Isabella Payne é uma menina londrina de apenas 8 anos. Ela é ainda estudante de nível primário, mas, nas férias, conseguiu fazer algo extraordinário com ajuda do seu pai. Juntos, eles contatar a Estação Espacial Internacional (ISS); e, via rádio amador, falaram com o astronauta americano Kjell Lindgren. Veja como isso foi possível no texto a seguir!
A conversa da menina com o astronauta
Foi no meio da noite. O pai de Isabella, Matthew Payne, percebeu que o rádio amador ligado - que ele obteve licença há 22 anos - estava pegando algum sinal e correu para acordar a filha. Seu sono foi embora quando conseguiu uma resposta vinda do aparelho. Quem confirmou a conversa foi Lindgren, por meio de sua conta oficial no Twitter.
"Eles estão apenas no céu acima de nós por 10 a 15 minutos e queremos que o maior número possível de pessoas aqui embaixo tenha esse tipo de experiência." - Matthew Payne, em reportagem de CNN.
Veja Também: Como as cidades brasileiras são vistas da Estação Espacial Internacional (ISS)?
Paixão de pai para filha
Claro que essa experiência só foi possível porque, de fato, a ISS participa de um programa especial. Ela usa sua própria estação de rádio a bordo para fazer contato com escolas em alguns períodos de inatividade enquanto estão em órbita. Matthew ouviu dizer que o astronauta Lindgren, de quem ele e a filha são fãs, se conectava de vez em quando e fazia plantão para conseguir pegar o sinal de um desses momentos.
Essa não é a primeira vez que Matthew consegue se comunicar com a ISS. Em 2016, ele ajudou alunos de uma escola perto da sua residência a falarem com o astronauta britânico Tim Peake. De lá para cá, ele sempre estimulou a filha a acompanhar com ele, pela Internet, os lançamentos de foguetes e espaçonaves. Então, pode-se dizer ser um amor passado de pai para filha!
LEIA MAIS
Sonho de Isabella para seu futuro
Isabella é, hoje, tão apaixonada por ciência espacial que conversa, de vez em quando, com organizações de mídia e até já trocou correspondência por e-mail com a NASA. Ela conta que seu sonho é se tornar, um dia, especialista em comunicação e trabalhar para a Agência Espacial, dando um 'olá' para os astronautas sempre que possível.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A saber, radioamadores como esses precisam de licença, e só são alocados por agências oficiais. Mesmo assim, conversas com astronautas são sempre curtas; contudo, muito valem a pena, sem dúvidas!
Fontes: CNN.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.