Engenharia 360

Conheça o jato supersônico presidencial dos Estados Unidos

Engenharia 360
por Rafael Panteri
| 18/08/2022 | Atualizado em 29/08/2022 3 min

Conheça o jato supersônico presidencial dos Estados Unidos

por Rafael Panteri | 18/08/2022 | Atualizado em 29/08/2022
Engenharia 360

Em setembro de 2020, a start-up Exosonic anunciou a parceria com a Diretoria de Transporte Aéreo Presidencial e Executivo para o desenvolvimento de um avião supersônico que serviria para locomoção das principais figuras do governo norte-americano. A previsão para o primeiro voo desse jato é 2030.

A nova aeronave é um derivado para 31 passageiros de um avião já existente da empresa, mas que comporta 70 pessoas. A startup não economizou em modernidade e luxo – acessórios em couro, carvalho e quartzo, suítes privativas para trabalho e descanso, e todos duas vezes maiores que os das aeronaves existentes.

Conforto para descansar ou trabalhar

Stephanie Chahan, design de interiores das aeronaves da Exosonic, comentou em entrevista à CNN que a intenção da empresa foi a de “implementar novas tecnologias que você não vê em aeronaves comerciais ou executivas”.

O avião é dividido em duas suítes e uma cabine principal. A primeira das duas suítes privativas é uma sala de reunião para três pessoas, com videoconferência e assentos giratórios de couro e madeira.

A segunda é para oito passageiros e possui assentos retos e altura de mesa ajustável. Ali, os executivos podem trabalhar com meus notebooks ou descansar durante as viagens.

A cabine principal possui 20 assentos de classe executiva, duas cozinhas, dois lavatórios e muito espaço de armazenamento.

avião jato
Imagem: Courtesy Exosonic to CNN

Veja Também:

Tecnologia de ponta

O avião da Exosonic possui um alcance de 5.000 milhas náuticas e, graças às técnicas de suavização de lança, deve ser capaz de voar por terra a quase duas vezes a velocidade do som sem incomodar os residentes lá embaixo.

“O futuro para viagens rápidas de passageiros globais é o voo supersônico de baixo boom.”, “Isso permite que os viajantes voem em velocidades supersônicas sem gerar barulhos perturbadores para os que estão no solo.” – disse o CEO da Exosonic, Norris Tie.

Imagens

Veja algumas imagens desse luxuoso jato:


Fontes: CNN-Brasil, EditionCNN.

Engenharia 360

Rafael Panteri

Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia. Parte da graduação em Shibaura Institute of Technology - Japão.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo