Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Indiano de 26 anos revitaliza lagoas mortas para lutar contra a crise hídrica

por Redação 360 | 13/01/2021
Copiado!

Após o sucesso da iniciativa, ele recebeu apoio do governo local

Precisamos lutar juntos para reverter o aquecimento global, mas nada nos impede de trabalhar individualmente também. É isso que o indiano Ramveer Tanwar, de 26 anos, nos ensina através de sua iniciativa. Estudante de engenharia, ele começou a revitalizar lagoas mortas da região de Greater Noida, no estado indiano de Uttar Pradesh, onde vive.

A Índia é um dos países mais poluídos do mundo. Estudos já mostraram que passar um dia na capital do país – Nova Delhi, equivale a fumar 50 cigarros. Como resultado, o país possui milhares de lagos e lagoas tão poluídos que já são considerados mortos. Foi por isso que Tanwar teve a ideia de se juntar a alguns voluntários locais para transformar esta realidade.

antes e depois da revitalização das lagoas pelo indiano
Antes (esquerda) e depois (direita) da revitalização. Imagem: Facebook/Ramveer Tanwar

Sua missão é lutar contra a crise hídrica na Índia, que vem enfrentando nos últimos anos uma séria escassez de água. Segundo o estudante, a redução dos recursos hídricos tornou-se um grande problema em todo o país, e a Índia está sofrendo atualmente com a pior crise hídrica de sua história.

Com muitos lagos secando devido à poluição, e ao ver que ninguém estava tomando medidas para evitar este caos, Tanwar começou uma campanha para educar os moradores sobre a importância da conservação da água. Sua iniciativa começou em 2014 e, com o apoio de moradores locais, já conseguiu limpar lagos de mais de 50 aldeias da região.

antes e depois da revitalização das lagoas pelo indiano
Imagem: Facebook/Ramveer Tanwar

“Por falta de consciência, as pessoas da aldeia desperdiçavam água sem parar. Eles estão fazendo isso por ignorância. Multá-los por isso não é uma solução”, explicou em entrevista ao jornal The Logical Indian.

A ação

Além do desperdício de água, o indiano percebeu que muitas pessoas despejavam lixo e grandes quantuidades de plástico nos rios e lagos. Em seguida, ele concebeu um sistema simples de dupla filtração. Através dele, qualquer água que entrasse nos lagos teria que passar por uma rede de pranchas de madeira e depois por uma rede de grama.

antes e depois da revitalização
Imagem: Facebook/Ramveer Tanwar

Com o sucesso de sua iniciativa, ele acabou recebendo o apoio do governo, que começou a criar grupos chamados Bhujal Sena (exército de águas subterrâneas) em todos os distritos.

Atualmente, dividindo seu tempo entre a faculdade e seu projeto, ele motiva os jovens a participarem de projetos de conservação e a preservarem o planeta dos efeitos das mudanças climáticas. Sua ideologia vem ultrapassando barreiras e chegando aos ouvidos de pessoas de outras partes do mundo. “Se não agora, então quando?” foi o tema de seu TEDx Talk, em que Tanwar apresenta fatos sobre lagoas em declínio e faz o público perceber sua obrigação moral de preservar o ecossistema para a posteridade.

Fonte: Bright Vibes

O que você achou dessa iniciativa? Comente!

Copiado!
Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.

Comentários