A consulta pública para o projeto 02:123.05-001, que diz respeito à parede de concreto moldado in loco com formas removíveis para a construção de edificações, será encerrada na próxima segunda-feira, dia 6. Este projeto foi desenvolvido pela Comissão de Estudo de Parede de Concreto (CE-02:123.05) do Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-02).
Rubens Monge, representante da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), destaca que o objetivo da norma é simplificar a adoção dessa tecnologia. Segundo Monge, "Com a norma, as empresas construtoras não precisam realizar numerosos testes a cada utilização desse sistema. Utilizamos os procedimentos já empregados, porém com critérios mais rigorosos para assegurar maior eficácia do sistema."
Parede de concreto com base na norma
A norma é aplicável apenas às paredes sujeitas a carga axial, com ou sem flexão, que são concretadas com todos os elementos destinados à construção final, incluindo detalhes da fachada (como frisos e rebaixos), armaduras distribuídas e localizadas, instalações embutidas (elétricas e hidráulicas) e também considera as lajes que se integram ao sistema, proporcionando uma estrutura monolítica (funcionamento de placa e membrana).
As diretrizes da norma abrangem desde os requisitos gerais para a qualidade da parede de concreto até as propriedades dos materiais, análise estrutural e procedimentos para a fabricação da parede.
Para contribuir com sugestões para as emendas, os interessados devem acessar o site da ABNT, onde podem visualizar e imprimir o conteúdo relacionado ao projeto. Isso requer a criação de um "ABNT Passaporte". Após a criação do Passaporte, o projeto pode ser encontrado na área do Comitê Brasileiro da Construção Civil (CB-02), onde os interessados podem examinar as emendas propostas e votar nelas clicando nas lupas. O prazo para participação encerrará na próxima segunda-feira.
Veja Também:
LEIA MAIS
Fontes: Usimak.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.