Um dos grandes objetivos de astrônomos é detectar asteroides e cometas em rotas de colisão com a Terra. Esses objetos podem causar sérios danos ao planeta e é por isso que organizações ao redor do mundo buscam tecnologias capazes de nos defender.
A Agencia Espacial Norte Americana (NASA) pretende realizar sua primeira missão neste sentido em 2022. O alvo é conhecido como Dimorphos, uma lua que orbita um asteroide próximo a Terra, cerca de 1 bilhão de quilômetros de distância. Com diâmetro de 160 metros, esse corpo não está em rota de colisão com o planeta, mas servirá de exemplo para os astrônomos melhorarem a tecnologia.
Dimorphos, que significa "duas formas", apresenta um tamanho próximo aos asteroides que podem representar uma ameaça para a Terra. Sua órbita será alterada pela missão DART (Double Asteroid Redirection Test) - que significa Teste de Redirecionamento de Duplo Asteroide.
Nesta missão, o DART colidirá com o asteroide com a ajuda de uma câmera, chamada DRACO, e de um software de navegação autônomo. Sua velocidade de aproximadamente 23,8 mil km/h vai alterar o período orbital desta lua em alguns minutos.
Três anos após a colisão, a sonda Hera estudará as consequências do impacto. Essa pesquisa ajudará os cientistas a pensarem em estratégias de defesa mais eficientes e a entenderem a força necessária para alterar órbitas de asteroide próximos a Terra e que podem colidir com o nosso planeta.
Fontes: Nasa (1); Nasa (2); CNN.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Leia também:
- 8 tours virtuais disponibilizados pela NASA | Lista 360
- NASA mapeia e quantifica 16 anos de perda de gelo na Terra
- Crew-1: SpaceX vai enviar quatro astronautas para o espaço
E aí, você acha que esse experimento da NASA vai dar certo? Conta sua opinião para a gente nos comentários!
Comentários
Rafael Panteri
Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia, com parte da graduação em Shibaura Institute of Technology, no Japão; já atuou como estagiário em grande conglomerado industrial, no setor de Sistemas Elétricos de Potência.