Muitos me perguntam o porquê de eu fazer uma segunda faculdade, o motivo que me levou à “largar” minha primeira profissão e iniciar outra graduação… Ouvi tantas coisas de diferentes pessoas:
“Você é louco!”, “Outra faculdade e, logo, engenharia?”, “Te admiro cara! Sua coragem e força de vontade”, “Só para enrolar mais uns anos para casar, né? A próxima vai ser medicina ou direito (risos)?"
Enfim, ouvi de tudo, palavras de incentivo, apoio, admiração, mas também palavras que me deixaram para baixo e, que me fez e às vezes faz eu parar e repensar toda minha vida, minhas decisões… “Caramba, vou terminar essa faculdade e já vou estar com praticamente 30 anos”, “Será que tomei a decisão certa?”, “E se depois não for o que eu realmente esperava?”...
Aí eu paro, e respondo:
- Pode ser loucura sim! Mas a vida não tem graça se não tiver um pouco de adrenalina.
- Não larguei minha primeira profissão, mas sim, estou agregando conhecimentos e habilidades. E outra, conhecimento nunca é demais, temos que estar sempre em busca de nos aperfeiçoar.
- Idade? Nunca é tarde para tornar-se mais rico de intelecto, admiro demais as pessoas na terceira idade que fazem cursos, e até mesmo, faculdade! É isso que lhes mantém com a mente ativa e com saúde.
Então, eu aproveito esse gancho para levantar outro tema que é um assunto frequente nas mensagens e emails que recebo dos leitores: Engenharia aos 40, aos 30 anos… vamos lá, vou contar um pouco da minha história. Espero que você se identifique de alguma forma e, quem sabe, lhe ajude!
Desde pequeno - 13-14 anos - trabalhei com meu pai. Após entrar na faculdade de administração com especialização em marketing, me dediquei a estagiar para adquirir bagagem profissional e experiência de mercado, e assim passei por algumas empresas. Após me formar em 2011, recebi um convite para entrar de sócio em uma agência de publicidade e marketing online - o que sempre gostei e até tive um projeto semelhante incubado pela incubadora de negócios da primeira faculdade. Até então, tudo corria bem. Claro, como toda startup em seu início de operação.
LEIA MAIS
A photo posted by Eduardo Mikail (@eduardomikail) on Oct 10, 2014 at 5:04am PDT
Mas aí vem as peças da vida, as quais não podemos controlar. Meu pai sofreu um acidente em uma obra na qual foi conhecer e por força maior tive de me internar mais ainda sobre os negócios e assumir algumas responsabilidades, pois era a minha família que estava em jogo. Nesta época, já estava começando a pensar e pesquisar qual curso de pós-graduação eu iria fazer, até que tive uma idéia: como sempre gostei de construção e costumava ajudar e acompanhar alguns empreendimentos que meu pai fazia, por que não fazer outra faculdade e tornar a engenharia como minha profissão principal (inverter, como se a administração fosse minha pós)? Foi aí que comecei a levar a ideia a sério.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Decidi e desisti 3 vezes até que pensei: "se eu ficar pensando só nas dificuldades, provas e TCC tudo de novo, nunca farei nada da minha vida e ficarei estagnado”, foi aí que em uma sexta-feira final de tarde fui até a faculdade e me matriculei em engenharia civil. Detalhe, as aulas começavam na segunda-feira seguinte. Mas confesso, um dos aspectos que influenciaram bastante em minha decisão foi o fato de, através da análise curricular, eu ter eliminado 11 disciplinas e iniciado direto no segundo semestre. Tive uma base de cálculo bastante forte na primeira faculdade.
Passe por cima dos seus maiores medos e encare os desafios. #GoPro #Caterpillar #CAT #engenharia #BlogdaEngenharia #EngenhariaDepressao A photo posted by Eduardo Mikail (@eduardomikail) on Oct 10, 2014 at 10:36am PDT
Então, se você está com dúvida se começa uma graduação, seja ela qual for, engenharia, direito, administração… Enfim, minha resposta é sim! Vá em frente, encare o desafio e não pense nas dificuldades, pois elas só te puxam para baixo. Uma coisa que aprendi por passar na pele, é que não devemos optar pelo caminho mais fácil, pelos atalhos para chegar onde queremos chegar, mas sim, ter coragem de seguir, persistir e enfrentar as dificuldades do caminho mais longo e difícil, pois, sim, é esse o caminho para o sucesso e realização, que com toda a certeza, será o mais gratificante no futuro…
Então, eu aproveito esse gancho para levantar outro tema que é um assunto frequente nas mensagens e e-mails que recebo dos leitores: Engenharia aos 40, aos 30 anos… vamos lá, vou contar um pouco da minha história. Espero que você se identifique de alguma forma e, quem sabe, lhe ajude!
FOCO, FORÇA E FÉ
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
Eduardo Mikail
Engenheiro Civil e empresário. Fundador da Mikail Engenharia, e do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e o maior site de engenharia independente no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Acredita que o conhecimento é a maior riqueza do ser humano.