Engenharia 360

8 curiosidades incríveis sobre a Estação Espacial Internacional

Engenharia 360
por Redação 360
| 04/05/2023 | Atualizado em 17/05/2023 4 min
Imagem de vecstock em Freepik

8 curiosidades incríveis sobre a Estação Espacial Internacional

por Redação 360 | 04/05/2023 | Atualizado em 17/05/2023
Imagem de vecstock em Freepik
Engenharia 360

A Estação Espacial Internacional (ISS) se destaca como o maior laboratório científico do espaço, construída com a colaboração de diversos países. Completando 25 anos em 2023, ela orbita a Terra a uma incrível velocidade de 7.71 km/s, proporcionando aos astronautas a oportunidade de realizar experimentos em um ambiente de pouca gravidade. Neste texto do Engenharia 360, exploraremos mais sobre sua construção e objetivos, bem como algumas curiosidades sobre o cotidiano dos astronautas a bordo.

Curiosidades sobre a Estação Espacial Internacional

A Engenharia tem sido fundamental para a exploração espacial, desde o momento em que a NASA conseguiu colocar três astronautas em um foguete e enviá-los para a Lua há décadas atrás. Hoje, a tecnologia espacial se desenvolveu e é possível até mesmo planejar a construção de uma colônia em Marte. E a Estação Espacial Internacional (ISS) representa um marco importante na história da engenharia e da exploração espacial, suas descobertas e tecnologias avançadas contribuem para melhorar a vida aqui na Terra e nos preparar para futuras missões espaciais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Estação Espacial Internacional
Imagem de WikiImages em Pixabay

1. Localização

A Estação Espacial Internacional orbita a Terra a 408 km de altitude e pode ser vista a olho nu de qualquer lugar do planeta. Ela é o terceiro objeto mais brilhante do céu noturno, depois da Lua e de Vênus. A NASA oferece o serviço "Spot the Station" para mostrar em que cidades e lugares do mundo a estação é visível no momento. Também é possível assistir a uma transmissão ao vivo de vídeo interno da estação quando a equipe está de plantão.

2. Tamanho

A Estação Espacial Internacional tem cerca de 110 metros de comprimento, pesa 419.725 kg. Seu espaço interno é de 32 metros cúbicos, com seis quartos, dois banheiros, uma academia e uma janela panorâmica. Até seis naves espaciais podem ser conectadas à estação ao mesmo tempo, trazendo suprimentos e combustível.

3. Tráfego

Esse laboratório espacial tem um tráfego intenso, com constantes chegadas e partidas de naves para reabastecimento e transporte de tripulantes. Atualmente, existem três naves ancoradas na estação e há várias missões programadas para os próximos meses. O quadro de datas das chegadas e partidas pode ser conferido na Internet.

Estação Espacial Internacional
Imagem de WikiImages em Pixabay

Veja Também: Cabines de Estação Espacial serão revertidas para uma versão 'hospedagem de luxo'

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

4. Tripulação

A Estação Espacial Internacional é um laboratório de pesquisa com diversos experimentos em andamento. Os astronautas realizam experimentos em áreas como construção de robôs espaciais, estudo dos efeitos do espaço no corpo humano e em plantas, além de testes para melhorar a Internet espacial.

Os astronautas que vivem na ISS fazem três refeições por dia, flutuando na área de alimentação, dormem em pé em um casulo, usam apenas dois banheiros e a urina é filtrada e reutilizada para abastecer a estação. Mais de 230 pessoas de 18 países já visitaram a ISS desde 2000.

Veja Também:

Como as cidades brasileiras são vistas da Estação Espacial Internacional (ISS)?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

5. Fonte de Energia

A Estação Espacial Internacional (ISS) tem diversos painéis solares que se estendem por 73 metros - um comprimento semelhante ao do Airbus A380. Os painéis solares geram 110 kilowatt de energia, suficiente para manter 55 casas.

Estação Espacial Internacional
Imagem de usuário 12019 em Pixabay

6. Sistema Operacional

A ISS migrou do Windows e do Scientific Linux para o Linux Debian 6, pois precisavam de um sistema operacional estável e mais seguro. Para garantir a estabilidade, eles planejam executar uma versão sempre anterior da mais recente do sistema operacional. Além disso, os computadores da Estação Espacial Internacional já foram infectados por vírus mais de uma vez, incluindo o W32.Gammima.AG, que rouba senhas de jogos on-line e se espalha por mídias removíveis.

7. Experimentos

Como dito antes, a Estação Espacial Internacional oferece a pesquisadores a oportunidade de realizar experimentos e estudos no espaço. Experimentos envolvendo vermes sem cabeça, fazendas de formigas, lulas e embriões de ratos já foram feitos. Um experimento que chamou atenção envolveu os gêmeos Scott e Mark Kelly, investigando os efeitos causados no corpo após um longo tempo no espaço.

Esse teste provou uma diferença de 7% na expressão genética de Scott em comparação com a de seu irmão, mostrando a importância de experimentos para estudos sobre colonização de outros planetas. Atualmente, existem pesquisas de 68 países a bordo da Estação Espacial Internacional e mais de 100 mil pessoas estão ligadas à ISS.

Estação Espacial Internacional
Imagem de WikiImages em Pixabay

8. Durabilidade

Embora não esteja confirmado que a Estação Espacial Internacional será retirada de órbita em breve, não está nos planos que ela permaneça lá por muito mais tempo. Testes de engenharia sugerem que a estação pode ser viável pelo menos até 2028, com o módulo Zarya e o Unity node estando em bom estado.

Veja Também:


Fontes: O Globo, Hipercultura, Mega Curioso.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo