Engenharia 360

Incrível! Menina e astronauta da ISS conversam via rádio amador

Engenharia 360
por Redação 360
| 23/08/2022 | Atualizado em 17/09/2022 3 min

Incrível! Menina e astronauta da ISS conversam via rádio amador

por Redação 360 | 23/08/2022 | Atualizado em 17/09/2022
Engenharia 360

Isabella Payne é uma menina londrina de apenas 8 anos. Ela é ainda estudante de nível primário, mas, nas férias, conseguiu fazer algo extraordinário com ajuda do seu pai. Juntos, eles contatar a Estação Espacial Internacional (ISS); e, via rádio amador, falaram com o astronauta americano Kjell Lindgren. Veja como isso foi possível no texto a seguir!

Menina e Astronauta - Rádio amador
Imagem reproduzida de MSN

A conversa da menina com o astronauta

Foi no meio da noite. O pai de Isabella, Matthew Payne, percebeu que o rádio amador ligado – que ele obteve licença há 22 anos – estava pegando algum sinal e correu para acordar a filha. Seu sono foi embora quando conseguiu uma resposta vinda do aparelho. Quem confirmou a conversa foi Lindgren, por meio de sua conta oficial no Twitter.

“Eles estão apenas no céu acima de nós por 10 a 15 minutos e queremos que o maior número possível de pessoas aqui embaixo tenha esse tipo de experiência.” – Matthew Payne, em reportagem de CNN.

Menina e Astronauta - Rádio amador
Imagem reproduzida de University of Colorado School of Medicine – CU Anschutz Astronaut Donates his White Coat

Veja Também: Como as cidades brasileiras são vistas da Estação Espacial Internacional (ISS)?

Paixão de pai para filha

Claro que essa experiência só foi possível porque, de fato, a ISS participa de um programa especial. Ela usa sua própria estação de rádio a bordo para fazer contato com escolas em alguns períodos de inatividade enquanto estão em órbita. Matthew ouviu dizer que o astronauta Lindgren, de quem ele e a filha são fãs, se conectava de vez em quando e fazia plantão para conseguir pegar o sinal de um desses momentos.

Essa não é a primeira vez que Matthew consegue se comunicar com a ISS. Em 2016, ele ajudou alunos de uma escola perto da sua residência a falarem com o astronauta britânico Tim Peake. De lá para cá, ele sempre estimulou a filha a acompanhar com ele, pela Internet, os lançamentos de foguetes e espaçonaves. Então, pode-se dizer ser um amor passado de pai para filha!

Menina e Astronauta - Rádio amador
Imagem reproduzida de CNN Portugal

Sonho de Isabella para seu futuro

Isabella é, hoje, tão apaixonada por ciência espacial que conversa, de vez em quando, com organizações de mídia e até já trocou correspondência por e-mail com a NASA. Ela conta que seu sonho é se tornar, um dia, especialista em comunicação e trabalhar para a Agência Espacial, dando um ‘olá’ para os astronautas sempre que possível.

A saber, radioamadores como esses precisam de licença, e só são alocados por agências oficiais. Mesmo assim, conversas com astronautas são sempre curtas; contudo, muito valem a pena, sem dúvidas!


Fontes: CNN.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo