Precisamos lutar juntos para reverter o aquecimento global, mas nada nos impede de trabalhar individualmente também. É isso que o indiano Ramveer Tanwar, de 26 anos, nos ensina através de sua iniciativa. Estudante de engenharia, ele começou a revitalizar lagoas mortas da região de Greater Noida, no estado indiano de Uttar Pradesh, onde vive.
A Índia é um dos países mais poluídos do mundo. Estudos já mostraram que passar um dia na capital do país - Nova Delhi, equivale a fumar 50 cigarros. Como resultado, o país possui milhares de lagos e lagoas tão poluídos que já são considerados mortos. Foi por isso que Tanwar teve a ideia de se juntar a alguns voluntários locais para transformar esta realidade.
Sua missão é lutar contra a crise hídrica na Índia, que vem enfrentando nos últimos anos uma séria escassez de água. Segundo o estudante, a redução dos recursos hídricos tornou-se um grande problema em todo o país, e a Índia está sofrendo atualmente com a pior crise hídrica de sua história.
Com muitos lagos secando devido à poluição, e ao ver que ninguém estava tomando medidas para evitar este caos, Tanwar começou uma campanha para educar os moradores sobre a importância da conservação da água. Sua iniciativa começou em 2014 e, com o apoio de moradores locais, já conseguiu limpar lagos de mais de 50 aldeias da região.
"Por falta de consciência, as pessoas da aldeia desperdiçavam água sem parar. Eles estão fazendo isso por ignorância. Multá-los por isso não é uma solução", explicou em entrevista ao jornal The Logical Indian.
A ação
Além do desperdício de água, o indiano percebeu que muitas pessoas despejavam lixo e grandes quantuidades de plástico nos rios e lagos. Em seguida, ele concebeu um sistema simples de dupla filtração. Através dele, qualquer água que entrasse nos lagos teria que passar por uma rede de pranchas de madeira e depois por uma rede de grama.
Com o sucesso de sua iniciativa, ele acabou recebendo o apoio do governo, que começou a criar grupos chamados Bhujal Sena (exército de águas subterrâneas) em todos os distritos.
Atualmente, dividindo seu tempo entre a faculdade e seu projeto, ele motiva os jovens a participarem de projetos de conservação e a preservarem o planeta dos efeitos das mudanças climáticas. Sua ideologia vem ultrapassando barreiras e chegando aos ouvidos de pessoas de outras partes do mundo. "Se não agora, então quando?" foi o tema de seu TEDx Talk, em que Tanwar apresenta fatos sobre lagoas em declínio e faz o público perceber sua obrigação moral de preservar o ecossistema para a posteridade.
Fonte: Bright Vibes
O que você achou dessa iniciativa? Comente!