Engenharia 360

Postes de rua: modelos, vantagens e aplicações na infraestrutura urbana

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 06/02/2024 5 min
Imagem reproduzida de Revista AdNormas

Postes de rua: modelos, vantagens e aplicações na infraestrutura urbana

por Simone Tagliani | 06/02/2024
Imagem reproduzida de Revista AdNormas
Engenharia 360

Como são os postes de rua da sua cidade? Podemos prever, com base num parâmetro geral que temos das cidades brasileiras, que em sua região há muitos postes de madeira e, sobretudo nas avenidas principais, postes de concreto. Já pensou porque os modelos antigos, de madeira, estão sendo substituídos por novos materiais? É que, na engenharia urbana, essa escolha garante a robustez, a longevidade, a segurança e a eficácia dos projetos.

Antes de tudo, vale dizer que, dentre as opções disponíveis, os postes de concreto se destacam hoje como uma escolha mais confiável e versátil. Neste texto do Engenharia 360, vamos explorar suas vantagens, comparar com outros modelos e listas exemplos de aplicações, desvendando o papel essencial que esses elementos desempenham na infraestrutura urbana moderna. Confira!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

postes de rua
Imagem reproduzida de Prefeitura de Poços de Caldas

Vantagens dos postes de concreto na infraestrutura urbana

Os postes de concreto são valorizados por sua resistência e durabilidade, simbolizando uma solução sólida para os desafios urbanos. Eles resistem por mais tempo às intempéries (chuva, vento, sol intenso e variações de temperatura), mantendo sua integridade mesmo sob condições climáticas adversas.

Esses modelos de postes de rua também são imunes à corrosão, que pode surgir por conta da maresia ou exposição a altos índices de poluição atmosférica e partículas químicas no ar local. E, para finalizar, suportam cargas pesadas, ideal para estabilidades de sistemas urbanos, incluindo:

  • luminárias,
  • antenas,
  • câmeras de vigilância,
  • sensores de telegestão,
  • transformadores,
  • cabos elétricos de média e baixa tensão,
  • cabos de telefonia e Internet,
  • e outros equipamentos - inclusive facilitando a expansão de tais sistemas.

Tudo isso reduz a necessidade de manutenção frequente, resultando em uma economia de tempo e recursos.

Método de fabricação dos postes de concreto

Para garantir a estabilidade estrutural, evitando possíveis falhas, a fabricação dos postes de rua precisa ser bem feita com os materiais certos, misturados da forma correta. Inclusive, a composição destes postes de rua engloba uma mistura de agregados, cimento e água - em alguns casos, também aditivos e impermeabilização. Eles podem ser concretados em diversos formatos, a depender das necessidades de cada projeto, proporcionando flexibilidade na distribuição e organização dos cabos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja o passo-a-passo da produção dos postes de rua em concreto nos vídeos a seguir:

A NBR 8451:2011 apresenta parâmetros para controle sistemático de toda a matéria-prima utilizada no processo de fabricação de postes, além de ensaios de verificação da conformidade do concreto fresco e endurecido - desde absorção de água à elasticidade, ruptura, carga vertical, cobrimento de armadura e retilineidade. Um dos destaques do texto vai para postes com concreto protendido. É dito que os concretos para postes devem atender três classes de agressividade ambiental:

  • Classe ambiental II – CA (Concreto armado) 25,0 MPa e CP (concreto protendido) 30,0 MPa.
  • Classe ambiental III CA (Concreto armado) 30,0 MPa e CP (concreto protendido) 35,0 MPa.
  • Classe ambiental IV CA (Concreto armado) 40,0 MPa e CP (concreto protendido) 40,0 MPa.

Patologias comuns nos postes de concreto

Infelizmente, os postes de concreto podem apresentar patologias. Para começar, por conta de ataques químicos (cloretos, sulfatos), abrasão e RAA (Reação Álcali Agregado).

Para minimizar os efeitos adversos da RAA, é possível recorrer a aditivos minerais, como pozolana, microsílicas ou sílica, na produção dos postes de iluminação urbana. Da mesma forma, a exposição do concreto a cloretos e sulfatos pode ser prevenida por meio de um correto revestimento, conforme estipulado pela norma ABNT NBR 8451:2011. Essas medidas visam proteger as armaduras do concreto, impedindo assim sua deterioração e possíveis rachaduras.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Postes de concreto arredondados

Dentre os modelos de postes de concreto fabricados, os mais comuns e facilmente encontrados no mercado são aqueles em formato arredondado. Seu uso é frequentemente previsto em projetos urbanos para instalações elétricas.

Poste para iluminação

Os postes de concreto para iluminação pública podem ser arredondados ou em outros formados. Quase sempre seu molde é diferenciado. Por exemplo, com uma base mais alargada e a ponta mais fina e delicada. No seu topo, são colocados vários tipos de lâmpadas.

Comparação os postes de concreto com postes de madeira e metal

Durante muito tempo, o Brasil apostou em postes de madeira. Porém, eles são bem pesados, difíceis de serem transportados e instalados. O lado positivo é que podem vir de áreas de reflorestamento, sendo uma opção mais ecológica e que não agride ao meio ambiente. E com os devidos cuidados de preservação, podem durar em torno de 15 a 20 anos.

postes de rua
Imagem reproduzida de Potencial Eletricidade

Acontece que hoje o Brasil usa mais os postes de concreto como postes de rua, seguindo tendência moderna de países como os Estados Unidos. Por quê? Porque os postes de madeira tendem a secar e quebrar ou mesmo apodrecer com o passar do tempo. Já os postes de concreto não necessitam de tratamento contra fungos e cupins, e nem pegam fogo. Por outro lado, os postes de concreto podem ir se desmanchando com o tempo, a depender da qualidade da mistura do concreto.

Postes de rua: modelos, vantagens e aplicações na infraestrutura urbana
Imagem reproduzida de Pré-Moldados Artelaje

A estética também é um fator que prejudica na opção pelos postes de concreto. Mas há outra opção! Os postes de metal têm ganhado popularidade em projetos de engenharia urbana, porque são esteticamente mais bonitos e, além disso, também são bastante duráveis e versáteis, assim como os postes de concreto. Nesse caso, tais elementos - que podem ter diversos tamanhos e formatos - contam com tratamento de galvanização a fogo ou pintura. Assim, podem durar até 25 anos sem necessidade de manutenção ou tratamento químico extra.

Considerações Finais | Exigência do mercado para qualidade dos postes de rua

O mercado brasileiro de postes de concreto está em ascensão, com 21 fábricas certificadas (dados de 2024), impulsionado por programas governamentais, como 'Minha Casa, Minha Vida' e normas de qualidade rigorosas. Atualmente, neste segmento, o controle de qualidade é garantido pela ABNT, assegurando que esses elementos fundamentais da infraestrutura urbana atendam aos mais altos padrões.

postes de rua
Imagem reproduzida de Revista AdNormas

Um exemplo de mecanismo de controle de qualidade dos postes de rua no Brasil é a certificação emitida pelo OCP LACTEC (Organismo Certificador de Produtos, do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento), do Paraná. O mesmo segue como parâmetro as seguintes normas:

  • ABNT NBR 12654 (Controle tecnológico de materiais componentes do concreto),
  • ABNT NBR 12655 (Concreto de cimento Portland – Preparo, controle e recebimento), e
  • ABNT NBR 8451:2011 (Postes de concreto armado e protendido para redes de distribuição e transmissão de energia elétrica).

É importante citar que a especialmente a NBR 8451:2011 é considerada um marco para o setor, pois trouxe um avanço técnico considerável para a fabricação de postes no Brasil.

Veja Também:


Fontes: Concrefer, Cimento Itambé.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo