Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Kepler fornece internet banda larga de alta qualidade para o Ártico

Engenharia 360

2 min

POR Kamila Jessie 29/11/2019

Kepler, startup canadense de pequenos satélites conseguiu uma proeza: pela primeira vez, o Ártico recebeu conexão de internet banda larga de alta qualidade. A conexão via satélite alcançou uma velocidade de 100 MB no navio que serve como laboratório móvel para os pesquisadores da expedição MOSAiC. Atualmente, a tecnologia está sendo utilizada para transferir grandes quantidades de dados entre as equipes de pesquisa do navio e de expedição no solo do Ártico.

kepler
Imagem: mosaic-expedition.org

Comunicação à deriva e em acampamento no Ártico:

O Observatório Multidisciplinar de Deriva para o Estudo do Clima no Ártico (tradução livre para o MOSAiC) será a maior expedição durante o ano todo no Ártico central, explorando o sistema climático do Ártico. Um dos desafios mais cruciais para a equipe é descobrir como proteger as comunicações remotas de alta largura de banda do Ártico. Essa é a prova de que cientistas têm de lidar com uma série de desafios paralelos à pesquisa principal e, ao saberem dessa demanda, o pessoal da Kepler percebeu que poderia ajudar o pessoal do Ártico (que já estava encarando intempéries hardcore o suficiente) a compartilhar prontamente seus dados do Polo Norte com institutos de pesquisa em todo o mundo.

O cenário abordado pela Kepler é bem inovador, já que a conexão e o download/upload de dados em locais muito remotos como o Ártico sempre representou um desafio para telecomunicação, ainda mais considerando a falta de infraestrutura instalada nessas regiões. É promessa de grandes empreendimentos, como o Starlink, do nosso querido Musk, fornecer internet de qualidade via satélite para esses locais muito ermos, então devemos realmente aplaudir iniciativas como essa. Vejam só, a Kepler é uma startup que busca integrar nossas soluções de conectividade via satélite em suas operações globais, e para isso produz desde pequenos sensores até grandes embarcações oceanográficas.

kepler
Imagem: keplercommunications.com

A qualidade fornecida pela Kepler:

Além de prover o acesso, a qualidade do serviço da Kepler também deve ser valorizada: os equipamentos da empresa mostraram que a velocidade de download no navio é de 38 MB para download e 120 MB para upload. Isso é bom? Olha, tratam-se das mesmas especificações que a Google divulgou como sendo a qualidade mais alta para seu serviço futuro de games. Os cientistas lá no Ártico vão conseguir manter a transferência de dados de experimentos e ainda garantir aquela partidinha para entretenimento.

Fonte: Techcrunch. Kepler communications.

Banda larga
pesquisa em mudanças climáticas
satélite de comunicação

Kamila Jessie

Doutoranda em Hidráulica e Saneamento na USP, formada em Engenheira Ambiental e Sanitária, sonhadora em tempo integral, amante de ciências e inventividades.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
Engenharia, empreendedorismo e financiamento coletivo: o caso MOLA | Entrevista 360
Satélites Starlink menos brilhantes: SpaceX tenta tranquilizar profissionais da astronomia
Pesquisa sugere que crianças não confiam em assistentes de voz
22 coisas que só engenheiros ou estudantes de engenharia sabem
Será que vale a pena ser um(a) engenheiro(a)?
Diploma de Engenharia do Brasil vale em outros países?
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

6 Resultados