Engenharia 360

Saiba como a Inteligência Artificial avalia o seu currículo online

Engenharia 360
por Clara Ribeiro
| 29/04/2021 | Atualizado em 28/01/2023 3 min
Imagem extraída de Revista Exame

Saiba como a Inteligência Artificial avalia o seu currículo online

por Clara Ribeiro | 29/04/2021 | Atualizado em 28/01/2023
Imagem extraída de Revista Exame

Você sabia que muitas vezes o seu currículo online é analisado primeiro por um robô e somente depois por um humano? Veja dicas para ser selecionado aqui!

Engenharia 360

Você sabia que muitas vezes o seu currículo online é analisado primeiro por um robô e somente depois por um humano? Veja dicas para ser selecionado aqui!

Ano após ano, as empresas adotam o modelo de vagas de emprego online e recebem candidaturas por sites próprios ou terceirizados. Há também aquelas que recrutam pelas redes sociais. E, hoje em dia, o currículo online enviado por e-mail ou por outra plataforma digital pode passar por sistemas de Inteligência Artificial. Nesse sentido, saber como preparar o material para essa etapa faz toda a diferença!

Na maioria das vezes, candidatar-se a uma vaga pode ser muito fácil. Com um ou dois cliques você já está fazendo parte da pré-seleção. Todavia, cair no conhecimento do recrutador ou do departamento de recursos humanos da empresa pode ser uma missão quase impossível em muitos casos!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Engenharia 360 apresenta a seguir dicas de como passar pela Inteligência Artificial e evitar ser descartado pelo "funil eletrônico dos currículos". Confira!

currículo online
Imagem extraída de Rock Content

Como funciona a Inteligência Artificial para refinar currículos

A Inteligência Artificial surge como uma aliada dos agentes de recursos humanos, que não precisam perder tempo avaliando todos os currículos que recebem.

Os sistemas apresentam ferramentas que selecionam e descartam candidatos de acordo com informações prévias indicadas pelas próprias empresas.

A saber, os currículos passaram a ser avaliados pelo recrutamento preditivo através da procura por palavras-chave relacionadas a categorias. São exemplos:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • Habilidade;
  • Experiência; e
  • Educação.

Os documentos acabam avaliados a partir dos requisitos de um cargo e demais fatores cobrados pela empresa contratante. 

Para se ter uma ideia, a Inteligência Artificial pode, por exemplo, selecionar candidatos que já trabalharam em determinadas empresas, assim como filtrar algumas habilidades pertinentes à atuação profissional.

currículo online
Imagem extraída de Revista Exame

Veja também: Como funciona a entrevista de emprego por competências?

Dicas para turbinar o seu currículo online

Para conseguir receber a aprovação da filtragem da Inteligência Artificial, o seu currículo online precisa passar por algumas adaptações e não focar apenas em uma boa introdução textual.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por isso, para enriquecer o seu currículo, você deverá se atentar a alguns pontos importantes para fortalecer a sua candidatura às vagas. Por exemplo:

  • Introduza no seu currículo as mesmas palavras-chaves ou semelhantes que o empregador utiliza para formação, habilidades, experiências e atividades exigidas. 
  • Além disso, cite palavras mais relevantes a sua função recente, introduza palavras como “significante”, “domínio”, “forte”, todas elas poderão ajudar a passar pelos filtros da inteligência artificial. 
  • Ademais, use números, dados e resultados sempre que possível. Por exemplo: "Comandei uma equipe que aumentou as vendas em 50% em 18 meses”. 
  • Fique atento também se o sistema consegue “ler” o seu currículo. Por exemplo, em alguns casos o formato de arquivo em PDF, pode ser entendido como uma imagem, fato que pode excluir seu currículo do banco de dados. 
  • Utilizar formatações complexas com colunas e imagens também podem atrapalhar a leitura do seu currículo por softwares determinados.
  • Por fim, cite todas as suas habilidades e utilize-se uma linguagem explicativa citando sistemas e ferramentas que você trabalhou, por exemplo, ao invés de citar que têm experiências com ERPs de modo geral. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre como adaptar o seu currículo para passar pela inteligência artificial? Compartilhe com quem precisa saber disso!

Mas antes de ir embora desta tela, assista este vídeo especial do '360':


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em Arquitetura e Engenharia, especialista em redação SEO, edição e revisão de textos, Marketing de Conteúdo e Ghost Writer, além de Redação Publicitária e Institucional; ávida consumidora de informação, amante das letras, das artes e da ciência.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo