2021 será o momento de retomada da economia mundial e esse pode também ser o ano que você dará uma guinada na sua vida, conseguindo realizar novas atividades empresariais. Acha que estará preparado para enfrentar uma nova entrevista de emprego? O que esperar dos novos processos de recrutamento? Será que é possível deixar algumas respostas pré-prontas a partir de agora? Claro que sim!
Neste texto, o Engenharia 360 faz uma análise sobre o que são as “entrevistas por competência” ou “competency-based interview”. Sabe do que se trata? De início, podemos dizer que é um modelo de entrevista de emprego que está sendo adotado por grandes empresas e que tem inspirado também os processos seletivos das menores. Inclusive ,os especialistas dizem que esta tendência pode aumentar nos próximos anos. Portanto, prepare-se!
O que é Entrevista por Competência?
Este tipo de entrevista de emprego baseia-se em conhecer os candidatos em níveis de senioridade. Neste caso, o entrevistador está completamente no comando da conversa, pedindo que o candidato lhe conte situações reais vivenciadas que possam demonstrar que ele realmente pode fazer certas coisas ou responder bem a certas questões. Durante esse processo, não há espaço para abordagens subjetivas, apenas um embasamento claro em dados concretos que ajudam na seleção profissional.
Por que investir no método de Competency-Based Interview?
Como você já deve imaginar, entrevistas mal conduzidas por departamentos de RH podem levar as empresas a contratações insatisfatórias, gerando despesas desnecessárias. Porém, as entrevistas por competências podem ajudar as organizações a evitar tudo isto através de critérios mais rigorosos de seleção de candidatos. No mais, esta também pode ser a solução perfeita para que os entrevistados, de cara, percebam se realmente querem se comprometer com o cargo ou função que lhe está sendo oferecido. No fim das contas, aceitar um emprego é o mesmo que assinar um contrato a longo prazo; portanto, erros cometidos nesta fase devem levar a sérias dores de cabeça.
Qual o objetivo das empresas em usar este método de entrevista?
Então, qual o real diferencial de uma entrevista de emprego comum e uma entrevista por competência? Pois bem, é que, neste caso, primeiro é avaliado o comportamento dos candidatos! Através de um passo-a-passo especial, criado com base nos critérios da empresa, o entrevistador faz um mapeamento das habilidades do entrevistado. Geralmente, o que mais acontece é o entrevistador pedir ao candidato que lhe conte exemplos de casos. O que ele deseja saber é o quanto o entrevistado tem de experiência desenvolvida, habilidades, conhecimentos em uma determinada área, fora as atitudes certas que leva para trabalhar numa função específica!Como funciona a Entrevista de Emprego por Competências?
Claro que participar de uma entrevista por competências não é nenhum bicho de sete cabeças. Porém, do entrevistador será exigida uma percepção mais apurada do comportamento do entrevistado. Mas preparar de antemão um modelo de perguntas deve lhe ajudar a simplificar o processo de avaliação de potenciais funcionários.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Todas as etapas devem transcorrer de modo transparente, com critérios bem claros, justos e conscientes. As perguntas devem ser direcionadas a uma habilidade ou competência específica de acordo com o que é relevante para a empresa. Isto deverá ser determinado em um briefing criado pelos gestores da própria vaga – onde será ainda colocada uma descrição do cargo a ser preenchido.
Durante a entrevista, serão realizadas diversas perguntas ao candidato visando explorar o seu comportamento em circunstâncias específicas. Por exemplo: “Já passou por uma situação assim? Como foi? O que você fez? Como reagiu, resolveu o problema ou solucionou o conflito? Em quanto tempo? O que te fez decidir por isto? Contou com a sua equipe? Qual o resultado de suas ações? E o seu cliente, como ficou? Faria tudo novamente do mesmo modo?”. Enfim, as reações dos candidatos serão analisadas!
São exemplos de habilidades e competências admiradas em uma entrevista de emprego: boa comunicação, criatividade, inovação, educação, respeito, delegação, adaptação, flexibilidade, integridade, resiliência, liderança, e poder de influencia.
Veja Também: Entrevista de emprego: confira as razões para fazer perguntas ao recrutador
Você pode até treinar diferentes respostas para perguntas como estas antes de realizar a sua entrevista de emprego, pensando em evitar qualquer esquecimento. Porém, nada melhor do que ser verdadeiro durante a conversa! Não relate situações hipotéticas e genéricas. Seja sincero e foque o papo naquilo que melhor pode dizer sobre si mesmo e sua carreira profissional. Tenha calma e tudo dará certo!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Já fez uma entrevista de emprego por competências? Comente sua experiência!
Fontes: VAGAS, Guia da Carreira, Resultados Digitais, Self Treinamentos.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.