Aeroportos com pousos perigosos 

Ao redor do mundo 

Redação 360 25/10/2022  

A cada ano, muitas tecnologias são desenvolvidas e implementadas para aumentar a segurança dos sistemas envolvidos na aviação. Mas os casos dos aeroportos a seguir são peculiares, e podem dar medo!

Este aeroporto está praticamente no meio do Oceano Atlântico.  A pista foi estendida para acomodar um avião 757. Mas o que dá medo nele é o cisalhamento do vento na pista, que torna o pouso muito perigoso. 

Santa Helena 

Este aeroporto é conhecido por desembarques difíceis. Isso porque a estrutura fica em terreno alto e à beira do penhasco, com muita turbulência e cisalhamento do vento antes da aterrissagem para as aeronaves. 

Madeira, Portugal 

Este é considerado o aeroporto mais alto – ou mais ao alto – do mundo, a 3.255 metros acima do mar, rodeado por montanhas e com uma pista bem curta. E a área é assolada por ventos fortes em certas horas do dia. 

Leh, Índia 

Este aeroporto tem uma pista que termina direto em uma praia, sensação dos turistas. Porém, o que parece divertido pode ser mesmo algo bastante perigoso, sobretudo pela explosão de um motor a jato. 

São Martinho 

Este é o único aeroporto da região. Ele fica a 2.244 metros acima do nível do mar. E pousar no local é tão complexo  que é algo só permitido à luz do dia e com manobra de aproximação manual. 

Paro, Butão 

Este aeroporto foi colocado neste ranking por conta dos aviões precisarem passar por entre arranha-céus, pousando em um ângulo super íngreme – que alguns relacionam a estar em um helicóptero. 

Londres, Reino Unido 

O Aeroporto Ronald Reagan tem histórico de derrapagens. As curvas fechadas por onde as aeronaves precisam percorrer para se alinhar com a pista e os desvios de zonas de exclusão aérea ao redor tornam as aterrissagens bem complicadas. 

Washington, Estados Unidos 

Este aeroporto é cercado por montanhas. E, para pousar os aviões, os pilotos precisam direcionar as aeronaves para baixo, mergulhando sobre um pico de 2.440 metros, lidando com rajadas de vento fortíssimas. 

Innsbruck, Áustria 

Este aeroporto presentava uma falha gravíssima em sua pista, causa de um acidente fatal em 2007. E mesmo com operações de melhora da pista, ainda é complexo pousar no local – sobretudo por conta do adensamento urbano ao redor. 

Congonhas, Brasil 

Este aeroporto também sofre com cisalhamento do vento e tem pista curta, disposta em um penhasco entre montanhas. Não há espaço algum para manobras. E para ajudar na desaceleração dos aviões, a pista é até inclinada para cima. 

Lukla, Nepal