Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Kepler fornece internet banda larga de alta qualidade para o Ártico

Engenharia 360

2 min

POR Kamila Jessie 29/11/2019

Kepler, startup canadense de pequenos satélites conseguiu uma proeza: pela primeira vez, o Ártico recebeu conexão de internet banda larga de alta qualidade. A conexão via satélite alcançou uma velocidade de 100 MB no navio que serve como laboratório móvel para os pesquisadores da expedição MOSAiC. Atualmente, a tecnologia está sendo utilizada para transferir grandes quantidades de dados entre as equipes de pesquisa do navio e de expedição no solo do Ártico.

kepler
Imagem: mosaic-expedition.org

Comunicação à deriva e em acampamento no Ártico:

O Observatório Multidisciplinar de Deriva para o Estudo do Clima no Ártico (tradução livre para o MOSAiC) será a maior expedição durante o ano todo no Ártico central, explorando o sistema climático do Ártico. Um dos desafios mais cruciais para a equipe é descobrir como proteger as comunicações remotas de alta largura de banda do Ártico. Essa é a prova de que cientistas têm de lidar com uma série de desafios paralelos à pesquisa principal e, ao saberem dessa demanda, o pessoal da Kepler percebeu que poderia ajudar o pessoal do Ártico (que já estava encarando intempéries hardcore o suficiente) a compartilhar prontamente seus dados do Polo Norte com institutos de pesquisa em todo o mundo.

O cenário abordado pela Kepler é bem inovador, já que a conexão e o download/upload de dados em locais muito remotos como o Ártico sempre representou um desafio para telecomunicação, ainda mais considerando a falta de infraestrutura instalada nessas regiões. É promessa de grandes empreendimentos, como o Starlink, do nosso querido Musk, fornecer internet de qualidade via satélite para esses locais muito ermos, então devemos realmente aplaudir iniciativas como essa. Vejam só, a Kepler é uma startup que busca integrar nossas soluções de conectividade via satélite em suas operações globais, e para isso produz desde pequenos sensores até grandes embarcações oceanográficas.

kepler
Imagem: keplercommunications.com

A qualidade fornecida pela Kepler:

Além de prover o acesso, a qualidade do serviço da Kepler também deve ser valorizada: os equipamentos da empresa mostraram que a velocidade de download no navio é de 38 MB para download e 120 MB para upload. Isso é bom? Olha, tratam-se das mesmas especificações que a Google divulgou como sendo a qualidade mais alta para seu serviço futuro de games. Os cientistas lá no Ártico vão conseguir manter a transferência de dados de experimentos e ainda garantir aquela partidinha para entretenimento.

Fonte: Techcrunch. Kepler communications.

Banda larga
pesquisa em mudanças climáticas
satélite de comunicação

Kamila Jessie

Doutoranda em Hidráulica e Saneamento na USP, formada em Engenheira Ambiental e Sanitária, sonhadora em tempo integral, amante de ciências e inventividades.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
CEO e COO: entenda a diferença entre esses grandes cargos
MUSA: robô auxilia cirurgia de ultra-precisão em pacientes humanos
Pesquisadores do MIT desenvolvem sistema de dessalinização da água com eficiência de até 385%
Golden Gate Bridge: conheça o cartão postal de San Francisco
Enquanto Musk admite que duvidava do Cybertruck, Nikola Motors lança sua picape elétrica
Conheça os fatores que influenciam na produção de energia eólica
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ