Engenharia 360

Copa do Mundo 2022: conheça a ilha artificial que abriga as famílias dos jogadores brasileiros

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 25/11/2022 | Atualizado em 27/01/2023 4 min

Copa do Mundo 2022: conheça a ilha artificial que abriga as famílias dos jogadores brasileiros

por Simone Tagliani | 25/11/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Engenharia 360

The Pearl ou A Pérola, este é o nome de um dos locais mais famosos do Catar, ficando mais conhecido pelos brasileiros agora, na Copa do Mundo FIFA 2022. Trata-se de uma ilha artificial de luxo em Doha, capital do país. Uma área com 14 km², cuidadosamente muito bem projeta e que, neste período, está recebendo as famílias dos jogadores da seleção brasileira. Seu visual chama atenção, ao ponto de ser um importante ponto turístico no roteiro dos viajantes. Saiba mais no texto a seguir!

ilha artificial The Pearl
Imagem reproduzida de Carpe Mundi

O plano de desenvolvimento do Catar

The Pearl fica a 40 minutos do aeroporto internacional de Hamad. A ilha, a maior do país, considerada um dos maiores empreendimentos imobiliários do Golfo Pérsico, também pode ser acessada por metrô pela estação Legtaifiya (linha vermelha). Ao redor do seu perímetro ficam grandes iates, hotéis, prédios residenciais, lojas e restaurantes renomados. Já do lado de dentro, a área é dividida por diferentes distritos, residências, hotéis luxuosos e atrações turísticas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O seu projeto urbano terminou de ser construído em 2015; e, como o nome já diz, teve seu desenho inspirado num colar de pérolas – chegando a ganhar prêmios. Seu desenvolvimento, depois disso, foi todo planejado para elevar a urbanização do Catar ao patamar de luxo, pensando justamente para ser o principal ponto turístico do país, com foco na Copa do Mundo. E sua estrutura, hoje, pode abrigar 46 mil pessoas.

ilha artificial The Pearl
Imagem reproduzida de Carpe Mundi

Uma curiosidade: este já foi um dos locais do Catar onde se encontravam mais pérolas, fazendo do país um dos maiores exportadores no mundo antes do fortalecimento da extração de petróleo.

O zoneamento da ilha A Pérola

O acesso principal para The Pearl é feito por uma linda passarela de varejo de luxo à beira-mar, com um longo calçadão de pedestres em frente à marina La Croisette, com lojas de marcas internacionais e mais butiques sofisticadas. Tudo isso tendo como pano de fundo o pôr do sol, orlas, barcos e vistas iluminadas. Só que o diferencial é que, apesar de badalada, a área emite uma ideia de um local calmo, com praças e cafés.

ilha artificial The Pearl
Imagem reproduzida de Blog Kangaroo Tours
ilha artificial The Pearl
Imagem reproduzida de The Pearl Gates
ilha artificial The Pearl
Imagem reproduzida de Expedia

Quanto à arquitetura, vê-se na paisagem da ilha exemplos de prédios em diferentes estilos, cujos projetos foram inspirados em modelos arquitetônicos ao longo do mundo. Em toda a The Pearl, são mais de 10 distritos. Distribuídos nestas zonas estão as seguintes construções:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • Abraj Quartier – as duas torres mais altas da ilha, com escritórios e espaços comerciais;
  • Costa Malaz – com vilas de casas na beira do mar;
  • Floresta Gardens – bairro inspirado no Coliseu de Roma;
  • Beach Villas – vila inspirada em modelos francês, italiano e espanhol;
  • Qanat Quartier – vila inspirada em Veneza;
  • Perlita Gardens – condomínio particular com espaços verdes e lagos artificiais;
  • Isola Dana – zona tipo conjunto de ilhotas com mansões com design futurista;
  • Medina Centrale – área comercial com atmosfera mediterrânea, com áreas de lazer e praças públicas;
  • Porto Arabia – um centro de compras, também inspirado no estilo mediterrâneo, com dezenas de torres de apartamentos ao redor de lagoa circular, com uma marina com espaço para 750 barcos.

A saber, em The Pearl, existem mais de 400 residências, 6.000 vagas de estacionamento e muitas lojas – várias delas de marcas como Giorgio Armani, Hugo Boss, Roberto Cavalli e Elie Saab.

ilha artificial The Pearl
Imagem reproduzida de Expedia
ilha artificial The Pearl
Imagem reproduzida de CallisonRTKL
ilha artificial The Pearl
Imagem reproduzida de Expedia

Veja Também: Os impressionantes novos hotéis do Catar para a Copa do Mundo FIFA 2022


Fontes: Extra Globo, G1.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital e Marketing Digital; estudante de Gestão de Projetos; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo