Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Just in Time: como essa metodologia pode ajudar a reduzir custos e aumentar o lucro

por Colaboradores BDE | 26/04/2017
Copiado!

A aplicação dos conceitos just in time (JIT) ajuda significativamente na redução dos custos de produção e no aumento de lucro da empresa. Entretanto, sabemos que cada empresa tem suas características e particularidades e às vezes não é tão simples de colocar em prática. Vamos entender melhor desse assunto? Acompanhe!

Créditos: logisticaemfooco.blogspot.com.br.

Créditos: logisticaemfooco.blogspot.com.br.

Mas o que é Just in Time?

De acordo com o dicionário da APICS (American Production and Inventory Control Socity), a definição de JIT é a seguinte:

O produto certo na hora certa evitam desperdícios.

O produto certo na hora certa evitam desperdícios.


“Uma filosofia de manufatura que se baseia na eliminação planejada de todo o desperdício e na melhoria contínua da produtividade. Ela envolve a execução bem-sucedida de todas as atividades de manufatura necessárias para produzir um produto final, da engenharia de projetos à entrega e inclusão de todos os estados de transformação da matéria prima em diante. Os elementos principais do JIT são a manutenção somente dos estoques necessários quando preciso; melhorar a qualidade até atingir um nível zero de defeitos; reduzir lead times ao reduzir os tempos de preparação, comprimentos de fila e tamanhos de lote; revisar incrementalmente as próprias operações; e realizar essas coisas a um custo mínimo. Num sentido, aplica-se a todas as formas de manufatura, job shops e processos, bem-sucedidos como a manufatura prefeita”.
Como exemplo, podemos citar Henry Ford. Ele iniciou a produção do Ford Modelo T pois ele entendeu que existia um mercado que demandava veículos com preço acessível. Ele identificou essa oportunidade e começou a produzir em massa com baixo custo. Ele utilizou o conceito de linha de montagem através de esteiras que faziam as transformações de uma estação de trabalho para a seguinte no exato momento de utilização da matéria prima ou semiacabados. Com essa metodologia de produção (empurrada), Ford executava as etapas de produção (1, 2, 3 e 4) em um tempo inferior a 48 horas:

  • Descarregamento do minério;
  • Transformação do minério em aço;
  • Montagem do veículo;
  • Embarque para o cliente.

Desta forma, Ford demonstrava a vontade de entregar o produto certo no momento certo, reduzindo o tempo transcorrido que abrange o pedido feito pelo cliente até a distribuição do serviço ou produto ao cliente.

Produção do Ford Modelo T. (Créditos: www.novidadesautomotivas.blog.br).

Produção do Ford Modelo T. (Créditos: www.novidadesautomotivas.blog.br).

Quais são os itens que compõem o JIT e quais as suas vantagens?

Os elementos básicos que apoiam a filosofia JIT são:

  • Tempo de preparação;
  • Colaborador multifuncional;
  • Layout;
  • Qualidade;
  • Fornecedores.

Estes elementos são abrangentes e envolvem todas as atividades da empresa. Desta forma não é simples aplicar os conceitos de JIT, entretanto os resultados alcançados são motivadores e envolvem aspectos como:

  • Maior giro de estoque;
  • Melhor qualidade dos produtos;
  • Redução de custos;
  • Redução de riscos de manufatura;
  • Redução de estoque (em processo e para produto acabado).

 

Toda redução de custos é bem vinda.

Toda redução de custos é bem vinda.


Em tempos de crise, tudo que é comentado no âmbito de evitar desperdício, aumentar a produtividade e diminuir custos é totalmente válido. As metas de eliminar desperdícios e incrementar a produtividade devem ser buscadas por qualquer empresa que queira se destacar em um período de turbulência. Com isso é praticamente certo que esse período passará e a sua empresa estará muito mais preparada para aproveitar as oportunidades do período de abundância que está por vir.

Copiado!

Comentários