Atualmente, todos os setores da engenharia enfrentam desafios quanto à escassez de mão de obra e necessidade urgente de práticas mais sustentáveis, isso inclui a agricultura. Por outro lado, nos últimos anos, a tecnologia assumiu um papel de maior protagonismo na transformação de diversas indústrias. Assim, em meio à crise, começaram a surgir grandes ideias, impulsionando a inovação. A exemplo do LaserWeeder, da Carbon Robotics.
Estamos falando de um mecanismo robótico projetado especialmente para o controle de ervas daninhas nas plantações, uma alternativa mais moderna aos métodos tradicionais. O mesmo é equipado com Inteligência Artificial (IA) e lasers para identificar e eliminar, com máxima precisão, todas as plantas indesejadas. Confira quais os benefícios disso na produtividade e sustentabilidade nas lavouras no artigo a seguir, do Engenharia 360!
O que é e como funciona o LaserWeeder?
Antes de tudo, vale enfatizar que a tecnologia do LaserWeeder é uma ferramenta revolucionária, como nada visto antes no mundo das engenharias. Ela combina IA, visão computacional e lasers, utilizando para tratar o problema das ervas daninhas na agricultura. O objetivo é que não se tenha mais que depender de herbicidas químicos, trabalho manual e maquinário pesado.
A saber, em princípio, o mecanismo pode identificar e eliminar até 5 mil plantas por minuto após rastrear a área de modo submilimétrico, cobrindo cerca de 20 acres por dia numa velocidade de 8 km/h, mesmo em campos abertos.
Para isso, o LaserWeeder utiliza 24 GPUs da NVIDIA para processar 4,7 milhões de imagens de alta resolução por hora. O foco é dado no meristema das espécies, garantindo que as ervas daninhas sejam eliminadas sem afetar as culturas ao redor, preservando a saúde do solo e o equilíbrio ecológico.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A história do seu desenvolvimento
Já faz tempo que os agricultores sentem dificuldade para realizar o controle de ervas daninhas em suas lavouras. Sabendo disso, a Carbon Robotics decidiu criar um produto que fosse fácil de usar e capaz de operar em condições adversas. Assim surgiu o LaserWeeder, que acabou depois recebendo investimento significativo da NVentures, um braço de capital de risco da NVIDIA.
Esse apoio permitiu à empresa continuar e expandir seu projeto, aperfeiçoando a tecnologia. Então logo uma novidade foi a adição da ferramenta LaserThinning, que permite o robô desbastar áreas onde as culturas estão sobrecarregadas.
Qual o papel da IA na agricultura?
Mas onde entra a Inteligência Artificial nessa história? Bem, a IA desempenha um papel importante nesse processo. Na verdade, é ela que permite que o sistema aprenda constantemente a identificar diferentes tipos de ervas daninhas, aumentando a eficiência do serviço com o passar do tempo. E é justamente a precisão oferecida que garante que apenas as plantas indesejadas sejam atingidas.
A implementação da IA também tem contribuído para a integração do sistema do LaserWeeder com outros sistemas de robótica agrícola. A ideia da Carbon Robotics é criar uma rede de dispositivos autônomos que possam trabalhar juntos para otimizar as operações em campo. Os robôs ficaram a cargo de tarefas intensas, evitando quaisquer erros humanos e permitindo que os agricultores se concentrem em outras tarefas mais estratégicas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quais os benefícios do LaserWeeder?
A adoção do LaserWeeder traz uma série de benefícios significativos para os agricultores e para o meio ambiente, incluindo:
- Redução nos custos com controle de plantas em até 80%.
- Remoção eficiente de ervas, dando às culturas acesso melhor aos nutrientes e à água, resultando em colheitas mais saudáveis e produtivas.
- Incentivo a práticas agrícolas mais sustentáveis.
- Eliminação do uso de produtos químicos, protegendo a biodiversidade local - sobretudo os polinizadores essenciais, como as abelhas - e melhorando a saúde do solo ao não perturbar sua estrutura natural.
Quais as perspectivas para o futuro da agricultura?
Hoje, o LaserWeeder já é utilizado pelos agricultores na América do Norte, Europa e Austrália, apresentando resultados positivos. Mas quando o LaserWeeder for finalmente lançado no mercado à nível global, esse será um marco para a robótica avançada, um exemplo de sustentabilidade e eficiência.
Essa deve ser uma mudança paradigmática na forma como os agricultores abordam o manejo das culturas, abrindo novas oportunidades para a Engenharia Agrícola, além de trazer mais segurança alimentar e preservação ambiental para o mundo. E a Carbon Robotics deve continuar trabalhando em colaboração com especialistas para resolver problemas práticos e garantir que o seu produto atenda melhor às necessidades reais dos agricultores.
Veja Também:
Fontes: MundoGeo, Builtin, Revista Cultivar, Carbon Robotics.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.