Engenharia Aeroespacial

Invenção brasileira otimiza painéis solares com nanotecnologia e ganha testes pela NASA

{{post.author.node.name}}

Por: Redação 360 | Em: | Atualizado: 3 meses atrás | 6 min de leitura

Imagem gerada em IA de Freepik

Compartilhe »

Neste artigo do Engenharia 360, queremos compartilhar a história inspiradora do inventor brasileiro Ismael Mendes, de Maracanaú, Ceará. Autodidata em engenharia, ele criou um produto revolucionário capaz de limpar painéis solares, o TOPSUN. Sua ideia é tão promissora que agora está sendo testada pela agência espacial norte-americana, a NASA, que deseja aplicar a tecnologia em seus veículos espaciais. Mais detalhes no texto a seguir!

painéis solares
Imagem arquivo pessoal reproduzida de Só Notícia Boa

O desafio da energia solar

A geração de energia renovável tem ajudado a solucionar vários problemas de engenharia, dentro e fora da Terra. Atualmente, esse modelo de sistema, que captura luz solar e a converte em eletricidade através do efeito fotoelétrico, tem servido às missões espaciais. No entanto, lembramos que, em qualquer lugar de instalação, os painéis solares estão sujeitos a ficarem sujos.

Mas como limpar painéis solares? Uma alternativa é lavar com água e detergente. E isso seria disponível em abundância no espaço? Claro que não!

painéis solares - nanotecnologia e nasa
Imagem gerada em IA de Freepik

Vamos trazer o problema mais para nossa realidade. Em regiões áridas, por exemplo, onde água é um recurso limitado, fica difícil executar a limpeza dos painéis solares. E qual o problema disso? É que, com a sujeira e calor excessivo, pode -se reduzir expressivamente a eficiência dos painéis solares (cerca de 25% menos), comprometendo a geração de energia. É aí que entra a ideia de Ismael Mendes, podendo transformar o panorama da energia solar.

Como funciona a invenção TOPSUN

Mendes trabalhou com uma fórmula relativamente simples para a criação do TOPSUN - em micro e nanotecnologia. Com apenas 50 ml de água seria possível limpar painéis de até 2 m², removendo poeira (aerossóis) e filtrando os raios solares, aumentando a eficiência das placas em até 10%. Além disso, após a limpeza, a temperatura dos painéis poderia ser reduzida em até 8°C, contribuindo para uma maior geração de energia. Isso é algo realmente inédito no mercado - não à toa que chamou tanta atenção da NASA.

painéis solares - nanotecnologia e nasa
Imagem gerada em IA de Freepik

Além de usar uma quantidade mínima de água, o produto deixaria mais lisa a superfície dos painéis solares, impedindo o acúmulo de poeira por até 90 dias. Isso significa placas mais limpas por mais tempo; uma realidade que a Engenharia de Energia sempre almejou alcançar e que agora parece ser possível graças à invenção brasileira.

Impacto no mercado e reconhecimento

A saber, o TOPSUN, de Mendes, já foi testado em parques solares no Ceará e por pesquisadores do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí (UFPI). E até agora, os resultados foram bem promissores.

painéis solares
Imagem arquivo pessoal reproduzida de Diário do Nordeste

Em 2023, a invenção chegou a ganhar reconhecimento internacional pelo Future Innovation Summit em Dubai, como melhor produto de sustentabilidade, o que ajudou a validar sua eficácia e a destacar o potencial da ciência brasileira. Agora, a NASA também está testando o inovador TOPSUN pensando em missões espaciais na Lua e Marte. Por lá, o Sol seria a única fonte de energia para sondas e veículos, e a geração eficiente dependeria da limpeza dos painéis solares.

O futuro da energia solar com o TOPSUN

Neste momento, infelizmente, o produto TOPSUN, criado por Ismael Mendes, ainda não está disponível no mercado. Na verdade, sua fórmula ainda precisa ser ajustada pelos cientistas para ser produzida em escala industrial - o que está previsto para acontecer no Complexo do Pecém, no Ceará. Mas, sem dúvidas, em breve veremos essa solução utilizada nos parques solares ao redor do mundo, quiçá em Marte.

painéis solares - nanotecnologia e nasa
Imagem gerada em IA de Freepik

A mensagem que queremos deixar aqui é que este caso serve de exemplo de como a inovação pode surgir de qualquer um e em qualquer lugar. Com criatividade e dedicação, tendo as tecnologias como aliadas, podemos desenvolver as ideias diversas. Mendes está no caminho para transformar a maneira como utilizamos a energia solar. E você? Como deseja contribuir para solucionar problemas globais? Pense fora da caixa e boa sorte!

Veja Também: E se colocássemos painéis solares na Lua?


Fontes: Diário Nordeste, Click Petróleo e Gás.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO