Sabe-se que a Microsoft é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Atualmente, ela está direcionando seus esforços a adaptar seus projetos explorando os limites das novas tecnologias, pensando nas necessidades mais urgentes que guiarão nosso futuro. Inclusive, vem abraçando de forma decisiva, por exemplo, a Inteligência Artificial em suas iniciativas mais recentes. E isso poderá mudar, em breve, o panorama do mercado, impactando como vivemos. Veja dois exemplos a seguir, neste texto do Engenharia 360!
O projeto de Inteligência Artificial da Microsoft contra o câncer
Recentemente, a empresa anunciou sua parceria com a empresa de tecnologia de saúde Paige. A ideia é unir suas equipes para desenvolver um projeto especial, se valendo de IA, para o diagnóstico de câncer com base de imagens. Aliás, estima-se que este seja o maior projeto do mundo neste segmento.
Nesse cenário, será treinado um modelo de IA com bilhões de imagens para que um sistema possa, de forma independente, identificar câncer de mama, cólon e próstata. Tal método, de análise digital, substituiria a análise tradicional realizada por patologistas que usam microscópios, diminuindo as chances de erros.
A boa notícia é que a Paige já receber aprovação, lá nos Estados Unidos, da FDA (U.S. Food and Drug Administration) para desenvolver esse projeto - cujo sistema é chamado de FullFocus. O desafio maior é conseguir, agora, realizar o maior armazenamento de dados possível. Vale dizer que uma única lâmina de microscopia pode ocupar mais de um gigabyte de espaço. É aí que entra a Microsoft, que deve oferecer uma infraestrutura de supercomputação e armazenamento em nuvem para desenvolver este modelo de IA.
Veja Também:
IA e Robótica para Todos: Como a Engenharia Melhora a Vida das Pessoas com Deficiência
LEIA MAIS
O projeto de mochila com Inteligência Artificial da Microsoft
Outro projeto da empresa envolvendo IA - já provada patente nos Estados Unidos - é um protótipo de mochila inteligente. O que ela tem de diferente? Bem, a mesma será equipada com diversas tecnologias desenvolvidas pela empresa, como câmeras, microfones, alto-falantes e processador. Além disso, apresentará conexão com a Internet e espaço de armazenamento.
Resumindo, será como um assitente virtual vestível. O mesmo poderá identificar objetos perdidos no ambiente usando sensores; acessar a nuvem para colher dados, processar informações enviadas pelos usuários e executar tarefas, como adicionar lembretes no calendário e verificar preços de itens ao redor do usuários. Infelizmente, a Microsoft não divulgou ainda informações sobre a fabricação da mochila ou uma data de lançamento prevista até o momento, embora afirme que será logo.
Nota: Joe Biden assinou o primeiro decreto nos EUA para regular a inteligência artificial. O texto impõe diretrizes de segurança e testes obrigatórios para desenvolvedores, a criação de selos para identificar conteúdo gerado por IA e insta a legislação para proteger dados. Além disso, orienta o uso ético da IA no setor militar, explora os impactos no mercado de trabalho e promove parcerias internacionais visando a segurança e confiabilidade da tecnologia. Essas medidas refletem a crescente preocupação global com os desafios da inteligência artificial.
Então, ficou animado com essas duas novidades da Microsoft envolvendo Inteligência Artificial? Escreva nos comentários!
Veja Também:
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.