Engenharia 360

Artemis I: para quando está marcada a data do lançamento?

Engenharia 360
por Redação 360
| 15/11/2022 | Atualizado em 27/01/2023 3 min

Artemis I: para quando está marcada a data do lançamento?

por Redação 360 | 15/11/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Engenharia 360

Antes de tudo, você sabe o que é Artemis I? Bem, este é o nome ao qual é popularmente conhecida a Missão de Exploração-1 ou EM-1 de introdução do programa espacial Artemis, desenvolvido pela NASA junto a empresas de voo espacial comercial norte-americanas e parceiros internacionais. O mesmo tem por objetivo levar o homem de volta à Lua até 2024 – algo que não acontece desde a Apollo 17, em 1972. Já a longo prazo, estabelecer a presença da nossa raça da forma sustentável no satélite natural, numa construção de economia lunar. E, mais tarde, se possível, enviar humanos para Marte.

Artemis I
Imagem reproduzida de CNN Brasil

Contagem regressiva para Lua

Na verdade, com financiamento já aprovado pelo Congresso Americano desde o governo Trump, a campanha como um todo deve usar várias naves. Especialmente a Artemis I, deve se valer do Space Launch System (SLS) e de módulos lunares comercialmente desenvolvidos. O lançamento já precisou ser adiado, mas agora está previsto para a madrugada do próximo dia 16 de novembro, a partir do Complexo 39 de lançamento do Centro Espacial Kennedy, sob a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Artemis I
Imagem reproduzida de Minuto Mais
Artemis I
Imagem reproduzida de GeekZilla

Este será um ensaio NÃO tripulado para envio de astronautas à Lua, mais um importante teste para a cápsula Orion; e, se tudo der certo, a cápsula voltará dia 11 de dezembro e, depois, será destinada a transportar humanos. Mas o que chama atenção no projeto é a montagem do SLS, com uma mistura de tecnologias – inclusive estruturais – novas e antigas, criadas nos anos 70, para os ônibus espaciais. Este foi um pedido do Congresso, para evitar gastos. Mas será que isso foi uma boa ideia, sobretudo depois do acidente com o Columbia, em 2003? O que você acha?

Artemis I
Imagem reproduzida de 360 News

Os custos do lançamento da Artemis neste estágio giram em torno de US$ 4 bilhões. E a Artemis III deverá ocorrer em 2025. Este será o primeiro pouso lunar tripulado do século XXI! Vamos manter os dedos cruzados!

Quer acompanhar o lançamento da Artemis I? Indicamos o link a seguir!


Fontes: UOL.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo