Engenharia 360

Os planos da NASA de colocar painéis solares na Lua

Engenharia 360
por Rafael Panteri
| 30/03/2021 | Atualizado em 12/07/2022 2 min

De acordo com artigo publicado no próprio site da agencia espacial, a NASA está contratando companhias para desenvolver painéis solares verticais para implantar na Lua

Os planos da NASA de colocar painéis solares na Lua

por Rafael Panteri | 30/03/2021 | Atualizado em 12/07/2022

De acordo com artigo publicado no próprio site da agencia espacial, a NASA está contratando companhias para desenvolver painéis solares verticais para implantar na Lua

Engenharia 360
O projeto Artemis, da NASA, quer levar pessoas de volta à Lua. A dificuldade da missão está em torná-la sustentável e permitir que astronautas fiquem longos períodos no solo do satélite natural. A criação de habitações lunares, rovers e construções complexas necessitam de uma enorme quantidade de energia e para se tornarem viáveis a NASA entende que a geração deve ocorrer lá mesmo.

A agência selecionou cinco companhias para reunir recursos e desenvolver tecnologias de painéis solares. O projeto deve ser autônomo e vertical – o painel se adapta, subindo (até 9,7 metros) e descendo para aproveitar ao máximo a energia proveniente do Sol.

Entre as agências selecionadas estão, Lockheed Martin, ATK Space Systems, Honeybee Robotics, Space Systems Loral e Astrobotic Tecnology. Segundo o director de Tecnologia da NASA, Niki Werkheiser, os pesquisadores estão “entusiasmados com as propostas recebidas e ainda mais entusiasmados em ver os desings que resultam do esforço da base. Ter fontes de energia confiável na lua é a chave para quase tudo que fazemos na superfície”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

painéis solares Lua
Imagem do solo lunar onde é possível perceber as formações rochosas – site da NASA

Os painéis desenvolvidos deverão apresentar resistência à poeira lunar e se fixar corretamente ao terreno. Além disso, para facilitar seu transporte, a NASA quer minimizar seu volume e sua massa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As estruturas atuais de painéis solares são feitas para uso em microgravidade ou em superfícies horizontais. Essa nova posição vertical manterá a matriz sempre em posição de receber a luz do Sol – uma vez que no Polo Sul da Lua, o Sol não está alto o suficiente para painéis horizontais. Além disso, a abundância de formações rochosas em colinas e encostas podem projetar sombras sobra à superfície. Estruturas altas contornam esse problema.

Essa parceria entre empresas para explorar o espaço é o caminho para seu sucesso. Tecnologias cada vez mais complexas e inteligentes são necessárias e colônias fora da Terra estão a cada dia mais próximas de se tornarem realidade.

Veja Também: Quanto custa produzir energia solar?

Ficou animado com essa notícia? Deixe nos comentários sua opinião!


Fontes – NASA, Interesting Engineering

Engenharia 360

Rafael Panteri

Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia. Parte da graduação em Shibaura Institute of Technology - Japão.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo