Engenharia 360

NASA libera acesso aos códigos utilizados por seus cientistas

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 03/06/2015 | Atualizado em 12/05/2022 2 min

NASA libera acesso aos códigos utilizados por seus cientistas

por Larissa Fereguetti | 03/06/2015 | Atualizado em 12/05/2022
Engenharia 360

Já imaginou construir um foguete da NASA? Agora você pode! A NASA liberou o seu segundo catálogo de software, que contém os códigos utilizados por seus cientistas, proporcionando o acesso a programas utilizados para suas missões.

Imagem: nasa.gov

Imagem: nasa.gov

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A divulgação dos códigos é uma das maneiras de transferir sua tecnologia e proporcionar maior impacto econômico. A primeira edição do catálogo, publicada em maio de 2014, já foi acessada mais de 100000 vezes. No mesmo ano, foram compartilhados mais de 1600 programas com novos usuários.


Leia também: NASA planeja cultivar uma horta na Lua


O catálogo é dividido em 15 categorias diferentes. O primeiro passo para criar um catálogo era fazer com que todo o conteúdo estivesse em um só lugar, organizado por tipo de aplicação e com uma linguagem acessível. Você pode acessar o catálogo aqui.

Imagem: nasa.gov

Imagem: nasa.gov

Os códigos não servem só para quem deseja construir foguetes ou sondas espaciais. Eles também podem auxiliar empresas privadas e já foram utilizados, por exemplo, para criar montanhas russas e rastrear animais em extinção. Engenheiros e futuros engenheiros também podem fazer um ótimo uso do catálogo descobrindo ferramentas e funções dos códigos. Como citado no próprio catálogo, esta divulgação dos softwares é uma maneira de trazer a tecnologia da NASA para a Terra.

Referências: NASA; Nextgov; White House.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Engenheira, com mestrado e doutorado. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo