Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

New York City: 10 locais para visitar na cidade que encanta engenheiros e arquitetos

por Júlia Sott | 05/03/2020
Copiado!

Para quem é apaixonado em engenharia e arquitetura, New York City (NYC) é um colírio para os olhos, especialmente a ilha de Manhattan, um dos bairros da cidade. Na ilha se encontra uma enorme quantidade de arranha-céus, parques, monumentos, museus, muitos estilos diferentes de arquitetura e diversas pontes. Listamos 10 coisas que você não pode deixar de visitar quando for a NYC!

1 – Central Park

Nada mais óbvio para começar essa lista como o famoso e grandioso Central Park! Ele contém 340 hectares, 3,41 Km², 4 Km de comprimento e 0,8 Km de largura. Tudo isso no meio da selva de pedras, no coração da cidade. É uma atração muito popular entre os moradores e turistas pelo seu silêncio e descanso que ele oferece em meio da loucura de NY. A vista aérea do parque é uma imagem sensacional, e se você estiver no interior dele ou caminhando no entorno, consegue ter ótimas perspectivas para admirar os prédios da cidade.

nyc-central-park
Imagem: ny.curbed.com
nyc-vista-central-park
Vista dos edifícios a partir do Central Park (Imagem: @juliawsott)

2 – Empire State Building

O Empire State Building é um ícone da cidade e da skyline de Manhattan. Quando inaugurado em 1931, ganhou o posto de maior prédio do mundo, com 102 andares e 443 metros de altura. Manteve esse posto durante quase 40 anos até a construção das Torres Gêmeas. A execução desse edifício foi tida como uma maravilha do mundo moderno por ter sido grandiosa e extremamente rápida: apenas 13 meses, o que foi considerado um marco na engenharia e tecnologia da época.

É possível visitar o Empire State Building para conhecer seu interior e ter uma visão 360° incrível da cidade nos seus 86° e 102° andares. No interior do edifício também se encontra uma exposição muito legal, que traz fotos e vídeos da época da construção, muitas informações e curiosidades sobre o edifício e diversas etapas dos projetos originais.  

nyc-empire-state-building
Imagem: timeout.com
nyc-empire-state-vista-ruas
Vista das ruas de NYC (Imagem: @juliawsott)

3 – Bryant Park

Pertinho do Empire State Building, se encontra o Bryant Park, um destino maravilhoso para moradores e visitantes. Conhecido como a Praça da Cidade de Manhattan, o parque é famoso por seus jardins exuberantes, atividades gratuitas e refeições ao ar livre. Localizado ao lado da Biblioteca Pública de Nova York e cercado por arranha-céus icônicos, o Bryant Park é visitado por mais de 12 milhões de pessoas a cada ano e é um dos espaços públicos mais movimentados do mundo!

nyc-bryant-park
Imagem: bryantpark.org

4 – Flatiron Building

Conheci esse prédio através do arquiteto Ted Mosby na série How I Met Your Mother! Quem aí também lembra? O Flatiron Building, originalmente Fuller Building, foi um dos primeiros arranha-céus construídos em NYC, e tem esse nome por ter a forma semelhante a um ferro de passar roupas. Foi projetado nessa forma triangular para aproveitar as pequenas dimensões da extremidade do terreno. Está localizado entre a Fifth Avenue, a Broadway e a 23rd Street. Possui 87 metros de altura e 22 andares. Quando inaugurado em 1902, foi um dos prédios mais altos do mundo. O bairro em torno do edifício foi chamado de Distrito Flatiron (Flatiron District) após a sua construção. Foi designado em 1979 como um edifício do Registro Nacional de Lugares Históricos, bem como em 1989, um Marco Histórico Nacional. É realmente muito bonito!

nyc-flatiron-building
Flatiron building (Imagem: @juliawsott)

5 – Rockfeller Center

O Rockfeller Center é um complexo de 19 edifícios comerciais localizado no centro de Midtown Manhattan. O complexo ocupa uma área de 89.000 m² e atualmente é uma das principais atrações turísticas de NYC. No inverno, a praça principal é decorada com uma árvore de natal enorme e também possui uma grande pista de patinação. Ali também está presente a sede da NBC onde é gravado o famoso programa Saturday Night Live.

Uma das melhores vistas da cidade se encontra ali, no observatório chamado “Top of the Rock”. Se liga nessa belezura!

nyc-top-of-the-rock
Imagem: rockfellercenter.com

6 – Brooklyn Bridge

A Brooklyn Bridge, que interliga a ilha de Manhattan com o Brooklyn, é considerada uma das mais antigas pontes de suspensão dos Estados Unidos. Ela se situa sobre o rio East e contém uma extensão de 1.834 metros. Ao ser finalizada em 1883, era a maior ponte de suspensão do mundo, e a primeira a utilizar-se de cabos. Foi a primeira ponte de aço suspensa do mundo e suas imensas torres de suporte já foram as estruturas mais altas de toda a cidade de New York.

Uma maneira de visitar a ponte é cruzar ela a pé, onde se consegue ter uma vista maravilhosa de Manhattan e seus arranha-céus!

nyc-brooklyn-bridge
Fonte: USA today

7 – High Line Park

O High Line é um parque na parte oeste de Manhattan, construído através de um projeto de revitalização incrível de uma linha de trem abandonada prestes a ser demolida. Você pode passear pelos jardins, ver arte, assistir a uma performance, saborear comida deliciosa ou se conectar com amigos e vizinhos – tudo enquanto desfruta de uma perspectiva única da cidade de Nova York.

Através da união da comunidade para a reformulação da linha férrea, foi criado esse espaço incrível para que todos possam desfrutar. Desde então, o parque tornou-se uma inspiração global para as cidades transformarem zonas industriais não utilizadas em espaços públicos dinâmicos.

nyc-high-line-park-linha-abandonada
Linha férrea abandonada (Imagem: thehighline.org)
nyc-high-line-park
Local revitalizado (Imagem: thehighline.org)
nyc-high-line-park
Parte da extensão do parque (Imagem: thehighline.org)

8 – The Vessel

Ao lado do High Line, se encontra o The Vessel, uma obra de arte interativa que tem a aparência de uma colmeia. Ela foi criada para que o público possa desfrutar de novas perspectivas da cidade nas diferentes alturas e ângulos distintos enquanto sobem as escadas. O Vessel é composto por 154 lances de escada interconectados, quase 2500 degraus e 80 patamares. É uma experiência única e linda!

nyc-the-vessel
Vessel com os lindos prédios ao redor (Imagem: @juliawsott)
nyc-the-vessel
Fonte: visitenovayork.com

9 – Estação, memorial e museu do 11/9

Essa é uma área da cidade cheia de significados e emoções, e a engenharia e arquitetura envolvida nesse lugar é um espetáculo. Primeiramente, o memorial do ataque terrorista às Torres Gêmeas: são 2 piscinas gigantes localizadas exatamente no local das torres. Elas trazem o nome das quase 3 mil vítimas e significam o vazio que nunca será esquecido. Embora as pegadas permaneçam vazias, o design da praça circundante inclui belos bosques de árvores, afirmações tradicionais de vida e renascimento. Essas árvores, como o próprio memorial, exigem o cuidado e nutrição daqueles que as visitam e as cuidam. Elas servem como representações vivas da destruição e renovação em seus próprios ciclos anuais. O resultado é um memorial que expressa a perda de vida incalculável e sua regeneração consoladora.  

nyc-memorial
Imagem: @juliawsott

Embaixo das piscinas foi construído um museu que expõe, além dos horrores do 11 de setembro, os diversos projetos das antigas torres inauguradas em 1973, assim como estruturas remanescentes do ataque. É muito incrível a forma que as novas construções (memorial e museu) se conectaram com as torres.

As piscinas ficam exatamente no lugar onde elas estavam e embaixo delas está o museu, que contém muitos elementos originais vindos das torres, como as paredes diafragma, que tiveram de ser construídas ao entorno dos prédios pois o solo era encharcado devido à proximidade com o Rio Hudson. Com o colapso das torres as paredes do entorno ficaram fragilizadas e um desmoronamento do solo e uma inundação pelas águas oriundas do rio poderiam ter materializado uma devastação digna de filmes de catástrofe, mas que foi evitada.  

nyc-memorial
É possível observar as 2 piscinas e o museu ao meio (Imagem: www.911memorial.org)

No mesmo local, vale a pena a visita na estação World Trade Center chamada de “The Oculos”, com uma arquitetura impressionante! A estação Oculus in New York foi inaugurada em 2016 de forma silenciosa e sem muito alarde. Com quase sete anos de atraso, a Oculus in New York não só chama atenção pela arquitetura como também pelos custos da construção. A estação é considerada a mais cara do mundo, com um custo de 4 bilhões de dólares!

Contudo, a estação para os trens PATH é considerada futurista e, claro, atrai desde sua inauguração muitos turistas. Além disso, o Oculus em New York será também um shopping e uma passagem para os pedestres que querem economizar o caminho no Financial District. Hoje, o Oculus é só uma grande estação, mas no futuro várias lojas e restaurantes devem fazer parte do projeto que fica bem ao lado do Ground Zero.

10 – One World Trade Center

Nesse mesmo local está presente o maior prédio do hemisfério ocidental, o One World Trade Center, com 541 m. Foi inaugurado em 2014 e trouxe muita beleza para o sul de Manhattan e para a skyline da cidade, e é símbolo da resiliência americana após os ataques terroristas. Foi construído para ser um dos mais seguros do mundo. Para mais detalhes sobre esse edifício, acesse o artigo que o Engenharia 360 fez sobre ele!

nyc-one-world-trade-center
Imagem: archinect.com/

É claro que essa lista traz apenas algumas das maravilhas da arquitetura e engenharia de NYC. Vale muito a pena a visita nessa selva de pedras! Compartilhe conosco quais cidades você gostaria de ver aqui no Engenharia 360!

Fontes: 9/11 Memorial and Museum; Loving New York; Bryant Park; The High Line; Hudson Yards New York; Wikipedia;

Copiado!
Engenharia 360

Júlia Sott

Engenheira Civil formada em 2019 pela UNIJUÍ e atualmente em busca de um trainee (até rimou). Após a formatura embarquei para os EUA para trabalhar, estudar e explorar o Vale do Silício por 1 ano. Também amo ler, viajar e sou cantora nas horas vagas. Sempre em busca de evolução, conhecimento, novas conexões e habilidades.

Comentários