Engenharia 360

Japoneses afirmam que água da Terra veio de asteroides

Engenharia 360
por Redação 360
| 23/08/2022 | Atualizado em 25/10/2022 2 min

Japoneses afirmam que água da Terra veio de asteroides

por Redação 360 | 23/08/2022 | Atualizado em 25/10/2022
Engenharia 360
Recentemente, profissionais japoneses tiveram a chance de analisar uma pequena quantidade de material trazido à Terra pelo asteroide Ryugu, em 2020. O que eles descobriram neste momento foi surpreendente! Por exemplo, que os aminoácidos presentes no composto poderiam indicar condições propícias para vida. Então, se uma rocha assim se chocasse com um planeta, ela poderia estabelecer as origens da vida no local. Essa é uma das teorias sobre a formação do Universo considerada pelos cientistas!
água de asteroide
Imagem reproduzida de O Globo
água de asteroide
Imagem reproduzida de Noticias R7

Com essas informações, a questão que os japoneses levantaram é se, de repente, a água não chegou ao nosso planeta – ainda quando primitivo – desse jeito, através de um asteroide, provavelmente vindo há bilhões de anos, das bordas externas do Sistema Solar. Eles compararam os dados com amostras coletadas em uma missão espacial realizada há 6 anos, quando a sonda Hayabusa-2 pousou no corpo celeste e lançou um “impactador” em sua superfície, a cerca de 300 milhões de km de distância.

água de asteroide
Imagem reproduzida de BBC

O relatório completo já foi publicado pela revista Nature Astronomy e informa que “Asteroides voláteis do tipo C, ricos em elementos orgânicos, podem ter sido uma das principais fontes de água da Terra.”, “A chegada de voláteis (ou seja, elementos orgânicos e água) à Terra ainda é uma questão de debate significativa.”. Por hora, ainda é cedo para afirmar que o material coletado veio de uma origem interna ou externa ao Sistema Solar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Apesar das incógnitas ainda existentes, tudo que os japoneses descobriram nesse estudo pode mudar o futuro das pesquisas científicas e a nossa compreensão dos processos iniciais do Sistema Solar. O que você acha? Escreva nos comentários!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Asteroide com valor estimado em quadrilhões de dólares é observado em novo estudo feito com telescópio Hubble


Fontes: R7.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo