Engenharia 360

Nanico Car: 100% brasileiro e com zero emissão de gases poluentes

Engenharia 360
por Eduardo Mikail
| 25/08/2016 | Atualizado em 20/08/2020 2 min

Nanico Car: 100% brasileiro e com zero emissão de gases poluentes

por Eduardo Mikail | 25/08/2016 | Atualizado em 20/08/2020
Engenharia 360

Um carro criado para driblar a poluição, o trânsito congestionado e a economia. Esse foi a problemática utilizada para criar o conceito do Nanico Car, um veículo elétrico com 1 metro e 30 de largura, 1 metro e 50 de altura, 1 metro e 90 de comprimento e um motor de 125 cilindradas.
Desenvolvido pelos brasileiros Caio Strumiello, designer, e Paulo Roberto, físico, o Nanico Car é compacto, 100% nacional e é considerado o único carro com menor impacto ambiental.
Para se ter uma ideia, ele tem zero de emissões de gases do efeito estufa e outros poluentes, além de sua bateria ser recarregável e totalmente reciclável, o que evita a troca frequente de óleo e a contaminação do solo.
Nanico Car blog da engenharia
O primeiro protótipo foi produzido artesanalmente pelos sócios, após receberem um apoio financeiro de cerca de R$8 milhões pela prefeitura de São Gonçalo do Amarante, no Ceará. A produção de outras unidades já começou e desde 2015 o modelo tem sido apresentado para a imprensa e em feiras do setor.
Segundo os Strumiello (que dá o nome à marca do carro) e Paulo Roberto, eles receberam incentivo fiscal e o terreno para construção da fábrica própria também pela cidade cearense. O empreendimento terá capacidade de desenvolver aproximadamente 500 Nanico Car por mês.
Nanico Car Conversível blog da engenharia
Serão fabricados dois modelos, que já estão sendo testados e funcionarão a gás e com motor elétrico, concedendo aos motoristas um custo bem menor e poluição zero.

É bom saber que este é um carro para quem busca economia e não velocidade, ou até um transporte para a família toda. Isso por que o Nanico Car apresenta velocidade máxima de 80 km por hora e apenas dois lugares. 

Nanico Car Brasileiro blog da engenharia
Mesmo assim é uma novidade e tanto para nós, brasileiros, que ainda não adquirimos a consciência de comprar carros elétricos. Contudo, o momento ainda é de espera, pois ainda não há autorização para circular nas ruas e para emplacar o pequenino.
A expectativa é de que essa autorização saia ainda este ano e que os modelos custem a partir de R$ 15 mil. Para mais informações, acesse o site da empresa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil e empresário. Fundador da Mikail Engenharia, e do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e o maior site de engenharia independente no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Acredita que o conhecimento é a maior riqueza do ser humano.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo