Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


Saiba como a Inteligência Artificial avalia o seu currículo online

por Clara Ribeiro | 29/04/2021

Você sabia que muitas vezes o seu currículo online é analisado primeiro por um robô e somente depois por um humano? Veja dicas para ser selecionado aqui!

Ano após ano, as empresas adotam o modelo de vagas de emprego online e recebem candidaturas por sites próprios ou terceirizados. Há também aquelas que recrutam pelas redes sociais. E, hoje em dia, o currículo online enviado por e-mail ou por outra plataforma digital pode passar por sistemas de Inteligência Artificial. Nesse sentido, saber como preparar o material para essa etapa faz toda a diferença!

Na maioria das vezes, candidatar-se a uma vaga pode ser muito fácil. Com um ou dois cliques você já está fazendo parte da pré-seleção. Todavia, cair no conhecimento do recrutador ou do departamento de recursos humanos da empresa pode ser uma missão quase impossível em muitos casos!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Engenharia 360 apresenta a seguir dicas de como passar pela Inteligência Artificial e evitar ser descartado pelo “funil eletrônico dos currículos”. Confira!

currículo online
Imagem extraída de Rock Content

Como funciona a Inteligência Artificial para refinar currículos

A Inteligência Artificial surge como uma aliada dos agentes de recursos humanos, que não precisam perder tempo avaliando todos os currículos que recebem.

Os sistemas apresentam ferramentas que selecionam e descartam candidatos de acordo com informações prévias indicadas pelas próprias empresas.

A saber, os currículos passaram a ser avaliados pelo recrutamento preditivo através da procura por palavras-chave relacionadas a categorias. São exemplos:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • Habilidade;
  • Experiência; e
  • Educação.

Os documentos acabam avaliados a partir dos requisitos de um cargo e demais fatores cobrados pela empresa contratante. 

Para se ter uma ideia, a Inteligência Artificial pode, por exemplo, selecionar candidatos que já trabalharam em determinadas empresas, assim como filtrar algumas habilidades pertinentes à atuação profissional.

currículo online
Imagem extraída de Revista Exame

Veja também: Como funciona a entrevista de emprego por competências?

Dicas para turbinar o seu currículo online

Para conseguir receber a aprovação da filtragem da Inteligência Artificial, o seu currículo online precisa passar por algumas adaptações e não focar apenas em uma boa introdução textual.

Por isso, para enriquecer o seu currículo, você deverá se atentar a alguns pontos importantes para fortalecer a sua candidatura às vagas. Por exemplo:

  • Introduza no seu currículo as mesmas palavras-chaves ou semelhantes que o empregador utiliza para formação, habilidades, experiências e atividades exigidas. 
  • Além disso, cite palavras mais relevantes a sua função recente, introduza palavras como “significante”, “domínio”, “forte”, todas elas poderão ajudar a passar pelos filtros da inteligência artificial. 
  • Ademais, use números, dados e resultados sempre que possível. Por exemplo: “Comandei uma equipe que aumentou as vendas em 50% em 18 meses”. 
  • Fique atento também se o sistema consegue “ler” o seu currículo. Por exemplo, em alguns casos o formato de arquivo em PDF, pode ser entendido como uma imagem, fato que pode excluir seu currículo do banco de dados. 
  • Utilizar formatações complexas com colunas e imagens também podem atrapalhar a leitura do seu currículo por softwares determinados.
  • Por fim, cite todas as suas habilidades e utilize-se uma linguagem explicativa citando sistemas e ferramentas que você trabalhou, por exemplo, ao invés de citar que têm experiências com ERPs de modo geral. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre como adaptar o seu currículo para passar pela inteligência artificial? Compartilhe com quem precisa saber disso!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas antes de ir embora desta tela, assista este vídeo especial do ‘360’:

Comentários

Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.