Engenharia 360

Os 7 melhores notebooks para impulsionar seu desempenho acadêmico

Engenharia 360
por Mauricio da Silva
| 10/03/2023 | Atualizado em 27/09/2023 5 min
Imagem de wayhomestudio em Freepik

Os 7 melhores notebooks para impulsionar seu desempenho acadêmico

por Mauricio da Silva | 10/03/2023 | Atualizado em 27/09/2023
Imagem de wayhomestudio em Freepik
Engenharia 360

Nota: Antes de falar de modelos de notebook, queremos citar que, na data da atualização deste texto, o mercado recebe um novo conector 12V-2x6 para placas de vídeo que promete ser mais durável e seguro que o 12VHPWR. Testes mostraram boa performance e controle de temperatura. Fabricantes, como NVIDIA, estão considerando adotá-lo, enquanto AMD ainda não decidiu. Essa é uma possível grande tendência na indústria!

placa de vídeo
Imagem reproduzida de Hardware Busters via Adrenaline

Uma das principais ferramentas de um estudante de engenharia são os notebooks. Com eles, podemos fazer os nossos projetos - inclusive de Engenharia -, além de assistir às aulas e poder fazer cursos EAD, para aprimorar nossos conhecimentos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como escolher o modelo ideal de notebook

Dúvida
Imagem reproduzida de de Deposit Photos

Primeiramente, precisamos pensar nos componentes. Por exemplo, para a Engenharia, precisamos usar equipamentos que tenham boas placas de vídeo, processadores que "aguentem o tranco", além de memórias mais robustas, que possam rodar sobretudo os programas de modelagem e CAD. Então, o que são esses componentes? Confira nos tópicos a seguir!

Memória RAM

É uma tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados no notebook. Porém, não armazena conteúdos permanentemente. O componente é responsável pela leitura dos conteúdos de forma não-sequencial - por isso a nomenclatura em inglês, que vem de 'Random Access Memory' ou 'Memória de Acesso Aleatório', em tradução livre.

Memória Ram - imagem extráida de Deposit Photo
Imagem Reproduzida de Deposit Photo

Placa de Vídeo

Ela é um componente que tem como função básica gerar as imagens que aparecem na tela do computador. Sendo capaz de processar esses dados de imagem e transmitir para o monitor. Além da exibição, a placa de vídeo também é responsável pela velocidade com que essas imagens são criadas, e, principalmente, como será o desempenho gráfico do computador.

Placa de vídeo notebook
Imagem reproduzida de TechTudo

Veja Também: AutoCad: Monitor Gamer serve para Engenharia?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Processadores

É a unidade central de processamento de um computador (CPU), que funciona como o cérebro do computador, interagindo e fazendo as conexões necessárias entre todos os programas instalados.

Anteriormente, os processadores contavam apenas com um núcleo. Contudo, atualmente, um processador pode ter vários núcleos para conseguir trabalhar melhor com uma grande variedade de informações recebidas. Por isso, vemos nomenclaturas como “Dual-Core” (2 núcleos), Quad-core (4 núcleos), podendo chegar em até 32 núcleos nos computadores de alta performance.

É assim que um computador consegue executar várias tarefas de uma vez. Deste modo, por exemplo, você consegue abrir um texto em um programa, enquanto escuta música em outro e navega na Internet. Isso para não citar as tarefas menores, executadas silenciosamente.

Foto de um processador - site TechTudo
Imagem reproduzida de TechTudo

Essas informações nos fornecem uma base sólida para fazer uma escolha mais criteriosa dos equipamentos, que possam atender de forma mais adequada às nossas necessidades!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Antes de decidir, é importante verificar se os requisitos que escolhemos são suportados pelos principais programas disponíveis no mercado. No vídeo a seguir, apresentamos alguns exemplos de softwares:

Vídeo Reproduzido do Canal Ensino de Potência

Veja Também:

Qual monitor ideal para Engenharia? [+ dicas para escolha]

5 motivos para investir em um computador workstation

Os melhores notebooks disponíveis no mercado atual

Dell Inspiron 15 3000

Um modelo intermediário, que é equipado com um processador I5 de 11ª geração, Placa de vídeo NVIDIA GeForce MX350, 8Gb de memória RAM e um SSD de 248Gb, irá atender a qualquer aluno de Engenharia.

notebooks
Imagem extraída reproduzida de Dell via TechTudo

Dell Vostro 3510

Um modelo voltado para empresas, mas que seguindo especificações como a do equipamento anterior, com exceção da placa de vídeo, que nesse caso deve ser substituída por uma Intel Iris XE, também pode ser usado por estudantes, mantendo a faixa de preço.

Notebook Dell
Imagem reproduzida de Dell

Dell Latitude 5420

Esse notebook mantém a faixa de preço dos antecessores na lista, combinando a placa do Vostro e com o processador Intel do Inspiron, os três modelos se encaixam no que os estudantes precisam e podem pagar.

Laptop Dell
Imagem Reproduzida de Amazon

Acer Aspire 5

Modelo intermediário, que é equipado com um processador I5 de 11ª geração, Placa de vídeo Intel Iris XE, 8Gb de memória RAM e um SSD de 248Gb, atenderá a qualquer aluno de Engenharia.

Laptop Acer
Imagem reproduzida de Amazon

Acer Swift 3

Esse é um modelo ultrafino, ou seja, pode ser levado a qualquer lugar, segue as mesmas especificações do anterior, porém não possui entrada de rede LAN, o que o deixa extremamente fino, porém, só se conecta a rede via Wi-Fi.

Swift 3
Imagem Reproduzida de NotebookCheck

VAIO FE 15

Com o processador Ryzen 7 da AMD, esse laptop aguenta realizar tarefas pesadas, porém conta com a desvantagem de não ter uma placa de vídeo dedicada, mas isso reduz o preço.

notebook
Imagem reproduzida de Magazine Luiza

HP 256 G8

Com SSD de 256Gb, placa de vídeo Intel UHD, processador I5 de 10ª geração, esse notebook apresenta um custo-benefício interessante.

Laptop HP
Imagem reproduzida de KABUM!

Todos os equipamentos apresentados aqui são de alta qualidade e oferecem preços convidativos. Agora cabe a você decidir qual equipamento atende melhor às suas necessidades.

Você gostou do conteúdo apresentado? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Veja Também:


Fontes: Canal É Bom?, Eletronica do Sady, NotebookCheck, Qual Notebook Comprar?, Dan Ferreira, André Felipe, Victor Viana, Canal Ensino de Potência.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Mauricio da Silva

Estudante de Engenharia Elétrica; Técnico em Eletrotécnica; além de possuir conhecimentos em Elétrica Industrial e Residencial.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo