O Extremely Large Telescope (ELT), atualmente em construção pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), será, em breve, o maior telescópio do mundo para observações na luz visível e infravermelha.
Na verdade, a construção do ELT foi iniciada há nove anos, e mais da metade do projeto já está finalizada. O mesmo está localizado no topo da montanha Cerro Armazones, no Deserto do Atacama, no Chile. Descubra mais sobre ele no texto a seguir, do Engenharia 360!
Principais características do Extremely Large Telescope
Antes de tudo, pode ser interessante comentar que, neste momento, o Extremely Large Telescope está sendo montado com um domo de ferro que em breve assumirá um formato arredondado. Empresas europeias estão fornecendo os espelhos e outros componentes do telescópio.
Com seu espelho principal de 39 metros, o Extremely Large Telescope será capaz de ajustar milhares de vezes por segundo para corrigir distorções causadas pelas turbulências atmosféricas.
O ELT contará com um espelho principal chamado M1, composto por 798 segmentos hexagonais, e os espelhos M2 e M3 estão em processo de polimento. Para concluir, o M4 já possui seis segmentos finalizados e está sendo integrado à unidade estrutural. O telescópio também terá um sistema de controle de equipamentos em desenvolvimento e receberá os instrumentos científicos na fase final do projeto.
Veja Também: Descoberta espacial: James Webb detecta o maior jato de fonte termal da lua Encélado
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Benefícios do Extremely Large Telescope para a ciência
Como já exposto parcialmente no texto a seguir, o Extremely Large Telescope apresenta diversos benefícios para a ampliação do conhecimento científico. Quando puder iniciar suas operações científicas, o ELT desempenhará um papel fundamental no estudo de exoplanetas, energia e matéria escura, estrelas da Via-Láctea e buracos negros, bem como o estudo do universo primitivo logo após o Big Bang. Essas observações e pesquisas fornecerão informações cruciais para expandir nosso conhecimento sobre o cosmos e realizar descobertas científicas significativas.
Neste momento, vale explicar mais em como o telescópio será capaz de realizar a correção de distorções causadas pela turbulência atmosférica. Bem, isso realmente será possível por causa do espelho M4. O mesmo fornecerá imagens mais nítidas e de alta qualidade, permitindo aos cientistas obter dados mais precisos e detalhados durante suas observações. Portanto, o Extremely Large Telescope será uma ferramenta poderosa para impulsionar a pesquisa científica, fornecendo insights valiosos sobre o universo e permitindo avanços significativos em várias áreas da astronomia e da astrofísica.
Veja Também: James Webb: Transformando Cirurgias Oculares com Tecnologia Espacial
Fase final da construção do maior telescópio do mundo
O espelho principal do ELT já teve mais de 70% das estruturas necessárias produzidas. Os espelhos M2 e M3 estão em processo de polimento, enquanto o M4 já possui seis segmentos finalizados. Infelizmente, a pandemia da Covid-19 causou atrasos na primeira metade do projeto, mas espera-se que a segunda metade seja concluída mais rapidamente. O sistema de controle e equipamentos do ELT estão em desenvolvimento, e os quatro primeiros instrumentos científicos que o telescópio vai receber estão na fase final do projeto, com alguns ainda em produção.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A saber, de acordo com as informações fornecidas, a previsão é que o Extremely Large Telescope inicie suas operações científicas em 2028.
Veja Também:
Fontes: Terra, Olhar Digital, EngenhariaÉ.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.