Nos últimos anos, temos presenciado o “boom” das inteligências artificiais. Logo descobrimos como a tecnologia de IA pode ser uma ferramenta revolucionária em diversas áreas do conhecimento. Na ciência, por exemplo, ela tem ajudado os especialistas a desvendar enigmas antigos e grandes mistérios que atormentam nossa curiosidade e que sempre pareceram impossíveis de resolver. Surpreenda-se com as revelações feitas neste artigo do Engenharia 360!
Pergaminhos de Herculano
Existe um grupo de pergaminhos que sobreviveram à erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C, considerado um dos maiores tesouros da história antiga. Os pesquisadores sempre desejaram saber mais sobre eles, mas não sabem como desenrolá-los sem os danificar. Uma alternativa para a ciência é usar IA e raios-x de alta resolução para decifrar o que esses documentos, com mais de 2 mil caracteres, revelam sobre o passado da humanidade.
Em 2023, pesquisadores fizeram um teste com a nova técnica, revelando passagens completas dos Pergaminhos de Herculano pela primeira vez. Vale destacar aqui também o lançamento da competição Vesuvius Challenge, que visa acelerar o processo de deciframento dos documentos, enfrentando o desafio de distinguir a tinta dos papiros carbonizados, frágeis e ilegíveis, permitindo a leitura dos textos em grego e latim.
Comunicação animal
Você já pensou o que dizem os passarinhos, os gatos, os cachorros e tantos outros animais? Uma das comunicações mais enigmáticas do reino animal para a ciência é aquela feita entre baleias cachalotes. Ela é complexa (com muitas variações de ritmo e duração) e pouco compreendida ainda pelos pesquisadores. A boa notícia pé que agora, com aprendizado de máquina, é possível analisar os 9 mil sequenciais de cliques já gravados para entender os padrões dessas vocalizações e compará-los com a fonética humana.
No fim das contas, até agora, graças ao uso de IA na ciência, já foram revelados 18 tipos de ritmos e várias outras características que devem permitir o melhor entendimento da sintaxe das vocalizações das baleias. O próximo passo é realizar experimentação com os animais, comparando os dados com seus comportamentos. A expectativa é de que, no futuro, os humanos possam se comunicar com esses gigantes marinhos.
Veja Também: Conheça novo Plano Brasileiro de Inteligência Artificial 2024-2028
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Sítios arqueológico de Nazca
O Deserto de Nazca, no Peru, guarda mais um tesouro antigo, extensos pictogramas visíveis apenas do ar e que têm intrigado arqueólogos por décadas. Parece que agora vamos finalmente entender melhor os seus traços e até identificar novos geoglifos. Cientistas de dados e arqueólogos desenvolveram um modelo de detecção de objetos com IA capaz de registrar imagens de alta resolução. Só entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023, a equipe verificou 303 figuras.
Estruturas proteicas
Agora uma boa notícia para quem trabalha com Biologia. Cientistas da Google ligados ao projeto Google DeepMind desenvolveram uma ferramenta nova baseada em IA, a AlphaFold, que prevê a estrutura de proteínas a partir de sequências de aminoácidos. A saber, as proteínas são formadas por combinações complexas de cerca de 20 aminoácidos, dobrando-se em estruturas tridimensionais essenciais para a vida.
O objetivo é coletar para a ciência o máximo de informações e criar um banco de dados que ajude os pesquisadores a acelerar descobertas, inclusive na Medicina e Engenharia Biomédica. Mas, por hora, o software da Google ainda não consegue prever consequências das mutações em proteínas ligadas, por exemplo, ao câncer, destacando a necessidade contínua de pesquisa e aprimoramento de tecnologias.
O futuro da ciência com o uso da IA
Já faz quase uma década que lemos artigos sobre as vantagens do uso de IA, sendo uma aliada indispensável às investigações científicas, desbravando os mistérios antigos e avançando nosso entendimento sobre o mundo. Porém, vale destacar que muitos profissionais ainda veem com preocupação o uso desse tipo de ferramenta em pesquisas, alegando que isso poderia limitar a reprodutibilidade dos seus trabalhos. Conclui-se que é fundamental manter sempre em aberto o debate sobre avanços científicos sustentáveis e éticos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fontes: CNN Brasil.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.