Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Navisworks Manage: saiba para que este programa de computador é utilizado

por Redação 360 | 16/08/2021

Todos têm falado muito sobre BIM atualmente. Pois o Navisworks é um programa que tem tudo a ver com isso. Veja porquê!

Existem muitos softwares que dão suporte à metodologia BIM, e alguns deles são amplamente reconhecidos na indústria da construção. É o caso, por exemplo, do programa Autodesk Navisworks Manage, que serve muito bem aos profissionais de arquitetura, engenharia e construção, adequado para realizar análises completas e detalhadas de planos e dados integrados. Seus recursos permitem a otimização na comunicação e compartilhamento dos objetivos do projeto; e uma revisão e resolução de conflitos muito mais aprimorada. Veja a seguir!

Navisworks
Imagem extraída de IPX IPX IPX

Navisworks e BIM, qual a relação?

O BIM lida com a modelagem em geometria de um modelo único, carregado de um banco de dados que vai permitir o compartilhamento de informações ao longo do ciclo de vida de uma obra. Ou seja, seu sistema permite a troca constante de informações digitais para aprimorar os dados associados ao modelo tridimensional. Mas o que acontece depois do desenvolvimento do 3D? Bem, vem a etapa conhecida como 4D!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na dimensão 4D, os profissionais envolvidos no trabalho conseguem visualizar melhor os detalhes do projeto e associar o modelo com o cronograma, vinculação de tarefas e a visualização do andamento das etapas da obra. E é justamente nessa etapa que, então, o Naviswork vai operar, fazendo a revisão do projeto e convertendo o arquivo maior, trazido de um software anterior, como o Revit – em DWG, SKP, RVT, IFC, entre outros – em um modelo menor de 3D que até pode ser utilizado utilização em dispositivos móveis.

Conheça o ‘Projete Fácil BIM’ – uma realização Engenharia 360! Aproveite para aprender BIM e faça projetos de Engenharia até 70% mais rápido! São 15 aulas distribuídas em 2 módulos. Confira!

Lista de vantagens do Navisworks 

Desenvolvimento de projetos

  • O Navisworks permite a realização de um planejamento e compatibilização de projetos de forma muito mais eficiente a partir de seus recursos.
  • Com esse programa, os modelos de projetos podem ser abertos e revisados por todas as partes envolvidas, como arquitetos e engenheiros, agilizando os processos e resultados.
  • E com os recursos da ferramenta, é possível melhorar o planejamento, aumentando a precisão da documentação e até prever o desempenho do projeto, garantindo melhores tomadas de decisão – evitando erros, retrabalhos e custos adicionais ou permitindo a resolução mais rápida dos problemas.
Navisworks
Imagem extraída de Hagerman & Company, Inc
Imagem extraída de BERBAGI APLIKASI

Gerenciamento e integração

  • O Navisworks tem uma boa integração com recursos BIM e com o AutoCAD – um programa ainda bastante requisitado para o desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia.
  • Dentro do programa, é possível visualizar e percorrer todos os modelos de forma bastante rápida e com uma experiência mais fluida – orbitando ao redor preservando a memória do computador.
  • E mais ainda, as mudanças necessárias solicitadas por clientes ou partes interessadas podem ser realizadas de forma instantânea e a visualização do novo resultado também pode ser configurada de forma eficaz.
Navisworks
Imagem extraída de Autodesk ANZ

Visualização do modelo

  • Com o Navisworks é possível fazer uma melhor apresentação dos projetos, principalmente por conta dos seus recursos mais realistas.
  • Pode-se navegar em seus arquivos em tempo real, através da nuvem.
  • Além disso, baixar um visualizador para melhorar a compreensão do projeto.
  • E como é feito um desmembramento do trabalho em arquivos menores, os clientes não ficam sobrecarregados com um banco de dados pesado. 
Navisworks
Imagem extraída de Solo Network

Fontes: Buysoft, ENG DTP & Multimídia, Grupo AJ Bim.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.