Desde o começo de outubro de 2023, temos vivido o temor de um grande conflito no Oriente Médio por conta da escalada da guerra entre Israel e Hamas, na Faixa de Gaza. Inclusive, nesse período, uma das cidades mais afetadas foi Tel Aviv, no litoral central de Israel, uma região de grande importância econômica e política para o país. Mais ao norte fica Haifa, onde está localizado o maior hospital subterrâneo do mundo. Confira mais informações a seguir, neste texto do Engenharia 360!
Veja Também: Engenharia Biomédica: A Convergência da Engenharia e Medicina numa Profissão
Conhecendo o maior hospital subterrâneo do mundo
O maior hospital subterrâneo do mundo fica, então, em Israel. O nome dele é Hospital de Emergência Subterrâneo Fortificado Sammy Ofer, e está localizado no Campus Rambam Health Care. Sua engenharia foi planejada para receber vítimas de guerra. Inclusive, tal estrutura já foi bastante usada em outros momentos de tensão.
A estrutura foi importante durante a pandemia do covid-19, tratando principalmente militares. E foi infelizmente reativada agora com esses conflitos de 2023, num consenso entre as Forças Armadas e o Ministério da Saúde de Israel, chegando a atender feridos do ataque de 7 de outubro, realizado pelo grupo Hamas, na fronteira com Gaza - aproximadamente de 70 a 80 quilômetros.
A arquitetura desse hospital segue um modelo tipo bunker, possuindo 3 andares subterrâneos, originalmente destinados a estacionamento, totalizando 60 mil metros quadrados. Suas alas são muito bem planejadas, conforme a necessidade de atendimento médico esperado em tempos de conflito. O andar superior é usado para recepção e triagem de pacientes. Já os dois inferiores são destinados à internação. No local, pode-se receber 8 mil pessoas, incluindo pacientes, equipes médicas, funcionários administrativos e familiares.
Observação: Em Israel, há outros três hospitais subterrâneos, um na capital Tel Aviv, um em Petah Tikva, distrito central, e outro em Jerusalém.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Detalhes de engenharia desse hospital de Tel Aviv
O maior hospital subterrâneo do mundo, em Haifa, tem uma engenharia muito bem elaborada, sendo à prova de ataques com armas químicas e biológicas, foguetes e mísseis, funcionando possivelmente de forma independente em termos de fornecimento de eletricidade, água e oxigênio. Estima-se que possa operar de forma autossuficiente por até 35 dias.
Infelizmente, podemos ver a construção de mais modelos de estruturas como essa ao redor do mundo. Isso porque muitos outros conflitos vêm surgindo, com o aumento das tensões globais - a exemplo da Guerra da Ucrânia, iniciada em 2022. Queremos estar errados, mas se os combates aumentarem, sobretudo com a entrada do grupo Hezbollah no conflito, o Hospital de Emergência Subterrâneo Fortificado Sammy Ofer será fundamental para garantir o tratamento de pacientes feridos do lado de Israel.
Veja Também:
Imagens: reprodução de Diário do Poder, Chabad.org, O Globo, Defesa Aérea Naval.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.