Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Professor Estrutural: engenheiro cria software para ajudar estudantes com análise estrutural

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 14/11/2019 3 min

Professor Estrutural: engenheiro cria software para ajudar estudantes com análise estrutural

por Larissa Fereguetti | 14/11/2019
Copiado!

Todo mundo que já sofreu em qualquer disciplina relacionada a análise estrutural sabe que ela não é nada fácil, principalmente dependendo da abordagem de quem ministra a aula. Pensando em uma forma de ajudar os alunos, o engenheiro civil Thacio Mendes desenvolveu o software Professor Estrutural durante o seu TCC.

O Professor Estrutural é um software que fornece procedimentos de cálculo e análise estrutural por meio dos métodos de Equações de Equilíbrio, Método das Forças e Método dos Deslocamentos. Ainda, há a possibilidade de fazer funções e gráficos de esforço cortante, esforço momento, inclinação da curva elástica e curva elástica.

Professor estrutural

O software pode ser baixado gratuitamente para Windows, Mac ou Linux. Ele foi desenvolvido em Java e ainda é uma versão beta (o que significa que ainda pode haver alguns erros). Você pode fazer o download direto da página do Professor Estrutural (é preciso instalar o Java caso você não o tenha em seu computador – há o link e a instrução na página). Em breve, ele deve ser lançado para Android.

Para usar é simples: o software é intuitivo e amigável. Primeiro, você define os tramos ou barras e suas propriedades mecânicas e geométricas (na aba “Barras”). A seguir, você define os vínculos nas extremidades de cada barra (na aba “Apoios”). Por último, basta determinar a configuração de carregamento da viga (na aba “Cargas”). Os gráficos e todos os procedimentos de cálculo podem ser visualizados nos Resultados.

Professor estrutural
Aba de Cálculo das cargas

É bem provável que seu professor não deixe você usar o “Professor Estrutural” durante a prova. Afinal, você precisa aprender a calcular e entender o que está acontecendo durante o cálculo. É justamente nesse ponto que o software pode ser um grande aliado.

Professor estrutural
Gráficos de resultados para interpretação

Um exemplo é quando você está sofrendo sem conseguir achar um erro no seu exercício. Ao usar o Professor Estrutural para calcular, é fácil achar onde está errando ou o que está fazendo errado, além de compreender como é a forma correta de calcular.

Professor estrutural
Cálculo realizado pelo Professor Estrutural

É interessante ressaltar também que o software tem uma causa nobre, que é ajudar os alunos, e foi desenvolvido durante um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Isso mostra como não precisamos deixar o TCC engavetado (ou colocar fogo nele) depois da defesa. Você pode seguir em frente com a ideia e ajudar várias pessoas. Siga o exemplo!

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Matérias Relacionadas

Comentários