Ao iniciar uma nova jornada profissional, é comum experimentar uma variedade de emoções, como medo, ansiedade, realização e desespero. Esses sentimentos são normais e muitos profissionais já os vivenciaram em algum momento de suas carreiras, especialmente no início. Mas como podemos lidar com essas emoções e minimizar o impacto negativo delas em nossa vida profissional? O que podemos fazer para gerenciá-las de maneira eficaz? Simples, com Inteligência Emocional!
Veja Também: Networking: 7 dicas de como se dar bem em eventos profissionais sem conhecer ninguém
Trabalhando com a Inteligência Emocional
Antes de tudo, é importante nos prepararmos emocionalmente; no caso, desenvolvermos nossa inteligência emocional. Mas como podemos fazer isso? Confira algumas dicas:
- Buscando o autoconhecimento - quanto mais sabemos a respeito de nós mesmos, mais entendemos nossos limites e evitamos extrapolá-los.
- Mantendo a motivação em dia - sempre se desafiando a bater metas que são tangíveis, e que ainda auxiliam no nosso desenvolvimento profissional.
- Utilizando de todas as habilidades sociais que possuímos - nos conectando e compreendendo as pessoas que existem ao nosso redor, sempre mantendo o otimismo e ajudando sempre que possível.
- Nutrindo a prática da autogestão - também ajuda, pois, mantendo o controle de nossas ações, podemos gerenciar nosso tempo e assim evitamos ficar sobrecarregados.
Com essas dicas, podemos dar o primeiro passo para nos prepararmos emocionalmente. No entanto, é importante lembrar que haverá momentos em que as circunstâncias não estarão totalmente sob nosso controle. Nessas situações, é importante não nos cobrarmos por coisas que não poderíamos prever ou controlar.
Experiência
Ter experiência na área pode ajudar muito na preparação emocional, pois pode atenuar a frustração de resultados. No entanto, é importante lembrar que todos nós começamos por algum lugar e a falta de experiência não deve ser encarada como um obstáculo intransponível ao iniciar um novo emprego. Mesmo sem experiência, podemos nos preparar emocionalmente e desenvolver habilidades para lidar com os desafios que surgirem.
Muitos profissionais experientes podem enfrentar problemas emocionais, especialmente quando sentem que estão estagnados em suas carreiras ou que o trabalho que realizam já não traz mais a mesma satisfação de antes. Nesses momentos, é importante refletir cuidadosamente sobre o caminho a seguir, pois esses sentimentos podem afetar significativamente várias áreas da vida, incluindo relacionamentos, saúde, trabalho e motivação. Quando a situação chega a esse ponto, pode ser difícil voltar atrás, exigindo um alto grau de inteligência emocional para lidar com a situação.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
"Então, como posso adquirir a experiência necessária para lidar com essas situações?"
Durante nossa formação - seja na faculdade, ensino médio ou em cursos técnicos - podemos buscar oportunidades de estágio e realizar cursos para aprimorar nossas habilidades na área em que desejamos atuar no futuro.
Veja Também: Saiba por que é preciso que engenheiros trabalhem sua Inteligência Emocional
Agindo em momentos de indecisão
Este é o momento ideal para experimentar coisas novas, explorar outras áreas e adquirir novos conhecimentos. Dessa forma, quando descobrir qual é a sua verdadeira vocação, você se sentirá mais preparado e adaptado à sua função, sem se sentir tão pressionado ou incapaz. Uma das formas de experimentar é realizar estágios, trabalhos administrativos na faculdade, ajudar um amigo com seu empreendimento, viajar ou até mesmo conversar com um profissional experiente da área. Isso abrirá seus olhos para um leque de informações que você nem imaginava que existia.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Networking
'Networking' é termo é muito utilizado atualmente, pois trata-se de um dos pilares das relações profissionais. Ele basicamente significa "rede de interação", onde as pessoas com que nos relacionamos profissionalmente se enquadram. Fortalecendo essa rede, podemos ter mais dicas de como melhorar nossas habilidades, aprender novas, aumentar nossas chances de crescer profissionalmente, e ampliar nossos contatos interpessoais.
Ser visto como referência é uma das vantagens de ter um bom networking. Isso ocorre porque um maior número de pessoas conhece seu trabalho e realizações, o que ajuda a manter você em evidência para oportunidades e a manter sua autoconfiança elevada.
Como se preparar adequadamente para um futuro incerto
O melhor caminho a ser seguido é aquele em que nos sentimos bem! Claro que mantendo-se sempre preparados para os desafios futuros, sem temer os processos que virão, aceitando aquilo que não podemos controlar, mudando o que está ao nosso alcance, e também eliminando as preocupações desnecessárias. Desse modo, poderemos nos preparar emocionalmente para um futuro profissional incerto e desconhecido!
Fique o seguinte vídeo do João Francisco, que apresenta dicas valiosas sobre como desenvolver a Inteligência Emocional:
Gostou do conteúdo? Conta para gente na aba de comentários!
Veja Também:
Fontes: Canal João Francisco - YouTube.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Mauricio da Silva
Estudante de Engenharia Elétrica; Técnico em Eletrotécnica; além de possuir conhecimentos em Elétrica Industrial e Residencial.