A aplicação dos conceitos just in time (JIT) ajuda significativamente na redução dos custos de produção e no aumento de lucro da empresa. Entretanto, sabemos que cada empresa tem suas características e particularidades e às vezes não é tão simples de colocar em prática. Vamos entender melhor esse assunto? Acompanhe!

Mas o que é Just in Time?
De acordo com o dicionário da APICS (American Production and Inventory Control Socity), a definição de JIT é a seguinte:

“Uma filosofia de manufatura que se baseia na eliminação planejada de todo o desperdício e na melhoria contínua da produtividade. Ela envolve a execução bem-sucedida de todas as atividades de manufatura necessárias para produzir um produto final, da engenharia de projetos à entrega e inclusão de todos os estados de transformação da matéria prima em diante. Os elementos principais do JIT são a manutenção somente dos estoques necessários quando preciso; melhorar a qualidade até atingir um nível zero de defeitos; reduzir lead times ao reduzir os tempos de preparação, comprimentos de fila e tamanhos de lote; revisar as próprias operações; e realizar essas coisas a um custo mínimo. Num sentido, aplica-se a todas as formas de manufatura, job shops e processos, bem-sucedidos como a manufatura prefeita”.
Como exemplo, podemos citar Henry Ford. Ele iniciou a produção do Ford Modelo T pois entendeu existir um mercado que demandava veículos com preço acessível. Ele identificou essa oportunidade e começou a produzir em massa com baixo custo. Ele utilizou o conceito de linha de montagem através de esteiras que faziam as transformações de uma estação de trabalho para a seguinte no exato momento de utilização da matéria-prima ou semi acabados. Com essa metodologia de produção (empurrada), Ford executava as etapas de produção (1, 2, 3 e 4) em um tempo inferior a 48 horas:
- Descarregamento do minério;
- Transformação do minério em aço;
- Montagem do veículo;
- Embarque para o cliente.
Desta forma, Ford demonstrava a vontade de entregar o produto certo no momento certo, reduzindo o tempo transcorrido que abrange o pedido feito pelo cliente até a distribuição do serviço ou produto ao cliente.

Veja Também: BIM na Engenharia: por que gastar energia nas fases iniciais de projeto?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Quais são os itens que compõem o JIT e quais as suas vantagens?
Os elementos básicos que apoiam a filosofia JIT são:
- Tempo de preparação;
- Colaborador multifuncional;
- Layout;
- Qualidade;
- Fornecedores.
Estes elementos são abrangentes e envolvem todas as atividades da empresa. Desta forma não é simples aplicar os conceitos de JIT, entretanto os resultados alcançados são motivadores e envolvem aspectos como:
- Maior giro de estoque;
- Melhor qualidade dos produtos;
- Redução de custos;
- Redução de riscos de manufatura;
- Redução de estoque (em processo e para produto acabado).

Em tempos de crise, tudo comentado no âmbito de evitar desperdício, aumentar a produtividade e diminuir custos é totalmente válido. As metas de eliminar desperdícios e incrementar a produtividade devem ser buscadas por qualquer empresa que queira se destacar em um período de turbulência. Com isso é praticamente certo que esse período passará e a sua empresa estará muito mais preparada para aproveitar as oportunidades do período de abundância que está por vir.