Engenharia 360

A revolução da IA: Google DeepMind descobre 2,2 mi de materiais, o que pode revolucionar a Engenharia Moderna

Engenharia 360
por Redação 360
| 12/12/2023 3 min
Imagem reproduzida de Tech Research Online

A revolução da IA: Google DeepMind descobre 2,2 mi de materiais, o que pode revolucionar a Engenharia Moderna

por Redação 360 | 12/12/2023
Imagem reproduzida de Tech Research Online
Engenharia 360

DeepMind Technologies Limited ou Google DeepMind é uma empresa que atua como um laboratório subsidiário da Alphabet Inc., a empresa-mãe da Google. A mesma foi fundada em 2010 no Reino Unido. Sua sede principal ainda é em Londres; mas hoje há centros de pesquisa seus no Canadá, França, Alemanha e Estados Unidos.

É importante dizer que o foco do trabalho da Google DeepMind é o desenvolvimento de tecnologias avançadas de aprendizado de máquina e Inteligência Artificial. A ideia é que elas possam contribuir na resolução de problemas complexos em diversos campos da ciência, incluindo Engenharia. E a grande novidade é que, recentemente, sua IA conseguiu identificar 2,2 milhões de materiais com potencial revolucionário para a indústria da tecnologia. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber mais!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

IA da Google DeepMind
Imagem reproduzida de Google via Kirubasagar V em LinkedIn

O Impacto da IA na Descoberta de Materiais

Os avanços científicos narrados no começo deste texto vieram, portanto, por meio dessa poderosa ferramenta Google DeepMind. A mesma cria algoritmos e sistemas bem treinados para aprender e tomar decisões de forma autônoma, utilizando técnicas de aprendizado profundo para alcançar resultados impressionantes em tarefas específicas. Um exemplo é o sistema Graph Networks for Materials Exploration (GNoME), que conseguiu acelerar significativamente a identificação de novos materiais, que podem moldar futuros dispositivos eletrônicos, chips e até mesmo baterias de maneira inovadora.

Veja Também: Como empreendedores do setor de engenharia podem maximizar seus negócios com IA?

A Revolução na Indústria Tecnológica

Vamos detalhar melhor o potencial desses materiais recém-descobertos pela Google DeepMind. Pois bem, eles podem contribuir no aprimoramento de várias soluções de engenharias, como de cristais para chips de computador. Também podemos destacar as baterias de carros elétricos e até painéis solares. Enfim, a gama de aplicações é imensa!

Agora, lembrando que essa descoberta é teórica. Existem desafios para essa transição da teoria para a prática. Para começar, a estabilidade desses materiais é crucial para a durabilidade e qualidade dos produtos em que possam ser incorporados. Para isso, são necessários muitos testes práticos para validar seu potencial.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A saber, até o momento, 736 estruturas estão em experimentação pela Google, enquanto os restantes 380 mil aguardam pela oportunidade de serem sintetizados e testados em laboratório Google DeepMind.

IA da Google DeepMind
Imagem de Jenny Nuss, Laboratório de Berkeley, reprodução via News Center

O Caminho para a Comercialização e o Futuro da Engenharia

Talvez você ainda não tenha entendido a real importância dessa descoberta massiva da Google DeepMind. É como se tivéssemos avançado 800 anos de pesquisas. Pense em todo o conhecimento acumulado. Para a Engenharia, é um salto significativo na viabilização de novos projetos. Claro que esse progresso científico e tecnológico só foi possível graças à IA. Estamos em um novo momento, cheio de novas perspectivas para a indústria!

O compartilhamento dessas informações acontece hoje através da colaboração entre Google DeepMind e o Materials Project. Aliás, o Materials Project é uma iniciativa colaborativa, traduzida em plataforma online, que utiliza técnicas de computação de alto desempenho para estudar e prever propriedades de materiais para aplicações em diversos campos, como Engenharia de Energia e Engenharia Eletrônica.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: CanalTech.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo