Existem muitos softwares que dão suporte à metodologia BIM, e alguns deles são amplamente reconhecidos na indústria da construção. É o caso, por exemplo, do programa Autodesk Navisworks Manage, que serve muito bem aos profissionais de arquitetura, engenharia e construção, adequado para realizar análises completas e detalhadas de planos e dados integrados. Seus recursos permitem a otimização na comunicação e compartilhamento dos objetivos do projeto; e uma revisão e resolução de conflitos muito mais aprimorada. Veja a seguir!
Navisworks e BIM, qual a relação?
O BIM lida com a modelagem em geometria de um modelo único, carregado de um banco de dados que vai permitir o compartilhamento de informações ao longo do ciclo de vida de uma obra. Ou seja, seu sistema permite a troca constante de informações digitais para aprimorar os dados associados ao modelo tridimensional. Mas o que acontece depois do desenvolvimento do 3D? Bem, vem a etapa conhecida como 4D!
Na dimensão 4D, os profissionais envolvidos no trabalho conseguem visualizar melhor os detalhes do projeto e associar o modelo com o cronograma, vinculação de tarefas e a visualização do andamento das etapas da obra. E é justamente nessa etapa que, então, o Naviswork vai operar, fazendo a revisão do projeto e convertendo o arquivo maior, trazido de um software anterior, como o Revit - em DWG, SKP, RVT, IFC, entre outros - em um modelo menor de 3D que até pode ser utilizado utilização em dispositivos móveis.
Lista de vantagens do Navisworks
Desenvolvimento de projetos
- O Navisworks permite a realização de um planejamento e compatibilização de projetos de forma muito mais eficiente a partir de seus recursos.
- Com esse programa, os modelos de projetos podem ser abertos e revisados por todas as partes envolvidas, como arquitetos e engenheiros, agilizando os processos e resultados.
- E com os recursos da ferramenta, é possível melhorar o planejamento, aumentando a precisão da documentação e até prever o desempenho do projeto, garantindo melhores tomadas de decisão - evitando erros, retrabalhos e custos adicionais ou permitindo a resolução mais rápida dos problemas.
Gerenciamento e integração
- O Navisworks tem uma boa integração com recursos BIM e com o AutoCAD - um programa ainda bastante requisitado para o desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia.
- Dentro do programa, é possível visualizar e percorrer todos os modelos de forma bastante rápida e com uma experiência mais fluida - orbitando ao redor preservando a memória do computador.
- E mais ainda, as mudanças necessárias solicitadas por clientes ou partes interessadas podem ser realizadas de forma instantânea e a visualização do novo resultado também pode ser configurada de forma eficaz.
Visualização do modelo
- Com o Navisworks é possível fazer uma melhor apresentação dos projetos, principalmente por conta dos seus recursos mais realistas.
- Pode-se navegar em seus arquivos em tempo real, através da nuvem.
- Além disso, baixar um visualizador para melhorar a compreensão do projeto.
- E como é feito um desmembramento do trabalho em arquivos menores, os clientes não ficam sobrecarregados com um banco de dados pesado.
Fontes: Buysoft, ENG DTP & Multimídia, Grupo AJ Bim.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.