Engenharia 360

Robô Optimus da Tesla fala, brinca e até serve bebidas

Engenharia 360
por Redação 360
| 11/10/2024 3 min
Imagem de Tesla Optimus reproduzida de India Today

Robô Optimus da Tesla fala, brinca e até serve bebidas

por Redação 360 | 11/10/2024
Imagem de Tesla Optimus reproduzida de India Today
Engenharia 360

Quem acompanha o Engenharia 360 já conhece o robô Optimus desde 2021, quando noticiamos o 'AI Day' da Tesla. Na época, o foco do projeto era criar um companheiro para os humanos capaz de executar tarefas perigosas ou repetitivas. Desde então, houve um progresso significativo, culminando na apresentação do modelo Gen 2 em dezembro de 2023.

Agora, nesta semana, durante o evento 'We, Robot', Elon Musk contou sobre as novas capacidades da máquina, destacando que agora ela pode não apenas realizar tarefas cotidianas, mas também interagir com os humanos de maneira bem mais natural. De fato, a evolução dessa tecnologia é surpreendente. Confira detalhes no artigo a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O relançamento do robô Optimus

No 'We, Robot', Musk divagou sobre como é difícil para um robô aprender a ser um ser humano - aliás, será que isso é possível? Esta declaração levantou questionamentos sobre a natureza da humanidade e a real capacidade dos robôs, sobretudo de interagir emocional e socialmente. Para convencer os espectadores, o empresário fez várias demonstrações ao vivo sobre as novas habilidades do Optimus.

Parece até ficção científica, mas esse robô da Tesla já consegue conservar (realizando perguntas), servir bebidas, brincar de 'pedra-papel-tesoura', fazer dancinhas e muito mais.

Quer dizer que as tecnologias estão evoluindo muito mais do que pensávamos, nos aproximando rapidamente do que antes parecia inatingível. Basta saber se nós, humanos, conseguiremos coexistir com esses super robôs humanoides de maneira harmônica.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A competição entre humanos e robôs

Mesmo que assustador, é impressionante ver como os novos robôs são habilidosos; destaque para a sua capacidade de interação com os humanos. Especialmente o Optimus é p robô mais avançado lançado nos últimos tempos. Segundo a Tesla, ele está recebendo aprendizado de máquina para saber como os humanos se comportam; dados e algoritmos estão sendo usados para melhorar seu sistema. Mas isso tem levantado questionamentos quanto a questões de privacidade e coleta de dados.

Outra coisa que preocupa as pessoas é o impacto dos robôs humanoides no mercado de trabalho, substituindo humanos em seus empregos em várias indústrias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Elon Musk vem afirmando em entrevistas que essa será uma competição saudável. Sua previsão é de que, em meio à nova dimensão na interação humano-máquina, haverá um equilíbrio entre eficiência robótica e sensibilidade humana. E que, finalmente, por meio desse movimento tecnológico, veremos em breve a abertura de oportunidades para humanos em novas funções, como de supervisão e manutenção dessas máquinas.

Mas realmente é preciso ter cautela! O uso de dados para aprimorar essa interação, semelhante ao que modelos de IA como ChatGPT fazem, é uma fronteira que ainda precisamos explorar com cuidado. Pense bem! Os novos robôs podem caminhar rápido e com maior agilidade. Eles vêm com sensores táteis para manipular objetos com precisão. Para completar, uma super capacidade de entender e participar de conversas humanas. O que mais está por vir?

O futuro da robótica e da Tesla

A Tesla deve continuar nos próximos anos trabalhando no aprimoramento do Optimus, lançando atualizações regulares para melhorar sua capacidade. Musk diz acreditar que, num futuro não muito distante, todos os bilhões de habitantes da Terra desejarão ter uma unidade desse "amigo" para si - será mesmo? Ele prevê que o dispositivo será acessível ao público em geral, o que poderia acelerar a adoção da tecnologia em lares e empresas.

Optimus
Imagem de Tesla Optimus reproduzida de India Today

É inegável que estamos caminhando para uma integração cada vez maior desses robôs em nosso cotidiano, desde a ajuda em tarefas domésticas até aplicações na educação, medicina e muito mais. Nesse contexto, é importante que continuemos a discutir as implicações sociais e éticas que essa tecnologia traz. Qual é a sua opinião sobre o assunto? Compartilhe suas ideias na aba de comentários logo abaixo!

Veja Também: Tesla Optimus Vs. Robô Humanoide GR-1: Uma Avaliação


Fontes: India Today.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo