Engenharia 360

Tesla lança a Robovan, uma van autônoma para até 20 passageiros ou cargas

Engenharia 360
por Redação 360
| 11/10/2024 4 min
Imagem divulgação Tesla reproduzida de electrek

Tesla lança a Robovan, uma van autônoma para até 20 passageiros ou cargas

por Redação 360 | 11/10/2024
Imagem divulgação Tesla reproduzida de electrek
Engenharia 360

A empresa Tesla, do famoso empresário Elon Musk, revelou nesta semana, no evento 'We, Robot', o design de um novo veículo autônomo e elétrico que promete revolucionar as cidades: o Robovan. O mesmo foi projetado para acomodar até 20 passageiros ou ser utilizado para transportar cargas, ampliando as possibilidades na mobilidade urbana. Saiba mais no artigo a seguir, do Engenharia 360!

Robovan
Imagem divulgação Tesla reproduzida de electrek

A revelação do Robovan

O evento 'We, Robot' aconteceu nos estúdios da Warner Bros. na Califórnia. Na ocasião, Elon Musk fez um verdadeiro show, com direito a demonstrações ao vivo, apresentando as últimas inovações da Tesla - e não só para robôs (a exemplo do Optimus) como também para veículos autônomos. A grande estrela foi o Robotaxi, de dois lugares. Mas a revelação do Robovan também surpreendeu os espectadores, que ficaram bastante admirados com seu design e funcionalidades.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Vale destacar que o projeto do Robovan prevê uma capacidade de transporte de 20 passageiros. Porém, o modelo apresentado mostrou apenas 14 assentos.

Robovan
Imagem reproduzida de MOTORTREND

As características técnicas do Robovan

O design do Robovan é bastante moderno, com estética futurista e linhas arrojadas, com direito a janelas escuras e iluminação de LED ao longo das laterais - parece um meio-termo entre ônibus e carros de ficção científica. Suas portas são deslizantes. Dentro, o espaço interno é amplo, oferecendo conforto e acessibilidade. E quanto ao comando, a autonomia é total; não há volante ou pedais, o que representa uma mudança radical na forma como pensamos sobre transporte.

Vale destacar que a Tesla não poupou tecnologias para a criação do Robovan; a engenharia desse veículo é de ponta. Infelizmente, não se tem, por hora, informações detalhadas sobre seu sistema de propulsão. Alguns especialistas na área especulam que haja, provavelmente, uma combinação de câmeras e software avançado de navegação. Outros levantam questionamentos sobre a dependência de um único tipo de sensor e a capacidade do modelo de lidar com diferentes condições de tráfego e clima.

Robovan
Imagem divulgação Tesla reproduzida de electrek

O impacto do Robovan no transporte sustentável

Em princípio, o design do Robovan foi pensado para servir de ônibus escolar ou transporte de eventos, transporte entre terminais e estacionamentos, e até veículo de entregas. Mas as possibilidades são infinitas! Isso porque o espaço interno é super adaptável, permitindo customizações de configuração de assentos para atender diferentes necessidades.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Agora, a grande promessa da Tesla é mesmo usar o Robovan para ajudar a reduzir o custo nos transportes. Segundo Musk, esse veículo poderia custar cerca de 5 a 10 centavos por milha. Tal diminuição poderia ser bastante atrativa para rotas que exigem coletas frequentes ou que não têm demanda suficiente para ônibus tradicionais. E sendo este modelo elétrico e autônomo, poderia contribuir significativamente para a redução das emissões de carbono nas cidades - sem contar a redução nos congestionamentos e melhora da qualidade do ar.

Enfim, a engenharia do Robovan pode contribuir para que tenhamos um futuro mais limpo e sustentável!

Robovan
Imagem divulgação Tesla reproduzida de electrek
Robovan
Imagem divulgação Tesla reproduzida de electrek
Robovan
Imagem divulgação Tesla reproduzida de electrek

O futuro da mobilidade com a Tesla

A Tesla ainda não definiu a data oficial de lançamento do Robovan no mercado. Antes disso, a empresa precisa resolver algumas questões quanto ao uso de câmeras, sensores e Inteligência Artificial (IA) nos seus veículos autônomos. Mas parece que estamos diante de uma verdadeira revolução no transporte urbano e mobilidade em massa - o que deve influenciar indústrias e planejamentos urbanos.

Hoje, além da Tesla, Waymo, Zoox e Cruise estão desenvolvendo suas próprias soluções de transporte autônomo. No entanto, a empresa de Musk tem uma vantagem significativa devido à sua base de clientes estabelecida e à infraestrutura de carregamento já em funcionamento.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Elon Musk revela planos para o Robotáxi Tesla


Fontes: electrek, Folha Vitoria.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo