Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Mentes Brilhantes: Alan Turing (1912 - 1954)

por Francis Costa | 20/09/2016
Copiado!

Quase todas as nossas atividades na atualidade dependem de um computador, mas quem foi o principal idealizador da computação que conhecemos hoje?
Quando pensamos em computação, logo lembramos de Bill Gates ou Steve Jobs, mas essa história é bem mais antiga e tem sua origem numa das épocas mais sombrias da história da humanidade.
Imagine classificar mil números aleatórios, por exemplo 520, 74, 2.395, 4, 999…, em ordem crescente. Algum tipo de procedimento automático poderia ajudar. Por exemplo:
A: Compare os primeiros pares de números
B: Se o segundo número for menor, troques os números e volte a A. Se for o mesmo ou maior, vá para C.
C: Torne o primeiro número do último par o primeiro de um novo par. Se houver um número seguinte, torne-o o segundo número do par, vá para B. Se não houver número seguinte, conclua.
Essa sequência complicada é denominada de algorítimo (termo basteante utilizado entre os Engenheiros da Computação). Esse tipo de instrução foi pela primeira vez formalizado por Alan Turing, matemático e lógico britânico que em 1936 concebeu o que hoje chamamos de máquinas de Turing.

algoritmo

Modelo básico de algoritimo


Alan Turing foi um matemático fenomenal, mostrando isso desde sua infância. Recebeu seu diploma de matemático com 24 anos do Kings College, Cambridge. Teve um papel primordial na II Guerra Mundial quando projetou e ajudou a construir um computador de funcionamento completo conhecido como “Bombe” para decifrar os códigos alemães.
Alan Turing

O jovem Alan Turing


Em sua ideia principal, Turing tinha como objetivo reduzir as tarefas com números para formas mais simples, mais básicas e automáticas. Para ajudar a conjecturar a situação Turing concebeu uma máquina hipotética. A máquina A (“a” de automático) era uma longa fita de papel dividida em dois quadrados, com um número, letra ou símbolo, em cada quadrado, e um cabeçote de leitura/impressão da fita. Com instruções na forma de uma tabela de regras, o cabeçote lê o simbolo do quadrado que vê e o altera, apagando e imprimindo o outro, ou deixando-o de lado, segundo as regras. Então ele passa ao quadrado à esquerda ou direita, e repete o procedimento. A cada vez a máquina dispunha de uma configuração diferente e foi esse formato que permitiu que sua equipe conquistasse a vitória sobre a máquina de criptografia do exercito alemão “Enigma”, evitando milhares de mortes e perdas para os Aliados.
Máquina de Turing

A máquina de Turing


 
Hoje conhecido como Universal Turing Machine (UTM), esse dispositivo tem uma armazenagem (memória) infinita, contento instruções e dados. O UTM poderia, portanto, simular qualquer máquina Turing. O que Alan Turing chamou de mudar as regras hoje pode ser chamado de programação. Desse modo, foi Turing quem primeiro apresentou o conceito de computador programável adaptável a muitas tarefas, com inserção de dados, processamento de informação e fornecimento de resultados.
Em 1952, foi julgado por atos homossexuais (ilegais à época) e dois anos depois, morreu por envenenamento por cianeto (parece provável que tenha sido suicídio, e não por acidente). Em 2013 Turing recebeu o perdão póstumo do governo Britânico.

“Um computador merecia ser chamado de inteligente se pudesse enganar um humano a acreditar que era humano”

Em 2014, Turing foi retratado no “The Imitation Game” (interpretado por Benedict Cumberbatch). O filme foca em Alan durante a Segunda Guerra Mundial, com seu trabalho decisivo para a criação da Bombe Eletromecânica, e no pós-guerra, momento em que foi preso por sodomia e forçado à castração química.

2a7ceb88-1896-4034-98d6-ca013d3aa6cd-620x372

O Jogo da Imitação

Copiado!

Comentários