Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

7 motivos pelos quais você precisa dominar o Excel

Engenharia 360
por Eduardo Mikail
| 13/11/2019 3 min

7 motivos pelos quais você precisa dominar o Excel

por Eduardo Mikail | 13/11/2019
Copiado!

Quase todo mundo sabe que o Microsoft Excel é uma ferramenta que possui usos diferenciados e que a favorita de muitas empresas no mundo. Justamente por isso, saber usá-lo não é um bônus nas suas habilidades, é uma necessidade. Para esclarecer mais, separamos 7 motivos pelos quais você precisa dominar o Excel.

Você pode conferir esse conteúdo listado abaixo e também pode ver o vídeo especial que preparamos sobre o tema:

1. O Excel não é mais um diferencial no mercado de trabalho

A época em que saber Excel era uma vantagem nos currículos já passou. Isso não quer dizer que você não precisa aprender a usar, muito pelo contrário: se você não sabe Excel, suas chances em relação aos outros candidatos podem ser baixas. Assim, esse software passa de um diferencial para algo quase obrigatório.

2. Excel é bastante útil para todo tipo de empresa

Não importa o tipo de empresa, a probabilidade de alguma planilha do Excel ser usada para qualquer coisa é alta. As inúmeras funções desse software permitem que ele seja extremamente versátil. Assim, os usos são os mais diversos que você pode imaginar: desde o controle de estoque até o gerenciamento do gigantesco banco de dados da empresa.

Microsoft Excel na Engenharia
Imagem: pluga.co

3. Excel é uma linguagem universal utilizada em quase todas as empresas

O item 2 já nos deu uma bela noção: Excel pode ser usado para quase tudo. Uma das vantagens que contribui para isso é o fato de ele ser, ao mesmo tempo, fácil de usar e muito poderoso, simplificando as tarefas de uma forma rápida e automática.

4. Ganhar tempo com o Excel

Um jeito fácil de enxergar este fato é quando pensamos no imenso trabalho que seria ter de refazer todos os cálculos manualmente toda vez que um número mudar. Afinal, não é porque alguém é engenheiro(a) que ele gosta de trabalhar como calculadora humana.

Já pensou em quantas horas de trabalho o Excel pode economizar em uma empresa por dia? Além do fato de ele atualizar de forma dinâmica, há a vantagem de permitir gerenciar uma grande quantidade de dados de forma simples, poupando muito trabalho.

5. Pare de pensar em Excel como uma planilha

Você precisa enxergar o Excel como uma ferramenta (bem poderosa) e não como uma simples planilha na interface que você vê. Esse software pode ser usado para inúmeras tarefas mais complicadas, como gerenciamento de banco de dados, programação de macros para repetição de tarefas, entre outras. Lembre-se: “there is no spoon…”

6. Quanto mais você for hábil em Excel, maior é a sua capacidade de “vender” suas habilidades

O segredo é mostrar que você sabe do que está falando. Não adianta colocar só “Excel” no currículo, você tem que mostrar para quem vai ler que você tem segurança o suficiente para falar sobre aquilo que sabe. Por exemplo, coloque termos como VBA, macros, PROCV, dashboards, filtros, gráficos, formatação condicional, ferramentas estatísticas, etc.

Microsoft Excel na Engenharia
Imagem: digicad.com.br

7. Planilhas do Excel são portáteis

Isso significa que você pode armazenar e enviar os arquivos de forma fácil e simples, seja por pen-drive, na nuvem, no celular, etc. Ainda, as versões mais recentes do Excel possuem uma ótima compatibilidade e você pode abrir o arquivo em outros computadores sem aquela insegurança de perder toda a formatação (se for criado e aberto no Microsoft Excel mesmo). Ainda, o Excel também abre planilhas de outros formatos ou criadas em outros softwares, como .ods, .txt, .csv, etc.

Bônus 1: Diminui custos de cursos e treinamento

Como o Excel é usado no mundo todo, treinar funcionários é muito mais simples que, por exemplo, um sistema mais complexo e que quase ninguém domina. Além disso, como foi ressaltado no item 1, ele já é praticamente obrigatório, então muita gente já ingressa no emprego dominando pelo menos alguma coisa da ferramenta. Assim, o treinamento, quando necessário, pode ser mais específico (e menos introdutório), mais dinâmico e mais rápido.

Bônus 2: Excel não vai ser extinto, como muitos dizem

As chances de que o Excel seja extinto por ser substituído por outros softwares é mínima. Isso acontece porque é muito difícil encontrar um software que faça tudo que essa ferramenta faz de um jeito tão simples. Ele é, realmente, um dos maiores acertos da Microsoft.

Apesar de existirem softwares específicos e melhores para algumas tarefas, é difícil encontrar um tão multiuso como o Excel. Assim, sempre sobrará um serviço para ele em qualquer lugar da empresa.

Copiado!
Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil, empresário e empreendedor digital. É fundador do Engenharia 360 e sócio-fundador da Bronks content., produtora de conteúdo e projetos digitais. Formado em Engenharia Civil e Administração com especialização em Marketing pela ESPM, já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje está à frente da Mikail Arquitetura e Engenharia. Interessado por tecnologia, iGadgets e nas horas vagas curte viagens, música e fotografia. Segue lá no Instagram @eduardomikail

Comentários