Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Já imaginou uma lixeira inteligente e conectada? Sim, ela existe!

por Fabio Doom | 21/03/2016
Copiado!

Uma lixeira inteligente e conectada que passa informações do total de lixo armazenado aos profissionais do sistema de coleta. Sim, esse compartimento existe e foi lançado recentemente por uma empresa francesa.
O projeto, desenvolvido pela Sigfox, visa melhorar o sistema das grandes cidades, evitando que os resíduos transbordem da lixeira e sujem o chão – o que acontece muito em padrões ineficientes. Assim, a monitoria melhora e o tempo fica otimizado.

lixeira-conectada

Foto: Reprodução


Por meio de um sistema de conexão simples, os funcionários sabem de qual objeto o lixo precisa ser retirado. Além de evitar que os agentes ambientes precisem andar por todas as ruas, ainda evita o péssimo fator dos materiais caírem e ficarem expostos no chão.
A novidade foi apresentada durante o World Mobile Congress, na Espanha, chamando a atenção até do prefeito da cidade de Barcelona – local do evento -, que já adquiriu a lixeira conectada para implantá-la em breve nas principais ruas do local.
Chamado por especialistas de ‘internet das coisas’, esse método de desenvolver e fabricar equipamentos inteligentes e conectados está cada vez mais se popularizando no mundo. Futuramente, veremos qualquer tipo de objeto com capacidade de se comunicar com o usuário, para melhorar seu funcionamento e a prática de várias tarefas.

Copiado!

Comentários