A sociedade brasileira, infelizmente, incentiva e acredita pouco na ciência. Porém, como já sabemos, tudo é ciência. Dependemos dela para a realização de várias atividades, como a previsão meteorológica e o plantio de safras. Mesmo assim, pesquisadores que atuam pelo país - estrangeiros ou nascidos aqui - se destacam na lista dos melhores cientistas do mundo, ocupando posições de destaque no ranking global. Acompanhe a lista apresentada neste texto, do Engenharia 360, com base em uma publicação especial do jornal O Globo!
Pesquisadores do Brasil entre os Melhores Cientistas do Mundo
O site acadêmico Research.com divulgou recentemente uma lista mais atualizada do ranking dos melhores cientistas do mundo, representando várias áreas do conhecimento. As posições na lista foram determinadas com base no sistema D-index (Discipline H-index), indicador que leva em consideração tanto o número de artigos publicados quanto a quantidade de citações recebidas em cada disciplina examinada, tendo como fonte dados bibliométricos de diversas fontes, incluindo fontes confiáveis como o OpenAlex e o CrossRef.
Enfim, a lista final, referente ao ano de 2022, traz o nome de pesquisadores brasileiros e pesquisadores estrangeiros que atuam no Brasil. Veja exemplos a seguir!
Jeremy Andrew Squire
- Área: Genética
- Classificação Mundial: 561°
O Dr. Jeremy Squire, formado em Ciência pela Universidade de Londres, com mestrado em Genética e doutorado em Biofísica Médica pela Universidade de Toronto, conquistou o primeiro lugar no Brasil em Genética. Ele já foi Professor Doutor no Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). E seus projetos de pesquisa se concentram na investigação do gene PTEN no câncer de próstata e na análise genômica do glioblastoma.
Fernando Q. Cunha
- Área: Imunologia
- Classificação Mundial: 355°
O professor Fernando Q. Cunha, da Universidade de São Paulo (USP), é um líder na área de Imunologia no Brasil. Seu foco está na Imuno-farmacologia, com ênfase em Doenças Inflamatórias. Além disso, ele já coordenou o CRID - Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CEPID-FAPESP) e é membro de várias academias científicas.
Veja Também: 6 invenções brasileiras que tiveram impacto global e que talvez você não saiba
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Euripedes Constantino Miguel
- Área: Psicologia
- Classificação Mundial: 1513°
O professor Euripedes Constantino Miguel ocupa atualmente o primeiro lugar na lista brasileira de Psicologia. Ele já foi chefe do Departamento de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (FMUSP); Professor Associado Adjunto do Child Study Center da Yale Medical School da Universidade de Yale; e coordenador do Consórcio Brasileiro de Pesquisas do Transtorno do Espectro Obsessivo-Compulsivo (C-TOC).
Philip M. Fearnside
- Área: Ecologia e Evolução
- Classificação Mundial: 226°
O pesquisador Philip M. Fearnside, premiado cientista na área de Ciência Aplicada ao Meio Ambiente, é um líder em Ecologia e Evolução no Brasil. Ele atuou como pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) desde 1978, com ampla experiência no estudo dos problemas ambientais na Amazônia brasileira.
Marcelo B. Labruna
- Área: Medicina Veterinária
- Classificação Mundial: 31°
O professor Marcelo B. Labruna é um importante nome na área de Medicina Veterinária no Brasil. Ele também já se destacou como o segundo colocado na categoria de Microbiologia. Atualmente, é professor titular da Universidade de São Paulo, com foco em Epidemiologia das Doenças Parasitárias.
Veja Também: Missão histórica: conheça o cientista brasileiro que conduzirá estudo visionário na ISS
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Cesar G. Victora
- Área: Medicina
- Classificação Mundial: 577°
Cesar G. Victora lidera a área de Medicina no Brasil. Ele é Professor Emérito de Epidemiologia na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e possui uma carreira internacionalmente reconhecida. Suas pesquisas abrangem temas como saúde e nutrição materno-infantil, amamentação, cortes de nascimento e desigualdades sociais.
Ivan Antonio Izquierdo
- Área: Neurociência
- Classificação Mundial: 417°
Ivan Antonio Izquierdo, um médico e cientista argentino naturalizado brasileiro, é o primeiro colocado na área de Neurociência no Brasil. Ele deixou um legado notável na pesquisa em Memória e foi professor titular de Neurologia e coordenador do Centro de Memória em diferentes universidades.
Carlos Frederico Martins Menck
- Área: Biologia Molecular
- Classificação Mundial: 1498°
O professor Carlos Frederico Martins Menck, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), lidera a lista na área de Biologia Molecular no Brasil. Sua pesquisa se concentra em mecanismos de reparo de DNA e no uso de RNA no tratamento de tumores.
João Rocha
- Áreas: Biologia e Bioquímica
- Classificação Mundial: 828°
O pesquisador João Rocha é amplamente citado nas áreas de Biologia e Bioquímica do Brasil. Ele já foi professor associado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e trabalhou em temas como Bioquímica, Toxicologia, Farmacologia de organocalcogênio e Educação em Ciências.
Jean Swings
- Área: Microbiologia
- Classificação Mundial: 98°
Jean Swings, um professor belga, ocupa o primeiro lugar em Microbiologia no Brasil e já foi um visitante ilustre na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua expertise está na taxonomia genômica dos seres procariontes.
Concluímos esse texto com um sentimento positivo de que, apesar dos pesares, o Brasil ainda tem consigo cientistas de prestígio que contribuem significativamente para o avanço do conhecimento em diversas áreas. Isso deve ser motivo de orgulho para nós! E que suas carreiras sirvam de inspiração para futuras gerações de pesquisadores dentro e fora do país.
Veja Também:
Fontes: O Globo.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.