal?

Em relação ao processador os fabricantes balizam sua necessidade em GHz de velocidade, contudo tal solicitação não é mais tão adequada quanto já foi. Haja vista o uso de processadores atuais que além de apresentarem múltiplos núcleos de processamento possuem tecnologia, oferecem velocidade de processamento superior em frequências menores.

Imagem: Unsplash.com / notebook para engenheiros

Em relação a performance por GHz podemos comparar 2 processadores o i3-3220 de 3.3GHz e o i3-8300T de 3.2GHZ. Os dois processadores avaliados por um software de benchmark chamado PassMark apresentam respectivamente 4234 pontos de desempenho contra 7809 pontos de desempenho. Nesse caso claramente vemos um processador que opera em maior frequência apresentar quase a metade da performance apresentada por um de menor frequência de operação.

Como regra de ouro podemos, na atual conjuntura, assumir que se você estará bem servido com um processador i5 de sexta-geração ou superior. Note que já estamos na oitava geração de processadores i3, i5 e i7 da Intel.

A AMD apesar de ser uma notória fabricante de processadores, possui baixíssimo market share, em especial no Brasil. Por esse motivo preferimos focar na informação para ajudar a maioria de nossos leitores.

Então qual é a configuração ideal para um engenheiro?

Vou resumir aqui as duas possibilidades: a mínima e a ideal. Na configuração mínima busque por um notebook com: processador Intel Core i5 de sexta geração, 8GB de RAM e placa de vídeo dedicada.

Imagem: Unsplash.com / notebook para engenheiros

Como configuração ideal procure por um notebook com processador Intel Core i7 (de preferência oitava geração), com 16GB de memória RAM, placa de vídeo dedicada e se possível um HD com tecnologia SSD. Para exemplificar modelos de notebooks que se enquadram desde a configuração mínima até a recomendada veja essa comparação.

Como achar as opções de notebook com as configurações indicadas?

São mais de mil opções de notebooks do mercado e identificar qual a melhor opção conforme seu orçamento pode ser uma tarefa árdua.

Uma das formas mais produtivas de encontrar um laptop com a configuração adequada é utilizar a função de busca encontrado em sites especializados sobre notebooks ou comparadores de preço. Nesses sites é possível buscar, filtrar e por fim comparar notebooks no intuito de eleger aquele que ofereça maior desempenho dentro do orçamento pretendido. Alguns desses sites podem até abstrair as características de hardware estabelecendo uma nota de performance para cada notebook, o que acelera e facilita a tomada de decisão pelo notebook ideal.

comprar notebook
editor de fotos
Notebook engenharia
Notebook para engenharia
notebook para engenheiros
placa de video para notebook

Eduardo Slabocicor Cavalcanti

Escreve para a internet desde 2008 e tem paixão por consumir informação e descobrir coisas. Adora gatos, inovação e é curitibana – fala “duas vinas”, mas dá “bom dia” no elevador.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

20 Resultados
6 motivos para você conhecer o SOLIDWORKS World 2019
6 coisas que estudantes de engenharia podem fazer para aproveitar as férias
Lista de aplicativos para engenharia de Dezembro! Confira!
Telescópio com espelho de 39 metros de diâmetro está em construção no Chile
10 árvores de Natal feitas (certamente) por engenheiros(as)
7 filmes (não natalinos) para ver na Netflix no final de ano
7 coisas que engenheiros/estudantes de engenharia passam no Natal em família
O projeto de Pontes em Concreto
HP50G x TI NSpire - Quais as principais diferenças dessas duas calculadoras para engenharia?
BDE Explica: O que é cota de arrasamento?
Bioengenharia: conheça o rim artificial que promete substituir a hemodiálise
Startup fundada por brasileiro cria nanosatélite que promete soluções para a agricultura
Terminei a faculdade, e agora?
BDE Review: Scanner Portátil EPSON ES-300W para engenheiros
Como a Samsung DeX e o Galaxy S9 mudaram completamente o dia a dia de um engenheiro
Brasil perde R$56 bilhões por ano por falta de investimento em saneamento
Testamos o novo Motorola One. Confira nossa opinião!
Aplicativos para Engenharia: Confira nossa lista de Novembro!
Testamos a nova e incrível Xiaomi Mi Band 3, a pulseira inteligente chinesa
Descubra como usar a HP para o cálculo de vigas com o VigaG
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

20 Resultados
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Escolha a engenharia do seu interesse